quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Espirito de Festas no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 19:22
Reactions: 
Para quem nunca esteve no Canadá em época de natal, muitas coisas são parecidas: lojas enfeitadas, promoções, gente comprando freneticamente, mais  promoções ( mas aqui elas são reais- os preços caem), gente circulando com sacolas e mais sacolas, estacionamento lotado,  festas de empresas e também festas particulares e  muitos cartões circulando.
Mas existem algumas diferenças marcantes:
* As pessoas vivem mais o espírito natalino sem a preocupação dos que os outros acham ou deixam de achar: elas usam roupas que lembram o natal, nas ruas e no trabalho. É super normal chegar em uma loja e ver os funcionários, caixas, garçons, etc usando o gorro do papai noel, ou com algum colar dizendo "Merry Christmas". Ou usando uma gravata com motivos natalinos.
* Usa-se muito a combinação verde-vermelho nas roupas.
* Adultos e crianças  costumam usar arquinho com motivo de chifre de alce.
* Vende -se brincos, pingentes, broches com motivo natalino.
* As pessoas colocam laços ou girlandas na frente dos carros. Ou então colocam um pompom na frente com dois chifres de alce na janela ( igual se usa para bandeiras em época de copa) que simbolizam o Rudolph .
* As decorações externas são mais marcantes pois na maioria dos lugares, elas permanencem na grama do dono até o fim das festas.
* As rádios tocam muitas músicas de natal e eles tem um repertório enorme, desde músicas antigas a gravações mais recentes. Podem tocar o dia inteiro sem repetir uma, se quiserem. Mas tem aquelas mais famosas e melodicas que outras.
* Fazem-se muitas campanhas de caridade nas empresas, rádios, e também particulares,  para doação de alimentos para banco de comida e presentes para crianças carentes. Geralmente as famílias são cadastradas e seguem critérios estabelecidos por cada entidade. A população contribui sem medo pois sabe que os donativos chegam ao destino que precisa dele.
* Todos os presentes seguem acompanhados de cartão de natal.

Pois bem, para aqueles que pretendem se mudar para cá, quando chegar o natal, participe, e mesmo que lhe pareça brega, curta o espírito natalino como eles.
Eu por exemplo, uso brincos , pingentes, broche e scarf de natal, decoro minha mesa no trabalho com árvore pequena, visto verde e vermelho e uso gorro nas festas da empresa. Meu marido e filho usam gravata natalina e dão preferência para os sueters e camisas verde e vermelha.

5 comments:

Mãe, Esposa e Amiga on 29 de dezembro de 2011 14:58 disse...

eu adorei e esse é o 2° Natal que passamos no Canadá. Meus filhos adoram as casas enfeitadas e esse ano com casa nova, curtimos muito mais com enfeites e nossa iluminação natalina.

Até os carros são enfeitados com as orelhas e o nariz do Rodolfo, a famosa Rena do Papai Noel.

Cindy on 29 de dezembro de 2011 17:22 disse...

Oiiee Mardem....

Adorei o post. Esse foi nosso primeiro natal aqui em Toronto e foi mágico.
Realmente percebemos esse espírito de festividade diferenciado.
Gosto bastante de ler os teus posts!

Desejo que 2012 seja um ano de saúde, realizações e felicidades!

Abraços
Cindy
www.demalaecuiaparatorotno.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola Marden,
Parabens pelo blog esta excellente. Sou de BH tambem e vvivo no Canada ha 10 anos. Gostaria de lhe convidar a visitar meu site onde dou informacao gratuita sobre resursos sociais dispoiniveis no Canada para novos imigrantes. Sou assistente social e dou assistencia a recem -chegados para encontrarem trabalho e informacao sobre moradia, assistencia social, servicos medicos, imigracao, e principalmente sobre violencia domestica. Gostaria de lhe pedir permissao para adicionar seu blog na minha pagina principal.
Abracos Suely Anunciacao www.comunidadebrasilcanada.wordpress.com

SonhoComCanada on 7 de janeiro de 2012 17:27 disse...

meu sonho é passar um natal branquinho...no Canadá. espero que um dia posa realizar esse sonho.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 11 de janeiro de 2012 16:38 disse...

Glair, obrigado por compatilhar conosco sua experiência e de certa forma fortalecer meu post.

Cindy- que bom que você já está qui e pode curtir seu primeiro natal. Com certeza deve ter sido cheio de saudades mas também cheio de novidades.

Sonia- Com certeza você tem permissão de adicionar o meu blog `a lista do seu assim como vou fazer o mesmo. Seu blog vai ajudar muitos dos meus leitores que ainda não o conhecem. Obrigado por compartilhar.

Catherine- Você vai realizar este sonho mais cedo do que imagina.

Feliz 2012 a todos!

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br