terça-feira, 24 de julho de 2012

Quanto Custa Viver no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 20:35
Reactions: 
Escrevi este post em 2010 e reeditei hoje pois muitas pessoas me perguntam sobre o quanto se gasta para viver aqui. Como gasto é algo dinâmico e a economia muda sempre, resolvi atualizar um pouco o post.
Este post é baseado em meus gastos em Ontário e com certeza deve variar um pouco de província para província, e também  de cidades.
Embora os gastos pessoais são bem relativos, pois cada um tem suas preferências e tendências a gastar mais ou economizar, aqui vão algumas informações para você criar um parâmetro, baseados em meus gastos pessoais, para uma família de quatro adultos. Especialmente na área de serviços existem diferentes opções até mais barato dos que eu uso, mas minhas escolhas se baseam em minhas necessidades e no custo benefício. Se o serviço é melhor justifica-se pagar mais.

Espero que isto ajude a algum futuro imigrante.
Saber qual a faixa salarial por profissão é importante, mas saber quais são as deduções e   ter idéia do gasto mensal determinará o seu padrão de vida.
Aqui, assim como no Brasil o funcionário recebe o salário já com o desconto do imposto sobre renda e  muitas empresas pagam quinzenalmente. 


Além disto pode ter o desconto da contribuição de aposentadoria privada,contribuição sindical para as profissões sindicalizadas( Union) , RRSP. Em janeiro há um desconto referente ao seguro desemprego. Saiba com antecedência o valor e se prepare para este valor a menos em seu contracheque. Veja também se existem descontos exclusivos dentro da empresa.

Depois disto o dinheiro vai para sua conta bancárias e de lá vai saindo aos pouquinhos.
Aluguel-  Apartamento ou condo varaiam bastane de preço dependendo de tamanho, localização e amenidades incluídas.  Podem ter incluido alguma taxa de utilidade tais como gás, eletricidade, água e o seguro do imóvel, mas não inclui o seguro a terceiros e bens pessoais. Este você tem de adquirir pessoalmente e ele se chama Tenant Insurance. As amenidades (academia, piscina, salão de festa, salão de jogos, quadras, etc - se existem) oferecidas também se refletem no preço do aluguel e vão estabelecer a diferença entre dois imóveis aparentemente de mesmo tamanho.  


O aluguel de casa geralmente não inclui as contas de utilidades ( água, luz, aquecimento) e o seguro a terceiros e bens pessoais. Conheço um caso de um brasileiro que perdeu absolutamente tudo pois a casa pegou fogo e ele não tinha seguro para danos a terceirtos e conteúdo pessoal( Tenant Insurance).

Na região de Toronto, em média o custo de aluguel vai ser cerca de 800$ e acima por apartamentos de um quarto em basement ou  prédios em bairros de periferia, 1000 a 1800 por 1 a 2 quartos. Quando o apartamento ou condo tem um pequeno cômodo extra chamado "den" e expresso por 1+1 ou 2+1) , entre 1400 a 3000. Apartamento ou condo com 3 quartos não é comum, sendo oferecido em numero muito inferior aos de 1 e 2. Para 3 quartos é mais comum condo town house, town house e casa. Na categoria de apartamentos preços vão variar bastante mas será dificil achar algo na casa dos baixos 2 mil.  O mercado é flutuante e preços variam muito de uma região para outra, condições do apartamento ou condo, idade do prédio e serviços oferecidos. Nos últimos três anos, com a crescente construção de condos, muitas unidades novas foram disponibilizadas para aluguel em Toronto e certas área de GTA,  fazendo com que os preços de unidade mais velhas decaísse um pouco.

