sábado, 29 de outubro de 2011

Comprando Duvet

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 22:32
Reactions: 
Se você não sabe o que é um duvet, não fique triste. Eu também não sabia! No Brasil chamamos de edredon.
Duvet é uma cobertura que usamos no inverno e que é feita de diferentes materiais. Pode ser de lã, ou de material sintético como o acrilon por exemplo ou de pena  ou penugem de ganso. Geralmente tem a parte externa em tecido branco ou bege claro e costurado em quadrados ou algum outro tipo de desenho, para manater o enchimento no lugar. A expessura do material de enchimento determina o custo. Numa escala ascendente, do mais barato para o mais caro seria, enchimento sintético, lã, pena e por último a penugem. Quanto mais espesso, mais quente.
Nas casas de artigos para cama, geralmente eles tem mostruário com os diferentes tipos de duvets e as espessuras do enchimento.

Aí alguém pode pensar. Mas para que gastar dinheiro com duvet se tem aquecimento nas casas so Canadá?
A escolha é sempre sua. Você pode manter sua casa a 25, 26 ou mais se quiser,  e andar de short e camiseta, dormir com lençol e pagar uma altissíma conta de gás ou óleo ou eletricidade ou usar cobertor e duvets.  Além disto imagine sair de uma casa nesta temperatura e lá fora estar a -30, ou -20°C. 
Na nossa casa decidimos manter a casa em torno dos 18 a 20°C no inverno e usar uma blusa de manga comprida e dormir com o duvet.
Eu particularmente tenho duvets  de pena de ganso e penugem. O de penugem custa mais caro, mas é mais delicada, não saem com frequência pelo tecido e também não espetam. A qualidade do tecido de revestimento é importante. Quanto mais fechado a trama, ou seja mais fios por centímetro quadrado, melhor, pois evita da pena sair.
Você pode usar o duvet direto para cobrir. As lojas de roupa de cama vendem as capas para duvet que se chamam "duvet cover". As capas de duvet se tornam peças decorativas pois a maioria delas você pode comprar com a mesma estampa  dos jogos de cama ou faz parte dos conjuntos maiores. O fechamento delas podem ser com ziper ou botões.
Eu particularmente não gosto de usar os duvets sem capas pois com o tempo eles sujam, ou pegam cheiro de suor mais rápido. Eu os uso sempre com capa e por cima dos lençois. Após o inverno se eles foram muito usados, eu os lavo antes de guardar. Caso contrário, deixo tomar sol alguns dias e antes de guardar coloco na secadora com lenços amaciantes. Entretanto, dependendo da qualidade do duvet, o enchimento pode embolar. É o caso do enchimento sintético quando ele é feito com pedaços soltos. O ideal do enchimento sintético é ser uma peça inteira, costurada ao tecido externo.
Durante o inverno, eu os coloco de vez em quando na máquina de secar com os lenços de amaciante e deixo por alguns minutos o que o deixa com um ar mais fresquinho.
No Brasil temos os edredons, que são uma versão decorada dos duvets de enchimento sintético. Aqui os edredons são chamados de "comforter".
Tanto os duvets quanto as capas são vendidas em tamanho para solteiro ( single ou twin), double ( casal brasileiro), queen ( King brasileiro), King ( extra king brasileiro) e eventualmente extra king.
Quando cheguei aqui eu comprei um duvet queen pois este era o tamanho da cama. Mas como qualquer casal já deve ter experimentado , quando um vira na cama, as vêzes leva junto o cobertor e descobre o outro. Decidi então comprar o duvet king pois deste jeito ele cae bem dos lados e evita que um ou outro fique descoberto durante a noite.
Se você vai manter o duvet como peça decorativa durante o dia, não se esqueça que os travesseiros queen são menores que o king. Portanto se comprar o duvet king para usar em cama queen, compre as peças separadas e não o conjunto king. As capas de travesseiro são chamadas de pillow shams.
Embora eu nunca tive um duvet de lã, fui informada pela vendedora que ele é ótimo para aquecer também, porém é um pouco mais pesado.
É sempre importante ao comprar a cobertura da sua cama ( os lençois também) , que  você saiba a altura do colchão e verifique se o produto vai cobrir a cama toda ou vai deixar a lateral do colchão aparecendo. Quanto mais alto o colchão, mais chances disto acontecer. Neste caso uma alternativa ( observe as camas prontas nas lojas) é usar uma saia de cama ( bed skirt) por cima do lençol e aí você pode jogar sua cobertura de cama, que mesmo que ela seja sureca, não vai ficar feio.
Depois de sofrer muito com um colchão alto e ficar puxando a cobertura de um lado para não aparecer o colchão eu prestei atenção nas lojas de decoração e vi que geralmente nestes casos ,eles usam duas saias de cama. Aí acabou minha peleja! Todas as minhas coberturas, ainda que curtas, passaram a ficar bonitas nas camas.

3 comments:

Lupatinadora on 12 de novembro de 2011 21:06 disse...

Precisava desse post 1 ano atrás!

Compramos um duvet bem bonitinho na Homesense. É tão bonitinho que estamos usando como edredon mesmo, pois achei as capas caríssimas (e óbvio que não gostei de nenhuma). Surpreendentemente ele até que está limpinho!

Tenho também uma manta térmica (agora não sei explicar o material, mas é bem fininho e esquenta bem) que usamos nos dias de muito frio.

bjo

Anônimo disse...

Ola, o que seria Down duvet?

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 15 de novembro de 2011 19:56 disse...

Pois eh Lu, realmente tem alguns muito bonitos. Mas como são caros não eh? Eu comprei os meus nas liquidações de inverno e então saiu mais em conta. Agora as capas também não ficam para trás nos preços. Mas aprendi a duras "penas" literalmente. Hoje não compraria duvet de pena e somente de down. Mas de vez em quando eu compro uma para variar a cara do quarto. Agora um macetinho para o duvet ficar no lugar é pregar im botão nos quatro cantos do duvet e fazer uma alça na capa e ai ele fica no lugar, dentro da capa.

Anônimo: Down significa pluma que pode ser de planta ou de ave. No caso dos duvets de down, significa de penugem de ave. Eles também são usados em jaquetas de inverno.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br