quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Volta às Aulas

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 00:30
Reactions: 
Setembro, geralmente na primeira semana, a não ser que o mês comece no meio da semana, é o retorno dos estudantes às escolas. Cada escola determina a data de retorno.
 
Assim como no Brasil existe o corre-corre nas lojas para comprar os materiais escolares. Entretanto as listas são bem menores. E os maiores gastos ficam por conta de mochilas e merendeiras.
 
 
Pelo menos em Ontário a maioria das escolas públicas elementares não adotam uniforme. O governo distribui livros, portanto o aluno não precisa comprar. Porém o aluno deve cuidar do livro, caso contrário, se não devolvê-lo ao fim do período letivo ou danificá-lo, este deverá ser pago. Caso o aluno tenha escrito no livro, ele deverá limpar e somente anotações a lápis são permitidas. Pelo menos em teoria.

Geralmente a escola não dá lista de materiais,mas pode  especificar alguns. Muitas escolas não adotam caderno e sim folhas avulsas furadas as quais são colocadas em pastas chamadas duotang. Geralmente é usada uma por materia. Outras escolas permitem o uso de pasta encadernadora com separadores por matéria. No mais são materiais básicos e depende da série em que a criança está. Muitas escolas também pedem um par de tênis para uso interno na época de inverno.
Até mesmo as lojas de dolar ou um pouco mais, disponibiliza muitos materiais escolares o que faz o retorno as aulas pesar menos no bolso dos pais.
 
Já a vida estudantil da escola secundária pode custar um pouco mais, pelo menos no início das aulas. Algumas escolas adotam uniforme e geralmente eles são vendidos por uma ou duas empresas somente. Enquanto meus filhos estavam nesta fase, eu procurava comprar os uniformes no final do semestre anterior. Era comum eu pagar cerca de 400$ por dois a três pares de uniforme. Desta forma eu podia ir comprando aos poucos e quando as aulas começavam eles tinham todas as peças para verão e inverno. Apesar de achar o uniforme caro, eu sempre achei ótimo pois evita a competição de marcas entre a garotada e ao longo do ano acaba ficando mais em conta para os pais. Caso não mude o desenho e o uniforme ainda sirva, o adolescente  pode continuar usando os mesmos. A cada ano eu basicamente comprava uma ou duas camisas para cada um deles. Algumas escolas oferecem a  opção de comprar uniformes usados na própria escola. Esta data  e os critérios de venda são é avisados com antecedência  a todos os alunos. Algumas lojas de usados também vendem peças em consignação.
Geralmente os uniformes tem a opção de blusa de manga curta e comprida em duas ou três  cores, calça tipo social para meninos e meninas, bermuda para meninos ,saia short para as meninas, sueter, blusa de inverno e educação física.Além disto para quem participar doe algum time da escola, ainda tem o uniforme daquele esporte.  Meias no joelho para as meninas, geralmente preta, branca e cinza. Sapato completamente preto para ambos. Na escola dos meus filhos eles não permitiam tênis a não ser em dia de educação física. Mas muitos deles depois dos primeiros dias, quando a vigilância ao uniforme era mais severa, começava a ir de tênis. Eventualmente a direção da escola resolvia fazer vistoria nos uniformes e quem não estivesse  com ele completo e correto tinha que pagar uma multa de $3,00. Existia também um dia no mês em que os alunos poderiam ir sem uniforme, mas cada aluno deveria pagar $3,00 para isto. Tanto o valor da multa quanto a contribuição para não usar uniforme eram destinados para caridade. Quando o aluno era pego pela vistoria com uniforme incompleto, os pais eram comunicados, recebiam a notificação de multa e o aviso de que a próxima vez o aluno seria mandado de volta para casa.  Muitos alunos mantinham sapatos dentro dos armários para usar somente dentro da escola.
Cada aluno recebia no início do semestre um armário com cadeado. Este cadeado era pago no início do período letivo e por ele a escola nos cobrada cerca de $5,00.  A cada aluno era designado um segredo de número que não pode ser mudado. Eventualmente em caso de vistoria dos armários, a polícia tem o direito de requisitar à direção da escola  que o abra o armário. Sempre alerte ao seu filho para  não falar este número para nenhum colega pois algúem pode sconder algo proibido ou até ilegal no seu armário, caso queira lhe prejudicar. Isto não é comum , mas já ouvi comentário sobre isto.
É importante que os pais participem da reunião com a direção da escola para ficar ciente das regras  e restrições. Muitas vezes esta reunião é feita antes das aulas começarem.É importante saber que muitas escolas proibem certos alimentos nas merendas, assim como uso de celulares e aparelhos de audio.
 
Apesar dos meus filhos estudarem numa escola elementar com cerca de 400 alunos e depois numa escola secundária com cerca de 1500 alunos, o horário de entrada nunca me pareceu caótico. Geralmente as escolas tem um pequeno estacionamento e uma área de apenas deixar as crianças. Muitas escolas elementares mantem um grupo de voluntários na porta da entrada principal apenas para abrir a porta dos carros para agilizar a descida dos alunos. Outra coisa comum nas mediações das escolas é o trabalho voluntário  de guarda de trânsito em horário escolar. Pessoas comuns, usando colete de segurança ficam estrategicamente posicionadas em cruzamentos com apitos e sinal de "Pare". Elas podem parar o trânsito em diferentes direções para promover a travessia segura das crianças. Respeite-as pois elas tem a cobertura da polícia para o trabalho que exercem.
 
Principalmente se as crianças irão e voltarão sozinhas da escola, é importante dar a elas noções de segurança. Embora aqui os problema sejam mínimos, é sempre bom estar atento.
Aqui vão algumas dicas que a polícia orienta:
a- Sempre andar no passeio e caminhar por lugares movimentados.
b- Andar sempre em grupo.
c- Evitar atalhos dentro de parque.
d- Não conversar com pessoas estranhas, nem que elas pareçam apenas pedir informação.
e- Prestar atenção ao seu redor.
f- Ter cuidado com carros que passam devagar, com pessoas observando, principalmente se eles tiverem vidros escuros.
g- Sair da escola junto com a maioria.
h- Caso fique na escola até mais tarde, ter sempre um adulto que vá pegá-los.
i- Comunicar pais caso haja bulling contra a criança.
j- Caso pegue carona com um pai de colega, mande uma mensagem para um dos pais ou irmão dizendo com quem está.
L- Jamais aceite carona de um desconhecido, mesmo que ele use o nome dos pais.
M- Procure se familiarizar com os rostos de pessoas na sua redondeza. Caso precise toque campainha na primeira casa que achar por perto e peça ajuda.
N- Estaleça junto com seus filhos um tempo máximo para fazer o trajeto.
 
Nas escolas particulares segue-se o mesmo rítmo, porém geralmente tem uniforme, lista de materiais um pouco maior, livros e uma continha mensal a pagar.
 
 
Fora isto ainda tem os universitários! Muitos saindo de casa, indo morar nas residências e experimentando uma realidade completamente nova. Ou indo e vindo na periferia das grandes cidades. A esta altura do campeonato já tem seus horários montados e tem até mais ou menos o meio do mês para fazer certas mudanças.
 
Bom ano letivo para todo mundo!
 
 
 

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br