No geral uma média dos gastos  mensais  baseados em minha casa são:


• Aluguel ( com ou sem gastos com água, energia e aquecimento) 

Ou  financiamento ( + seguro do financiamento)

• conta de telefone, +- 40$ básica
• conta de celular, +- 45  a 90 por telefone
• Conta de TV a cabo ou satélite- +- 40$
• Conta de internet+- 40$ 
• Conta de água+- 40 a 50 $ por uma casa de 4 pessoas
• Conta de gás +- 150 $ para uma casa de 4 pessoas, +-  2200 Sq/f
• Conta de energia +- 80$
• Prestação do carro +- Fica difícil comprar algo novo por menos de 250$ por mês
• Seguro do carro ( é obrigatório)+- acho difícil um imigrante conseguir algo por menos de 180$ por mês. Também depende de quantos motoristas, idade e experiência deles.
• Supermercado ( na minha casa dá uma média de 200 a 250$ por pessoa por mês).
• Licenciamento do carro ( 1 vez por ano ou a cada 2 anos- eu prefiro a cada 2 anos porque aí só pago um teste de emissão de poluentes). Uma média de 74$ por ano por cada carro. Geralmente a renovação é na data de aniversário do proprietário do veículo. E o custo do teste de emissão fica entre 60 a 100$ por carro.
• Gasto com combustível-  geralmente os carros tipo SUV tem tanque de  55 litros ou mais litros. Com o preço atual da gasolina ( abril 2014) oscilando entre 1.20 a 1,30 litro, fica dificil encher um tanque com menos de $80Can. 
• Seguro da casa ( pode ser pago anual ou mensal- depende da seguradora) se você for o proprietário. Inquilinos não pagam separadamente este seguro pois esta conta é do proprietário. Fatores como localização próximo a posto de gasolina, fiação de alumínio, Knobs e tubs, podem  restrigir o número de seguradoras que fazem o seguro, sendo geralmente mais caros. Tamanho, acabamento externo, idade, proximidade de uma instalação do corpo de bombeiros, são fatores que afetam o valor de seguro. Acho dificil um seguro hoje ser inferior a uns 800$ para um imóvel na faixa de 100 a 120 m2.
• Imposto sobre propriedade ( que pode ser pago trimestral ou mensal- eu prefiro mensal para não causar altos e baixos no meu orçamento) se você for proprietário. É calculado por cada cidade e é uma alícota que em Ontario varia aproximadamente entre 0,8 a 1,8% do valor avaliado do imóvel, por ano.
• Instituição de classe ( caso participe ou seja profissional registrado)
• Passagem de ônibus, ou metro ou trem. Minha base para este gasto é muito pequena. Eu diria uma média de 3$ por viagem dentro da grande Toronto. Como moro a cerca de 50 km de Toronto, meus filhos gastam cerca de 180 $ por mês em  passe de estudante para ir para a faculdade em Toronto. Aqui se encontra um link para cálculo de passagem  no GO  na região da grande Toronto.
  • Escola- Caso seu filho estude  em escola particular ou estejam na universidade. Se você for PR ou cidadão canadense, os custos de anuidade de universidade serão em média 6 a 12 mil por ano. Isto não inclui livros, residência, alimentação, computador ( algumas instituições obrigam você a usar modelos exclusivos e deles). Escola secundária ou segundo grau particular aqui pode custar tão caro quanto uma faculdade ou universidade. Em províncias como Quebec e Manitoba eu sei que o custo é bem menor que isto.


Separe seus gastos em fixos e variáveis e por quinzena para poder se programar bem.


