quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como sao feitos os fardos de feno no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 00:04
Reactions: 
Este é um assunto que deve interessar a poucas pessoas, mas eu sempre gostei de viajar por estradas secundárias e curtir a paisagem rural, por isto resolvi escrever sobre a minha curiosidade em como os fardos de feno eram feitos. Eu descobri que meus conhecimentos " fazendisticos"   estavam errados. Mas nunca é tarde para aprender!
Sempre os via bonitinhos, redondinhos enfileirados nos campos quando viajo pelo Canadá, mas nunca havia presenciado fazer.
Como recentemente me mudei para uma pequena fazenda onde tem " hay" plantado tinha de aprender alguma sobre o assunto, e acabei assistindo de camarote, melhor dizendo, sentadinha na cadeira da cozinha, a todo o processo de fazer o fardo.  Hay é feno em ingles.
Aí começava a minha falta de informação. Eu achava que feno era um tipo de grama, mas descobri que feno é sinônimo de forragem, que na realidade é uma mistura de plantas para alimentar o gado ou cavalos.
Sempre vi nos campos daqui um tipo de capim , mas descobri que o primeiro corte aqui se faz em final de junho e nesta época é um capim mesmo.  No final de agosto eles fazem o segundo corte, mas aí já há uma predominância de  outro tipo de planta. O mais comum é a alfafa.
Segundo o fazendeiro que veio colher o feno na minha propriedade, a alfafa é mais desejada pois ela é mais rica em valor nutricional. É uma planta bonita, decorativa com flores rouxas.

Tudo é feito usando trator com algum acessório preso no eixo traseiro.Primeiro eles cortam a planta. No dia seguinte com outro acessório eles viram o material cortado para secar e fazem isto durante dois dias seguidos. No terceiro dia, eles reviram o material, e em seguida com este acessório da primeira foto eles juntam a planta formando várias trilhas no campo. Depois com um outro acessório no trator, que mais parece um pequeno reboque fechado eles passam em cima da trilha colhendo o monte e em seguida param, enrolam um fio de fibra de nylon contornando a palha enrolada e deixam cair no campo aquele rolo.

Cheguei perto de um rolo e fiquei surpresa com o tamanho. Cerca de 1,20 metros de largura por cerca 1,50 metros de altura. O "hay bale"ou seja o fardo de feno pode pesar cerca de 1000 kilos, dependendo do tipo de planta coletado. Existem também os fardos retangulares ou quadrado. O processo de fazer o é o mesmo. Somente na ultima etapa o acessório do trator é difirente, compactando de forma quadrado e já lança o fardo no reboque que vem acoplado logo atrás. Geralmente eles tem diferentes tamanhos mas o mais comum são fardos de 30 libras pois é a quantidade que um animal adulto consome por dia ( média).
O rendimento por acre ( cerca de 4000 metros quadrados)  varia com a qualidade da planta produzida, nutrição do solo, volume de chuva. No nosso caso deu uma média 2.6 fardos por acre.
O fardo de feno também pode ser feito usando a aveia, as folhas e caule, depois de coletar o grão. Portanto no caso da aveia, nada se perde.

1 comments:

Lupatinadora on 28 de agosto de 2011 22:25 disse...

Eu sempre tive muita curiosidade em saber como eram feitos os rolos de feno!

Ah, como eu trabalho com farinha "bale" faz parte do meu vocabulário!

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br