quinta-feira, 7 de julho de 2011

Viajando de onibus no Canada

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 00:11
Reactions: 
Ate há duas semanas atrás eu não sabia o que era viajar de ônibus no Canadá. Mas há sempre uma primeira vez! 
Bom, como estou sem óculos para longe pois perdi meu bifocal e o novo levaria 10 dias para ficar pronto, resolvi não arriscar a pegar estrada. Precisava ir a Cambridge em Ontário e lá fui eu na minha maratona.
GO train até Toronto, metrô até a estação de ônibus e loguinho eu estava de passagem na mão.
A estação rodoviária  é pequena.
Nao teve chamada de embarque, mas tem painel para indicar o destino e a plataforna de embarque.
Com meu telefone zerado sem bateria, já pensava como me comunicaria com a pessoa que iria me pegar. Primeiro eu não sabia exato aonde eu iria descer, nem conhecia o meu destino final . Mas foi com uma boa surpresa que quando o ônibus encostava vi os simbolos de internet sem fio e tomada, alem do acesso para deficiente. Para mim isto é novidade. Já existe isto nos ônibus do Brasil?
Entrei que nem uma pangualina no ônibus e estava procurando o número da poltrona e não achava. Como sou da lei do menor esforço, tratei logo de perguntar a um passageiro. E a resposta foi: não existe passagem numerada, escolha o melhor assento.
Lá fui eu eu procurar uma tomada e conectar meu celular. O ônibus no era lá um sinônimo de conforto, mas atendeu ao proposito de uma viagem de 2 horas.

Duas semanas depois e cá estou eu em Montreal. De novo sem meus óculos, quis trazer meus parentes para um passeio a Quebec, Montreal e Ottawa. Embora exista o  trem para Quebec, mas ele só roda durante o dia, então resolvi pegar um ônibus noturno. Para minha surpresa, não tinha um ônibus direto de Toronto para Quebec. Também não tive muito tempo de vasculhar e descobrir. Comprei a passagem via internet com conecção em Ottawa para Montreal e depois Quebec. 12 horas de viagem. Um pouco cansativa!  O ônibus de Toronto a Ottawa ate reclinava bem a poltorna. De Ottawa a Montreal o ônibus era mais velho e os vidros faziam um barulho danado. Já a conecção em Montreal era com outra empresa, com ônibus mais novo, porém as poltronas reclinavam menos. Enfim chegamos em Quebec, sãos e salvos.

Já na volta nova surpresa. Comprei a passagem de Quebec para Montreal no dia que cheguei. Como não tinha certeza do horário, fui checar a passagem. Achava que era para 4,30PM.  Não tinha horário marcado. Cheguei mais cedo na estação rodoviária e o funcionário do guichê me disse que eu poderia pegar qualquer horário. Ja que estava lá , peguei o horario de 3,30PM.
Chegando em Montreal fui comprar o trecho Montreal -Ottawa. Perguntei qual horário disponivel para o dia seguinte a tarde. O funcionário do guiche me disse para comprar o bilhete e depois ir para o informações pegar o horário dos ônibus. Ou seja quem chega primeiro embarca.
São coisas bobas , mas cada dia e uma nova descoberta!

Enfim, fui e voltei da viagem, gastei um pouco mais de tempo do que gastaria se tivesse dirigido, com conforto razoável, custo individual na faixa de 102$ CAN por pessoa. Possivelmente de gasolina eu teria gasto um terço do valor do que pagamos em passagem para quatro pessoas, mas sem estresse de dirigir. 
* Todos os ônibus tinham tomada e conecção de internet. 
* Você compra a passagem e viaja a hora que quiser. 
* Quando chega na rodoviária tem de marcar lugar na fila de embarque, pois quem chega primeiro tem garantia na lotaçao daquele ônibus.
* Se viajar a noite leve sua água e lanchinho pois durante a madrugada nem todos as rodoviárias tem lanchonetes abertas. As vezes tem máquinas de refirgerante é água, mas se não estiver funcionando todas, corre o risco de não achar o que quer ( foi o que aconteceu em Montreal).
* Leve algo para ler, jogar pois há o tempo de espera entre uma conecção e outra. 
* Um encosto de pescoço sempre ajuda no conforto.

Se eu tivesse que fazer esta viagem de novo, eu faria diferente. Iria para Ottawa primeiro e ficaria o tempo que quisesse lá, depois Montreal e Quebec. De Quebec pegaria o trem de volta. Acredito ser menos cansativo. 

5 comments:

Adriana, Alex e Aninha on 7 de julho de 2011 11:34 disse...

Que aventura Marden! Eu ainda Tô bem perdida com os ônibus da cidade, imagina de outros estados... Bjus

SonhoComCanada on 7 de julho de 2011 12:43 disse...

que legal !!

esse negocio da internet em onibus já tem sim aqui. pelo menos se for na categoria executivo, tem onibus da minha cidade até Porto Alegre. Pelo que sei. não sei se existe em outros destinos.

que demora essa. 12 horas para ir até Montreal de busao...era o que eu levava quando morava em Florianópolis e vinha visitar a família no RS. por isso eu pegava ônibs a noite e dormia quase que o tempo todo.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Kantynho on 10 de julho de 2011 10:58 disse...

"Ja existe isto nos onibus do Brasil?"... E a resposta é.... Só em sonho! E dependendo da região (aqui em Brasília por exemplo), andar de ônibus vai ser uma das piores experiências da sua vida!

Anônimo disse...

qual foi a empresa de Ônibus, pois estou pensando em ir de ônibus de montreal a quebec.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 12 de junho de 2013 22:09 disse...

Para você que pretende ir de Montreal a Quebec de ônibus verifique a empresa Orleans Express. Não tenho muita certeza, pois comprei o trecho Toronto-Quebec e cada trecho feito servido por uma empresa.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br