• A sua conta de telefone pode variar mais por causa das ligações internacionais. Ao contratar o serviço de telefonia fixa, veja o custo de ligações internacionais para o Brasil. Como alternativa a sua operadora , você pode usar os cartões para ligação internacionais ou companhias tais como a Call Sellect, Startek e outras, que oferecem ligação direta do seu telefone por um custo mais acessível. Sempre que for possível usar ligação de PC para PC pois neste caso você pode se manter em contato com seus entes queridos sem custo extra. Telefone fixo custa cerca de $39 e custeia ligação local ( dentro da sua área)  ilimitada. Para ligação fora da minha cidade eu pago custo por minuto e para minhas ligações para o Brasil eu uso a Call Select e meu custo de ligações internacionais telefone para telefone é aproximadamente $15 a 20$ por mês falando com o Brasil cerca de 1 a 2 horas por semana.
• Geralmente o valor da conta de TV e internet não varia muito a não ser que você assine algum programa especial ou faça downloads ultrapassando a sua cota mensal. Os planos de TV variam dependendo do provedor, de quantos canais são assinados, de quantos aparelhos receptores vão ser alugados, se é um receptor comum ou HD, se grava ou não grava, se tem canais isolados extras. Eu particularmente assinava  Rogers pois acho mais fácil entender a conta e negociar com eles do que com outras operadoras. Já usei outros provedores, mas minha conta variava muito de um mês para outro sem que eu houvesse usado serviços extras e para ter uma explicação era uma novela. É uma questão de preferência. Se você tiver um receptor na casa, você terá todos os canais contratados na TV ligada ao receptor. Nas outras TV's da casa  ligadas ao cabo secundário você terá apenas alguns canais. O serviço de internet geralmente tem diferentes tipos de acesso: via cabo, via telefone, mais rápida menos rápida. A internet que uso em casa é uma highspeed a cabo, com modem que funciona também como wireless. O custo da minha internet é cerca de $39.
• Água- vai variar ao longo do ano, principalmente se você mora em casa e tem gramado e jardim. No verão também se lava mais roupa, portanto preste atenção na carga da sua máquina e procure usá-la mais efetivamente. É importante saber que o volume de água registrado no hidrômetro será a base para custo adicional de tratamento de água. Ou seja: se você consumiu 10 mil litros de água no mês, pagará também o custo de tratamento de 10 mil litros. Na minha cidade esta conta é trimestral e eu pago cerca de $120 por cada vez ou seja a cada três meses. Mas acredito que estes valores devem variar de cidade para cidade pois é um serviço municipal.
• Conta de gás aumenta no inverno por causa do aquecimento da casa. Varia de uma casa para outra por causa do tamanho, temperatura usada, idade e efetividade do forno e efetividade de isolamento de paredes, portas e janelas. O custo de gás depende da empresa que faz a entrega, pois eles cobram o volume gasto e o custo de entrega. Além disto a empresa que fornece o gás na minha casa, calcula a média de gás baseado no ano anterior e divide o pagamento em 11 mêses e a diferença é ajustada no último mês. Isto se dá por causa da flutuação no consumo ( maior no inverno e menor no verão). Desta forma as nossas contas não sobem um absurdo de novembro a abril, pois o volume de gás ( para aquecer a casa e a água) passa de 60 m cúbico para 600 a 700 com pico em janeiro. Mantemos nossa casa com temperatura em torno de 20 a 22 graus. Geralmente usamos moleton durante o dia e algum cobertor a noite, mas nada pesado. Se quisermos a casa mais quente mais gás será consumido. E mais dindin sai do bolso.


