sábado, 21 de março de 2015

Qual a Melhor Epoca Para Imigrar Para o Canadá?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 17:18
Reactions: 
Eu acho que esta pergunta não tem resposta certa ou errada,  mas vou colocar aqui o meu ponto de vista sobre diversos fatores a serem  considerados. 



CLIMA: Para quem mora em regiões muitos quente do Brasil eu acredito que imigrar no final  da primavera ( maio , junho)  e no verão seja melhor pois dá tempo da pessoa vivenciar as mudanças de clima, de quente ( nem tão quente quanto Brasil) para morno, quase frio, frio e gelado das estações canadenses.



FILHOS PEQUENOS: para quem tem filho em idade escolar eu acredito que imigrar em julho, agosto é uma época ótima, pois as crianças terminam um semestre no Brasil e chegam aqui de férias, curtem um pouco do verão e começam as aulas em setembro já no começo das aulas de um novo ano letivo. Não interessa em qual série o seu filho está no Brasil, aqui ele vai ser colocado numa classe condizente com a idade de nascimento dele. E por todos os casos que conheci, vão adiantar uma série pelo menos. Mas ajudem seus filhos. Coloque-os numa escola de inglês para que eles consigam entender alguma coisa quando chegarem aqui. Se o inglês deles for muito básico, eles serão removidos de classes importantes para fazer inglês e isto pode comprometer outras matérias. Além do mais você terá tempo de comprar roupas e se adequar ao clima a medida que ele for mudando. Imagina seu filho saindo do verão brasileiro e chegando aqui em janeiro. É um choque tremendo! 



CUSTO: Existem certas épocas do ano que os voos ficam mais cheios e mais caros: dezembro ( natal e ano novo), e porque tem muita gente vindo fazer intercâmbio; junho e metade de julho porque o pessoal daqui está entrando de férias e voltando ao Brasil e porque do Brasil para cá tem gente vindo fazer intercâmbio. De 20 de agosto até os primeiros dias de setembro os voos do Brasil para cá ficam mais cheios porque o pessoal está voltando para o Canadá ( fim de férias de verão aqui). Portanto para quem vem para cá no meio do ano eu sugiro comprar passagem com bastante antecedência, ou se tiver visto americano, vir via EUA. Entretanto pode enfrentar o problema de excesso de bagagem, a não ser que use alguma empresa que tenha parcerias entre si. Veja antes de comprar a passagem, pois o excesso de bagagem pode representar um custo bem grande para uma familia inteira.



MORADIA: imóvel para alugar tem o ano todo, mas para você ter uma boa idéia de como é a sua vizinhança só mesmo na primavera e verão ( melhor dizendo, sem neve). É ai que você vê as pessoas na rua, percebe se as casas são bem cuidadas ( pela beleza dos jardins, ausência de lixo nas portas), qual o tipo de morador das redondezas. Existem condominios que são de baixo nível social e você percebe isto no verão quando as pessoas se reunem na porta para bater papo, fumar e tomar sua cerveja ( quando a vizinhança é assim- não é comum, mas aqui também tem). No inverno, todo mundo fica quieto dentro de casa, a neve cobre tudo. A não ser que alguém lhe diga como é a vizinhança, você não terá parâmetro para perceber. Além disto, o inventario de imóveis para alugar é geralmente mais baixo no outono e inverno, principalmente em cidades grandes. 



SAÚDE: Existem pessoas que adoecem mais facilmente no inverno ou são mais sensíveis ao choque brusco de temperatura. Chegar aqui na  primavera e pegar as mudanças de forma suave, ajuda o corpo a  gradativamente se adaptar. Imagina além de toda a mudança, chegar aqui e ficar doente de cara. Com certeza isto não seria positivo no processo emocional da mudança. Em meio a mil novidades, stress com criação do espaço para viver, procurar emprego, se adaptar ao novo em tudo, ficar doente, ou cuidar de alguém doente, sem ter médico de família não é uma maneira de se sentir bem vinda a um novo país. 



LAZER: Embora temos lazer de todos os tipos para o ano todo, principalmente quando a família tem filhos pequenos, fica mais fácil curtir o lazer que já se conhece ( andar de bicicleta, roller, fazer picnic, ir pro lago, fazer aula de vela, jogar futebol, voley, basketball, caminhar, jogar tênis,etc) e se preparar para o lazer de inverno ( fazer aulas de patinação no gelo, contemplar participar de times de hockey, etc) para quando chegar o inverno poderem curtir a vida lá fora. Fazer ski, cross country, snowboarding só mesmo depois que a neve cai, além de exigir custo de equipamentos e aprendizado. Mas se não quiserem, escorregar morro abaixo no tubbing, ou nas pranchas é barato e legal também.



IDIOMA E CURSOS: Embora as crianças possam ser matriculadas a qualquer hora em uma escola, porque elas estão no período regulamentar de estudo, para o adulto ele pode ter que esperar o início do período letivo para entrar numa classe  de idioma ou curso de adaptação ao mercado de trabalho. Portanto por este ângulo, vir no final da primavera ou verão é melhor.



SENTIR SAUDADE: Sentimos saudades o tempo todo de quem ficou para trás, mas existem épocas do ano em que esta ausência fica mais acentuada. Natal que o diga!



ROUPAS: Chegar aqui no inverno significa de cara gastos extras com roupas. E dependendo da época ( outubro, novembro por exemplo) ou preços são praticados por inteiro. Já se você vem em janeiro/fevereiro os preços já estão reduzidos e as lojas tem grandes descontos, do tipo 50 a 75% e isto se extender primavera e verão afora. Entretanto nos últimos anos eu tenho percebido que as empresas tem reduzido bem seus estoques iniciais e dependendo das lojas, os estoques acabam antes mesmo de novembro acabar. Aí temos que partir para lojas especializadas, arcando com custos mais altos de artigos de inverno.



Minha opinião pessoal: eu acho que para quem pode planejar, a vinda na primavera e verão é melhor pois a adaptação fica mais fácil. Ao acompanhar as mudanças do clima temos tempo de nos preparar fisico e emoccionalmente para o inverno. Durante o verão temos tempo de fazer novas amizades, o que fica mais dificil no inverno, pois as pessoas ficam mais em recintos fechados. Temos chance de explorar a cidade, descobrir os lugares bonitos, o parque legal, o restaurante gostoso, o supermercado mais atrativo, o bairro aconchegante, etc, etc.

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br