terça-feira, 16 de abril de 2013

Equipamentos Domésticos de Segurança

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 13:44
Reactions: 

Há muitos anos atrás na empresa que meu marido trabalhava foi dado uma palestra sobre segurança no lar. Pequenos detalhes que as vêzes passam despercebidos no dia a dia da gente,  mas que representam enormes estatísticas nos hospitais, delegacias e outras repartições.
Fiquei na época chocada com os dados de queimaduras causadas por água quente  e ferro elétrico em crianças, envenenamento por produtos químicos e de limpeza ao alcance dos pequenos dedos, quedas de escadas, produtos sem rótulo em fora das embalagens originais, ingestão de objetos inimagináveis e outros tantos comuns, incêndios por excesso de equipamentos em uma mesma tomada e mortes por coisas consideradas banais.
Assim que cheguei em casa comecei a procurar situações inseguras e não precisei muito tempo para identificar algumas. Portanto o perigo está ali, muitas vezes diante de nossos olhos e não os percebemos.


Aqui no Canadá convivemos com uma estrutura diferente , equipamentos e acessórios incomuns na nossa vida brasileira e cujo mal uso pode causar situações de alto risco de vida.
Diante do ocorrido na grande Toronto na sexta feira da paixão, aonde 4 pessoas de uma família de 5 morreram num incêndio de uma casa, vale ressaltar certos cuidados. Este é mais um incêndio em menos de 1 ano que ouço aonde múltiplas vidas são perdidas por uso inadequadequado de equipamentos considerados obrigatórios.

1     *   Detector de fumaça- É equipamento obrigatório. É bastante comum as pessoas desligarem os detectores de fumaça que são acionados por qualquer vapor  gerado na cozinha.  Desligar o detector não é a solução. Com certeza é extremamente chato aquele bipi constante , mas será que o detector não está em lugar errado? Muitas vezes está muito próximo do fogão! Que tal ligar o exaustor quando faz qualquer coisa na cozinha. Ou quem sabe ligar o ventilador caso haja um. Só para vocês terem idéia, eu tenho um detector de fumaça na cozinha a uns 4 metros do fogão. Se eu fizer uma torrada com pasta de alho o meu detector aciona. Minha solução foi colocar a torradeira em cima do fogão e ligar o exaustor. Meu detector aciona se eu abrir o forno que está a cerca de 1,5 metros do equipamento, então antes de abrí-lo eu ligo o ventilador para jogar o ar para baixo.


Eu tenho 8 detectores de fumaça em casa. 2  no basement, 3 no piso principal ( na cozinha, no escritório pois tem muito papel e na sala de família) e 3 no piso superior , no corredor.
Achou um exagero? Quanto vale a vida da sua família? Para mim vale muito mais do que  eu gastei! Nunca sabemos aonde o problema pode começar! Pense no formato da sua casa e determine qual a sua necessidade. A minha casa é retangular e comprida com escada central. Um incêndio em uma extremidade da casa pode colocoar em risco àqueles que dormem daquele lado.
Teste seus detetores pelo menos uma vez por ano e veja a validade dele na parte de tras. Use sempre pilha comum nestes equipamentos pois garante a você de olhá-los mais regularmente. Preste sempre atenção se os equipamentos estão com alguma luz piscando e se informe se isto é normal. Geralmente estes detectors tem luz constante e não oscilante.
Se você mora em imóvel alugado, comunique ao proprietário e peça a troca imediata.

2   *  Detector de CO- Carbon Monoxide - É importante ter pelo menos 1 no andar em que as pessoas dormem. CO é um gas sem cor e sem cheiro sendo conhecido como o matador silencioso. Caso alguém na casa esteja com sintomas de dor de cabeça, nausea , tontura e confusão mental pode ser indicativo de intoxicação por CO.
Quando o detector de CO é acionado leve- o a sério.  Principalemente se há algum dos sinais acima presente. Saia de casa e ligue para o hospital e para 911. E não entre até que os serviços de emergência cheguem.
Se ninguém apresenta tais sintomas, abra as janelas para ventilar, desligue o forno de aquecimento ou qualquer motor em funcionamento, ou outras fontes de CO  mas não respire enquanto estiver fazendo isto.( veja uma lista  de fontes de CO aqui) http://www.carbon-monoxide-survivor.com/carbon-monoxide-sources-around-us.html

Este website tem bastante informação sobre CO.
Recentemente soube de um caso em que a esposa chegou em casa e o marido estava desmaiado no banheiro. Ela imediatamente começou a ficar zonza e ligou para o 911.  Eles orientaram a ela abrir as janelas e sair de casa. Em pouco tempo a polícia e corpo de bombeiro chegaram. Era vazamento de CO. O marido foi levado de helióptero para Toronto e após algums dias internado saiu do hospital mas esteve  em condições delicadas.