• Conta de energia aumenta no verão por causa do ar condicionado ou no inverno se o aquecimento for elétrico. O consumo de energia ( ou gás) para aquecimento ou resfriamento varia de uma casa para outra por causa do tamanho da casa, do tipo de isolamento, condições do isolamento e vedação de portas e janelas, da temperatura que cada um mantém sua casa. O fogão é outro grande consumidor de energia aqui. Portanto o quanto se usa fogão , lavadoura de louça e roupa, e a secadora, também pode aumentar o consumo de energia. O custo de energia  varia de provedor e pode ser progressivo ou por horário de consumo.  O meu provedor cobrava até 600 kw um valor e acima disto eu pagava a diferença numa outra alícota. Atualmente, na maioria das cidades de Ontário o sistema de medida de energia é o chamado Smart meter, que mede seu consumo a cada horário do dia. O preço da energia é variável, sendo que nos horários de pico ela pode custar quase o dobro do horário mais baixo. Este valor também varia no inverno e no verão. Atualmente eu pago um pouco mais de 0,11 por kw no horário de pico. É normal aqui uma casa gastar cerca de 1000 a 1200 kw por mês. Portanto para seus gastos equilibrados, planeje operar suas máquinas em horário de baixo custo ( a noite e nos fins de semana).
• Gasto com combustível vai variar de acordo com o quanto você roda por semana, com o consumo do seu carro e também aumenta no inverno provavelmente por levar mais tempo para aquecer o motor ou por andar mais reduzido nos dias de neve ( não tenho conhecimento técnico mas noto um aumento substancial no inverno)  . Portanto na hora de comprar seu carro veja a média de consumo do carro que você quer. Conversando com meu mecânico relatei que notei um aumento de 30% no consumo do meu carro, pois praticamente só ando dentro da cidade e segundo ele estava dentro de um parâmentro aceito. Observe também o dia da semana em que a gasolina reduz de preço. Geralmente na minha cidade a gasolina baixa algum centavo no litro nas terças e quartas. Isto nos dá uma economia de 400 a 500 dólares por ano. Atualmente o litro de gasolina esta na casa de 1,20  - 1,30 por litro e a média de consumos dos carros aqui, de porte médio é na casa dos 8 a 10 Km por litro. Existem carros mais econômicos, mas o povo aqui gosta muito de SUV.
• O seguro de carro no Canadá é obrigatório e tem pequena variação enquanto você dirigir com cautela e não leva multa ou se envolve em acidentes. Entretanto seu seguro pode aumentar se houver mais pessoas na pólice principalmente se eles forem adolescentes e jovens com menos de 25 anos. A categoria de cada carteira das pessoas que dirigem o carro  e do tempo de experiência em dirigir no Canadá afetará o valor do seguro. A medida que os anos passam e seu histórico de direção passa sem nenhuma mancha, o seu seguro gradativamente cai. O valor do seguro varia dependendo tipo de carro, quantas portas, nacional ou importado,  idade, nivel de segurança, de quantos kilômetros o carro percorre por dia, se viaja muito, se o endereço é numa cidade grande ou de interior, da categoria da carteira do motorista,  quem é o principal e quem é secundário na police e outros critérios que a seguradora achar aplicável. Espere sempre um seguro alto quando você chegar aqui. Algo de 3 a 4 vezes mais do que um canadense paga. A medida que você vai construindo um histórico de direção o seguro vai baixando. Pesquise bastante antes de escolher a companhia seguradora.
