terça-feira, 13 de novembro de 2012

Novas Regras para Cidadania

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 14:45
Reactions: 
Para quem já completou o tempo mínimo  morando no Canadá e se prepara para dar entrada no processo de cidadania, saiba que a partir de 01 de novembro de 2012 todos os aplicantes entre 18 e 54 anos terão de apresentar prova de proficiência em inglês ou francês. O site oficial do governo dá  a relação de quais testes serão aceitos , assim como certificação de escola secundária e pós secundária  e  média mínima para quem fizer  programas do governo. Veja aqui as atuais regras para cidadania. Isto pode acarrretar mudanças em seus planos!


As mudanças atuais nos processos de imigração e agora de cidadania,  reflete uma preocupação do governo em ter uma população de imigrantes mais  capacitada em se comunicar em inglês e ou francês e quem sabe reduzir custos com programas de idioma e aumentar a eficiência dos existentes . 

Portanto quem está morando aqui já há algum tempo e conta os dias para se tornar cidadão,  é muito importante verificar se todos da família tem abilidade de comunicação, capaz de fazer um teste de idioma ou se tem  certificação em escola canadense. Isto com certeza será um problema para os adultos que se mudaram para cá e não foram para a escola e para os adolescentes que largaram a escola antes de completar o ensino secundário. Existem muitos imigrantes , que apenas um membro ( geralmente o marido)  da família trabalha, fala o idioma e foi o aplicante principal. Portanto foi o único que aprensentou prova de proficiencia de idioma. A esposa não aprende a falar o idioma, os filhos vão para a escola, mas muitas vezes abandonam escola antes de completar o segundo grau. Evazão escolar aqui  tem um índice maior do que eu esperava, sendo que a média nacional entre 2009 e 2012 ficou em 8.1%. Quebec, Manitoba e Alberta são atualmente os campeões de evazão escolar. Em  outros grupos étnicos,  não existe interesse em que a mulher estude. 
Muitos imigrantes que vão estudar nos programas de idioma do governo não o  levam a sério. Faltam muito e como não existe a obrigatoriedade de alcançar uma média e passar de ano, literalmente vão empurrando com a barriga. Eu mesma estudei em programa do governo e vi isto de perto. Vi estudantes com mais conhecimento de inglês do que eu, progredir muito mais lento devido à falta de empenho na escola. Assim como vi estudantes que queriam entrar no college ter progresso espantoso porque tinham um objetivo. 

Talvez quem está na hora de requerer a cidadania e se vê limitado pelas novas mudanças, vai reclamar. Mas quem vive aqui sabe perfeitamente como é difícil tentar se comunicar com outro imigrante que não fala quase nada de inglês ou francês. Ou que tem um sotaque tão carregado que a conversa vira um verdadeiro quebra cabeça, aonde apenas algumas palavras são cmpreendidas. 

Seja lá qual for a razão para o governo mudar as regras, os candidatos a imigrante e cidadão vão ter que investir mais seriamente em aperfeiçoar o idioma.

5 comments:

Anônimo disse...

Oi, eu li tudinho e nunca solicitei minha cidadania por pura preguica..ja tenho tempo de sobra. Mas revendo o site do CIC fala em imigrantes skilled workers e nunca mencionam a categoria sponsor por casamento. Eh para todos, ou nao? ja tenho o curso, o negocio eh conseguir o atestado por ELSa, que foi bem fraco na minha opiniao. Estudo noutra escola que nao esta mencionada no link, ai, perdida..
Marilia BC ps: e para fazer o que consta no CIC, vc viu o preco? $ 250. brincadeira, ne? E a qtidade de chines que nao fala uma nota e nem querem?

la vie est belle dans la belle province on 17 de novembro de 2012 18:25 disse...

por trabalhar com imigrantes que mesmo morando ha anos em Montréal ainda precisam do serviço de uma interprete para se fazerem entender, eu aplaudo a decisao do governo.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 20 de novembro de 2012 13:59 disse...

Caríssima Marília, eu endendo que quem requer imigração via sponsorship não precisa provar que fala o idioma. Entretanto na hora de requerer cidadania, o governo agora vai exigir um certo nível de conhecimento do idioma local. E para isto ele está dando alternativas: transcript de escola secundária e/ou pós secundária,mínimo de nível 4 nos programas do governo observando o período de estudo mencionado no site ou testes oficial de proficiência. Apesar dos custo eu pessoalmente acho importante ter a cidadania e usufruir dos benefícios.

La Vie Est Belle Dans La Belle Province- eu concordo com você. Se escolhemos imigrar, devemos nos esforçar e aprender o idioma local. Talvez nós que viemos para cá adultos nunca seremos fluente como um nativo e sem sotaque, mas poderemos ser produtivos e independentes.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta. Sim, eu reli e achei a alternativa da escola secundaria. Posso solicitar mesmo na minha escola,menos mal.
Tambem concordo plenamente com a decisao do governo, visto que tem muita gente q nao fala e nao quer,tbem o proprio governo facilitou dando opcoes de linguas ate para obter a carteira de motorista. Tbem ninguem me contou, eu vi e vejo meu vizinho que esta ha 40 anos aqui, brasileiro e nao fala e nem le nada.Sempre trabalhou com portugueses, se aposentou. E ate hj para atender telefone, precisa de algum filho. Nao consigo entender, mas nao basta mudar de Pais, a prova viva que mesmo morando aqui e nao estudando, nao sai do basico.Tbem, nao tem jeito nao tirar a cidadania..eles te levam para isto, a carteira de PR expira e para renovar eh tao demorado qto a cidadania, nao valendo a pena nao obter.No meu caso, nao tinha interesse mesmo,(diferente de outros que contam os dias) hehe, mas sao outros 'issues" pessoais. Enfim,cada um sabe os documentos que precisam ou que querem ter. bjos Marilia.BC

SonhoComCanada on 22 de novembro de 2012 19:53 disse...

Só quero ver como vão estar as coisas quando chegar minha vez de dar entrada no processo de imigração. Dá até um pouquinho de medo. Se tivesse dinheiro suficiente agora já iniciava...

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br