segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween, De Onde Vem a Tradição?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 11:08
Reactions: 

Halloween, assim como outras datas festivas, também vem sofrendo mudanças.

Segundo alguns historiadores, os celtas  a mais de 2000 mil anos celebravam a passagem de ano em primeiro de novembro. Eles acreditavam que  na noite anterior era o dia em que o mundo vivo e morto se encontravam. Eles celebravam o fim do verão, a colheita e a preparação para o inverno. Nesta época de festividades,  eles também acreditavam que a porta entre os dois mundos se abria e permitia que os espíritos dos mortos  visitassem o lado dos vivos.

Cerca de 1000 anos depois de Cristo, a igreja católica nomeou o dia primeiro de novembro em homenagem a Todos os Santos  ou “All Hallows” que significa entre outras coisas, dia da veneração, dia do sagrado. Este era um dia especial para venerar os santos  que morreram pela religião e outras pessoas que fizeram dela uma causa de vida. A noite anterior ao “All Hallows” foi chamada  de “Hallows Eve”. E posteriormente foi mudado para Halloween.


Assim como os celtas, os europeus daquela época também acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam o mundo dos vivos na noite de Halloween. Eles tinham medo que os espíritos endemoniados pudessem causar problemas e machucá-los. Então naquela noite eles usavam roupas que os faziam parecer fantasmas ou outras criaturas diabólicas. Eles pensavam que usando roupas como estas, os espíritos pensariam que eles também eram mortos e não os importunariam.

A tradição  que ir de porta em porta pode ter tido  sua origem no século 19, quando um homem usando uma fantasia de um cavalo branco que para os celtas tinha a simbologia da fertilidade e fartura,  liderava um grupo de jovens e coletava comida que seria usada para as festividades da época.  Antes, no século 18 os meninos saiam de porta em porta coletando algum tipo de combustível para manter a foqueira acessa durante a festividade de “Samhain”. As pessoas que doavam alimento e combustível o faziam na esperança de fartura e fortuna. E os alimentos eram oferecidos aos espíritos e fadas protetoras.

Quando os europeus vieram para a América,  eles trouxeram a tradição para cá. Algumas mudanças foram feitas. Enquanto na Europa eles carregavam uma lanterna usando o nabo como proteção, aqui eles passaram a usar a abóbora amarela , o que deu origem ao “Jack’o lantern" que é usado nos dias de hoje.

Hoje em dia Halloween perdeu seu lado religioso e é mais considerado um dia de  alegria para as crianças. Eles continuam se vestindo com suas fantasias , nem sempre tão horripilantes e saem de porta em porta para assustar ou ganhar doces . Hoje eles não se preocupam se a porta entre os dois mundos está aberta ou fechada e não tem medo dos “maus espíritos”.  Já os adultos que gostam da tradição,  uns se deliciam em agradar as crianças enquantos outros curtem preparar os mais horripilantes ambientes e assustá-las durante a noite.

Para as crianças que vão estar participando da brincadeira amanhã( se o tempo permitir), cabe aos pais enfatizar as regras de segurança.

1- usar algo luminoso junto com a fantasia- vale lanterna, pisca pisca e faixas refletivas. Isto é super importante principalmente para as crianças menores, mesmo que os pais estejam por perto. Carros e outros "meninos" maiores também estão por aí.
2- Receber os doces na porta e jamais entrar.
3- Para as crianças desacompanhadas, estar sempre em grupo e verificar se o grupo inteiro continua junto ao sair de cada casa.
4- JAMAIS comer ou beber algo recebido durante a noite de halloween antes que os pais façam a supervisão. Para os pais que participam de Halloween aqui pela primeira vez, eliminem todo doce recebido de tiver sido feito em casa. Olhem por embalagem adulteradas.

Curtam a brincadeira!!!!





0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br