• Despesas de supermercado variam com o tipo de alimento que você compra. Na minha casa, eu gasto cerca de $200 a $250,00 por mês por pessoa, mas faço compras semanais. Isto inclui legumes, verduras, frutas, leite, pão, queijo, margarina, frango ( peito, coxa e contra coxa), peixe em postas ( tipo Hadock, Cod, Palock, salmão) , carne moida, beef, carne para assar ou cozinhar, lombo, cereais matinais, sucos processados e em doses individuais, água, arroz, feijão, lentilha, ervilha, óleo, azeite, mel, presuntos, aveia, ovos, pasta de amendoim, almôndegas, cortes congelados de vegetais ( ervilha, milho, mistura a caledonia, thai) batata palha , leite de soja, café solúvel, chocolate, chá, acúcar,  molhos de salada, sabão, detergente, amaciante de lavadoura, papel higiênico, papel toalha, guardanapo, lazanha, macarrão, atum em lata, molho de tomate, aromatizadores de ambiente, lenços de secadora, sacos para lixo, etc. Preste atenção nas promoções dos supermercados na sua área. Isto acaba gerando alguma economia ao longo do ano. Ontem por exemplo o kilo do peito de frango sem pele, com osso estava $4,14 por kilo. Geralmente o custo é em torno de $8 a 9 dólares, podendo chegar a 14 $. Semana passada o leite de soja que tomo estava $1,97 sendo que o preço normal é $3,89.  Verifique também os jornais locais e sites de cupons de desconto pois você pode imprimir e usar nas lojas na hora da compra.
• Eventualmente entra nesta compras : pizza, waffle, sorvete, batata frita, produtos de higiêne pessoal e outras coisinhas que certamente eu esqueci, mas já deu para vocês terem uma idéia. Minhas compras não incluem muita alimento processado. Quanto maior for a compra de alimentos processados, mais alta é a conta. Produtos de higiêne pessoal eu geralmente compro na farmácia e Costco.
• Para renovar a licença do carro é preciso fazer o teste de emissão de poluentes. Geralmente pago entre $60 a 100 por cada teste e dependendo da idade do carro  a renovação será anual ou a cada dois anos. O ministério dos transporte manda para sua casa o documento para renovação. Você faz o teste dos poluentes e com o comprovante você vai até um posto do ministério dos transportes e paga a taxa de renovação( mas a própria empresa que faz o teste já manda eletronicamente o resultado para o ministério também). No documento estará escrito a taxa para um ano ou dois anos, se aplicável. É necessário que você tenha o documento do carro, a pólice de seguro em dia e eles pedirão também a kilometragem do carro. 
• Celular também varia de acordo com o plano oferecido pelo provedor: serviço básico, serviço de voz, mensagem de chamada, mensagem de texto, acesso a internet, acesso a email,chamada direta para o serviço de emergência ( 911), se será mais usado durante o dia ou durante a noite, ou fim de semana, minutos grátis, plano familiar, etc. Algumas empresas tem um serviço de cobertura melhor que outras enquanto algumas só funcionam numa determinada área. Outras não oferecem serviços internacionais. Portanto escolher um provedor vai depender de que tipo de serviços  o usuário realmente precisa e que a provedora pode oferecer. De nada adianta serviço barato e insatisfatório ou caro que não é usado pelo usuário. Em minha casa nós usamos a Rogers e a média de gasto de celular é em torno de $45 a 100$  por telefone. Entretanto se você tiver filhos adolescentes, deixe bem claro para eles o que o plano cobre e ensine-os a monitorar o tempo e as mensagens usadas pois uma vez que você estoure o seu limite coberto pelo plano contratado, pagará por ligações feitas e recebidas ou por cada mensagem de texto mandada. Se for necessário estude um plano com mensagem de texto ilimitado para os adolescentes, para evitar surpresas desagrádáveis. Uma vez que você assine um contrato de 1, 2 ou 3 anos, estará preso àquele provedor. Existem provdores que oferecem serviço sem contrato, mas geralmente você vai pagar o preço do telefone integral quando contrata o serviço.  Tenha cuidado com empresas menores pois algumas tem pequena cobertura em área limitada.  Eventuais mudanças poderão ou não alterar a data de término do contrato. Fique ligado ao fazer mudanças ( incluir ou excluir serviços) . Tome nota do nome do atendente, dia e horário e número da ordem de serviço quando fizer mudanças e repita com o atendente o que você está recebendo e que não mudará seu termino de contrato. Caso haja discrepância entre o serviço prometido e o que você paga, fica mais fácil reclamar, uma vez que eles dizem que a ligação é gravada.