3    *    Extintor de Incêndio- Não é obrigatório ter um em casa, mas considerando que moramos em casas de madeira eu acho muito prudente ter um ou mais em casa. Na minha opinião o de pó seco seria o mais adequado pois serve para uma gama maior de fontes de incêndio. Entretanto é importante que as pessoas moradoras da casa saibam onde está e como usar.

4    *    Escada de emergência.- Geralmente as  prédios de apartamento mais novos tem uma estrutura preparada para incêndio tais como extintores, borrifadores, porta antifogo, drywall que custa mais tempo para pegar fogo, portas automáticas e saídas de emergência. Entretanto em residencias não existe esta obrigatoriedade. Cabe a cada proprietário instalar o máximo de itens de segurança para garantir a vida da sua família. Escada de emergência para janelas podem ser compradas em lojas de materiais de construção tais como Home Depot, Rona, Lowes e até mesmo on line. Uma solução viável para quem mora em casa de poucos andares.

5    *  Luz de movimento- Ideal para quem tem crianças e idosos em casa. Tombos em escadas e fraturas são causas comuns de pessoas andando noe scuro. Manter luzes ligadas durante a noite  é inconveniente para a maioria das pessoas, além de ser um custo adicional desnecessário. Entretanto a colocação de luz de emergência que funciona com lanterna e é sensivel a movimento resolve perfeitamente o problema em corredores e banheiros. Tem uma luz tenue que amplifica pelo movimento e permite ao usuário ver exatamente o que precisa sem preturbar a casa toda.  As minhas são de LED e se mantem carregadas por cerca de 2 horas e são bastante importante durante blackouts.

      Fora isto existe uma série de pequenas medidas que você pode tomar para tornar sua casa mais segura para você e sua família, muitas vezes sem nenhum gasto. Apenas com mudança de atitude!        

*    * Evite empilhar coisas pesadas no alto.
*    * Cheque sempre o coletor de plumas da secadora de roupa para evitar incêncio.
*    * Use extensão de tomada com múltiplas conexões ( power barr) com moderação. Evite misturar equipamentos de alto consumo numa mesma fonte. Compre uma extensão que tenha botão liga desliga. 
*    * Coloque sempre as facas de ponta para baixo na lavalouça e secadores.
      * Procure comprr panelas com asa ao invés de cabo longo, principalmente se você tem criança pequena.
      * Evite colocar brinquedos em lugares altos pois isto pode ser uma tentação para eles escalarem gaveiteiros e outros móveis a fim de alcança-los.
      * Sempre que mudar um produto de sua emabalagem original, remova o rótulo ou colque um rótulo novo, bem grane para cobrir o outro.
      * Rotule produtos em vidros mesmo que você ache muito óbvio.
      * Instale barra de metal no box e ao lado do toilete se você tem alguém idoso em casa, para facilitar eles terem um ponto de apoio.
      * Remover tapetes pequenos que possam fazer crianças e idosos tropeçarem principalmente perto de quinas e objetos muito duro.
8    * Se você tem um idoso na família que vive sozinho, busque medidas de seguranças adicionais tais como reverter porta para abrir para fora principalmente em banheiro e quarto. Uso de aparelho de assistência remota apenas pelo aperto de um botão geralmente usado como colar, Ligar diáriamente e fazer amizade com um vizinho para que esta pessoa possa lhe notificar sobre algo anormal.

     * ETC
      Tem muitas outras pequenas ações que cada família pode tomar de acordo com sua necessidade. Basta estar atento ao ambiente ao seu redor!

*





     


2 comments:

Mamãe Nádia on 16 de abril de 2013 19:49 disse...

É muito bom saber mais sobre esse assunto, gostei das tuas informações!
Boa quarta-feira, querida!
Beijos!

www.asosmamaenadia.com

SonhoComCanada on 20 de abril de 2013 22:01 disse...

Todo cuidado é pouco quando se trata da segurança das pessoas que amamos.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br