sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Avenida Brasil, O Espelho do País?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 23:03
Reactions: 

Acabei de ler um artigo da Forbes falando sobre esta novela que acabou recentemente no Brasil. Estou aqui de bobeira! Como brasileira estou me sentindo ultrajada, insultada na minha inteligência, na minha capacidade de criticar e de analizar! Não pelo escritor do artigo, mas pelo poder manipulador e por tudo aquilo que os bastidores escondem. Por dar ao povo uma droga enebriante e desviar sua atenção de coisas importantes.

Achei impressionante o recorde de audiência: cerca de 25% do país parou para ver o último capítulo da novela, chegando a causar temor de um apagão por excesso de demanda de energia.

Não assisti a nenhum capítulo da novela, não sei quem é o elenco e com certeza , neste momento deve haver muitas pessoas comentando: “Nossa, que novela sensacional!”
Exatamente!  Sensaciona! Para quem?
Para a TV globo e seus anunciante foi sensacional com certeza! Faturar 2 bilhões de reais é motivo de comemoração para qualquer empresa!
Enquanto isto, quem passou meses sendo instigado pelo apelo consumidor  dos anunciantes, deve estar sendo o motivo de alegria das lojas de eletrodomésticos, celulares, carros e outros mais “bens de consumo ” para serem pagos em suaves prestações mensais até 2014? 2015? ???? Quantos mais cremes, shampoos, sabonetes, e outros tantos produtos ma-ra-vi-lho-sos  que funcionam que é uma beleza para o personagem da novela . Funciona mesmo? Pergunta se a atriz que fez o personagem usa? 
E enquanto o povo alegre e saltitante discute quem matou quem, quem traiu quem, quem ficou com quem, a vida real corre a solta na ilusão de que as coisas melhoraram. Enquanto isto   dados estatísticos incríveis mostram a melhora de padrão de vida do brasileiro.  Aquela melhora que diz que  não sei quantos brasileiros sairam da linha da pobreza pois agora conseguem comprar a cesta básica para ter duas refeições por dia? Aquela que já consegue comprar uma televisão fininha para pagar em 24 meses? Aquela que os brasileiros tem dois ou tres celulares ? Definitivamente nossos parâmetros de medição andam bem retrógados!
“That, in a way, contradicts a common belief among TV executives, that the audience demands outrageous or fantastical plot twists. Apparently in Brazil, they just want to watch themselves.”
Tire suas próprias conclusões.





4 comments:

Ju S2 Careca e a cachorrada toda! on 27 de outubro de 2012 09:58 disse...

O povo gosta de ser enganado e ludibriado. A tv mostra maioria de votos para um candidato e no ônibus eu escuto: você vai votar no outro? vai perder seu voto e eu pergunto perder meu voto? porque? porque o outro que vai ganhar você vai perder seu voto. A tv decide em quem o povo vai votar, esses 25% que assistiram a novela muito provavelmente também votou no candidato que estava ganhando nas pesquisas.
Esse é o nosso Brasil.
Quanto a pobreza não mudou nada, eles diminuíram a renda do índice, então quem antes ganhava 100 era considerado pobre agora é considerado classe média com os mesmos 100. Muito perspicaz.

Anônimo disse...

Concordo no que disse. Não vejo novelas. Entretenimento fútil, no meu ponto de vista. O pessoal estava mais preocupado com novela, do que com a nossa situação política por exemplo, que não anda NADA bem. Mas quanto mais pessoas alienadas, é melhor (para eles)..assim preferem alguns meios de comunicação, políticos e cia.

leslapins on 28 de outubro de 2012 18:19 disse...

Adorei o texto do post e a reportagem.
Novela, carnaval e futebol sao "o ópio do povo" no Brasil há muito tempo e infelzemente cada vez mais. Enquanto isso na sala de INjustiça...

Abraços
Erika

Anônimo disse...

Pior é não ter assistido a nenhum capítulo e conhecer quase todo o elenco e a trama principal. Todos os grandes portais deram destaque a novela, as pessoas comentavam. Eu não assisti nenhum capítulo, mesmo assim conhecia a trama.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br