Aqui seguem alguns links para melhor acompanhar as mudanças de preços em Ontário:

Gasolina

Rogers ( veja as diferentes opçoes para celular, telefone, internet  e TV)

Bell ( veja as opções para Tv com satelite, telefone, internet e celular)

Koodo telefonia celular

Telus Telefonia, celular, TV e internet

Wind Mobile

Verizon telefonia celular

Loblaw's Supermercado- Flyer da semana

Metro Supermercado

Freshco Supermercado

NoFrill's Supermercado

Flyer de diversas lojas on line

Cotação de Seguro Casa, Carro e outros. Eu já usei este web site, mas ainda prefiro e fazer cotação via telefone, pois de forma automática deu bastante diferença de quando fiz pessoalmente com a empresa selecionada.

Aluguel

Canadian Residential Rentals em várias províncias

View.it  aluguel

Energia quadro comparativo para várias cidades canadenses.

Gas encanado custo por metro cubico dependendo da distribuidora.

Forums discutindo preços de utilidades.






14 comments:

André de Almeida on 14 de novembro de 2010 21:25 disse...

Muito boa materia marden mas ainda me restou uma duvida... =( ...
Veja se esse meu calculo está certo ok?
Digamos que você seja uma única pessoa...

Base relacionada a montreal, pois ando lendo muito sobre lah.

Em CAD;
Apartamento: 799/mes
Comida: 400/mes (Uma unica pessoa)
Agua: Não sei quanto.
Energia: Não sei também.
Gas: Não sei também.
Internet/TV cabo: 100/mes
Transporte: Se eu não me engano vi que era 79/mes
Outros (Ex: cama, sofas, geladeira...): 500/mes no começo lembrando que imigrante.

Então relativamente eu atribui alguns valores para os que falta por volta de 150$

Total Mensal: 1928/mes

Está certo? Seria por volta disso o gasto de uma pessoa começando a vida em uma cidade, não precisa ser especialmente em montreal, mas em qualquer outra de quebec?

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 15 de novembro de 2010 01:28 disse...

André,
Obrigado por levantar o questionamento.
Apartamento: 799/mês- por este preço deve ser um bachelor ou de 1 quarto. Sendo aluguel geralmente o custo de gás,água e energia já está incluído no valor, mas se não estiver, para 1 pessoa, que trabalha o dia todo fora, uns $150 para os três, seria a média.Os imóveis aqui geralmente inclui geladeira e fogão e quando se trata de condo e casa, geralmente inclui lava louça, máquina de lavar e secar também.
Alimentação: $200 a 250/mês fazendo tudo em casa e levando o seu lanche/ almoço para o trabalho. Aqui é super normal as pessoas levarem a comida de casa. Se você resolver comer fora todos os dias eu lhe diria que $ 20/dia daria para passar o dia a base de um ou dois sanduiche dos mais baratos, cafezinho, uma sopa. Se você quiser comer melhor fora de casa, fazendo todas as refeições, uns $40/dia no mínimo. Não estou falando em restaurantes finos e caros, e sim populares.
Internet/TV a cabo: 100/mês
Celular: $30 a 45( um plano básico sem acesso a internet e respeitando o limites de cobertura de tempo e mensagem.
Lavagem de Roupa: Usando máquinas de ficha, uns $20 a 30/mês. Geralmente os apartamentos não tem máquina de lavar e secar na unidade. Ou tem no basement ou a pessoa tem de procurar uma lavanderia a base de ficha nas mediações. Condomínio geralmente tem lavadora e secadora dentro da unidade, mas o custo do aluguel seria mais alto. Para mandar lavar na lavanderia a seco o custo é geralmente por peça e não acredito que saia por menos de $30 por semana para uma pessoa só, mesmo assim com restrição.
Transporte: tudo depende da cidade onde você mora. O metro pass mensal em Toronto custa $121, em Montreal $70, em Vancouver de $180 a $300, dependendo da rota a ser usada.Ottawa o custo mensal do ônibus de $91,50 a 114,00, e em Quebec $73,10.
Móveis:Tudo depende se você quer algo definitivo ou quebra galho. Se você for comprar tudo movinho você vai precisar de: colchão( de $400 a 2500 - dependendo de tamanho e qualidade)ou então colchão inflável ( custa a partir de uns $50 e quebra um galhão) até você definir sua vida; sofá ( $ 250 e acima) mesa com 4 cadeiras ( $ 250 e acima), roupa de cama mesa e banho $ 150( sem luxo no mínimo),artigos de cozinha ( $ 200 no mínimo).
Agora para quem chega, eu sugiro checar o kijiji e Craig List por coisas usadas, principalmente móveis, ou os yard sales no verão, pois dá para montar uma casa por uma bagatela. A única coisa que eu particularmente não compraria usado seria colchão.
Espero ter clareado mais suas dúvidas.

André de Almeida on 15 de novembro de 2010 10:13 disse...

Muitoo... O apartamento que eu estava falando era sim de 1 quarto, isso ajuda e muito pois geralmante sempre vai uma ou duas pessoas então apartamentos com um quarto sempre quebra um galho e esse preço eu vi por esse site aqui: www.smialouer.com ai eu não sei se está incluso o valor referente a agua, energia e gas.
esse calculo esclarece a duvidas de todos que pensam em pelo menos levar uma certa quantia para começar já que ninguem, geralmente, sai com um emprego.
Digamos que esse calculo seja até as pessoas definirem a vida por ai.

Cathe_Dreams on 22 de novembro de 2010 14:37 disse...

Muito bom o post !
Ainda não estou nem dando entrada no processo de imigração mas isso já me dá uma idéia do gasto.

tati e os meninos disse...

Mais um post ótimo, Marden.
Minha dúvida porém é relativa aos custos iniciais quando se chega no país. Roupas, móveis, carro, etc. Como será que é isso?
Grande abraço,
tati

Anônimo disse...

Vc exagerou em tudoooooooooooooooooo .. tenho vida de classe media mora qui ha 12 anos.. ) mania feia de brasileira exagerada.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 11 de agosto de 2012 20:46 disse...

A você anônimo: eu li todo o meu post em busca do tudoooooooooooooooooooooooooo... Achei um erro grave! eu coloquei 200 a 250$ de alimentação por semana por pessoa ao invés de 4 pessoas. Realmente 4000$ de comida é uma fábula! Mas eu já corrigi. Obrigado por me ajudar a ver isto. Para o resto eu coloquei uma série de links que suportam meu post. Mas como eu disse em várias partes do meu post, tudo depende dos hábitos de cada um e outros fatores relatados, inclusive as diferenças de tamanhos de cidade e províncias.

Marilia on 14 de agosto de 2012 03:04 disse...

Oi Marden,
Ao contrario, achei vc bem generosa e cuidadosa na lista. Moro em B.C. 30 km de Vancouver e minha lista de mercado para 3 pessoas aqui eh bem maior. Gasto em media 1000 dolares (mil) em alimentacao contando ate a racao e hamburguer pro meu cachorro. Nao compro frutas. Quem compra eh o husban, entao tem a parte dele e frutas nao sao baratas. 1x por semana ou 2 nao cozinho, comemos fora ate para a escrava Isaura aqui ter um descanso. As vezes tambem compro pronto. E da contadinho, qualquer extra a conta pula para 1300. Nao tem nada de exagero, os cupons ajudam e promocoes tambem.Mas as vezes nao tenho tempo de ficar cuidando, pque somos so 3. bjao

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 14 de agosto de 2012 15:02 disse...

Obrigado Marília por sua participação. Seria ótimo se outros leitores e moradores do Canadá também dessem uma opinião sobre o post até mesmo porque o custo de vida em diferentes províncias varia e daria ao candidato a imigrante uma visão mais local. Aqui em casa, compramos apenas os "treats" dos cachorros no supermercado. Nós comemos fora uma média de 3 vezes ao mês mas mais em fim de semana.Durante a semana todos levam comida de casa para o trabalho ou escola, inclusive meus filhos que trabalham em restaurante pois sai caro para eles mesmo tendo um desconto de 10% no prato. A outra razão é que comendo fora, meu marido engordou bastante quando chegamos aqui. Depois que ele voltou ao peso ideal, prefere levar frutas, saladas e repetir o cardápio do jantar anterior , mas manter a forma. De segunda a sexta a Isaura aqui vai para a cozinha, só para fazer jantar. O que muitas vezes faço é preparar uma receita dupla e congelar a outra. Desta forma, mantenho sempre meu freezer abastecido, com uma opção para emergências e dias que a Isaura não quer saber do batente. Um abraço.

Marilia on 16 de agosto de 2012 05:00 disse...

Nem fale em ganhar peso. Moro a 7 anos aqui e ganhei 1 kg por ano.Quer dizer, ja tenho 7 kg a mais e nao existe ginastica que faca perder. Estou tentando, mas ja avisei meu family doctor: se nao conseguir, vou para a cirurgia plastica. A alimentacao aqui eh mais calorica, o clima nao ajuda e as embalagens sao gigantes. Parece que vamos ficando iguais a elas. Meu husban perdeu peso fazendo uma dieta dificil, a base de "papinhas de hospital". Eu to fora! Acho que muito sacrificio me deixaria angustiada. Com alimentacao aqui , todo cuidado eh pouco, mas nao sei poupar nisto. Prefiro cortar outras despesas em Malls, eletronicos,q as vezes compramos por impulso do que cortar algo em alimentos. abracos again.

milton pinheiro on 27 de abril de 2013 20:39 disse...

Olá, saberia me dizer que tipo de vida teria um professor no canada, uma pessoa, um apartamento nao muito luxuoso, e saberia me ajduar se existe areade professor de sociologia no país, e o salario.. e se é muito dificil conseguir visto de trabalho?

Mariza Sousa on 27 de novembro de 2013 18:17 disse...

Olá, eu gostaria de ir viver para Canadá, poderia me dizer qual é a probabilidade de chegar e conseguir trabalho na área de contabilidade?
Gostaria de ir aí para trabalhar, mas também estudar inglês. Tenho consultado vários sites sobre este assunto. No seu ponto de vista qual recomendaria para eu pesquisar melhor?
Onde posso consultar na internet ofertas de quartos ou apartamentos na proximidade de Toronto?

Obrigada desde já pela sua atenção prestada,

Anônimo disse...

Olá Marden, encontrei seu blog por acaso e adorei! O post é muitíssimo esclarecedor, e nos deixa mais conscientes sobre a vida no Canada. Estou em dúvida se escolho Toronto ou Vancouver...e o que mais "pesa" é a facilidade de encontrar um emprego e o custo de vida. Enfim...
Ando procurando bastante no kijiji, e verifiquei que existe quartos para alugar por CAD 600,00 a CAD 700,00 por mês. Minha dúvida é: este valor é para uma pessoa?! Ou pode ser para duas pessoas, que ocupem o mesmo quarto? Vc saberia me dizer? Desde já, agradeço!!! Um abraço! Bruna

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 30 de abril de 2014 02:06 disse...

Milton, a primeira coisa que qualquer candidato a imigrante deve fazer é consultar se a sua profissão é regulamentada ou não. Qualquer profissão regulamentada exigirá adequação de diploma ou equivalência e cada categoria tem seu processo. Professores para nível elementar e secundário são reguladas. Já no nível universitário eu não sei como funciona. Salários variam de uma provincia para outra e requer uma pesquisa mais detalhada.

Marisa: eu seu que contabilidade é área regulamentada aqui no Canadá, portanto você teria de fazer algum tipo de curso aqui para poder trabalhar na area (não necessariamente ser contadora). Procure na provincia que você gostaria de morar, como funciona a sua profissão.

Aqui se encontra um link para você e o Milton checarem suas profissões e o caminho de regularização.

Anônimo: geralmente quando é oferecido quarto, o preço é por pessoa. Quando eles alugam estúdio ou 1 quarto geralmente aceitam duas pessoas. Teria que verificar com a pessoa que aluga se ela aceitaria 2 pessoas. Se ela cobrar um valor extra pela segunda pessoa, veja se não vale a pena alugar um apartamento de 1 quarto ou estudio.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br