quinta-feira, 2 de junho de 2011

Social Mídia

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 10:48
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O que é Social mídia? Uma ferramenta cultural? Uma nova onda? Uma nova forma de nos tornarmos mais contactáveis e saber o que anda acontecendo na vida dos amigos e entes queridos? Um vício? Um desperdício de tempo? Um meio de comunicação moderno e interativo? Mais um entre milhares de web relacionamentos?  ...?????????  Na realidade pode ser tudo isto, só depende de você!

Não é necessário descrever o que é social mídia pois todo mundo sabe, mas saber como ela afeta nossa vida e como a usaremos é algo que precisamos avaliar.
Todos os dias recebo em meus emails vários convites para me aderir a um ou outro site de relacionamento social. A lista é kilométrica!!!!!!!!


Orkut, Facebook, Baboo,Hi5, Target, Sonico, Praxo e a lista vai ladeira abaixo. E as vêzes observo que recebo convites das mesmas pessoas para diversos sites. Não ter um perfil em rede social é estar fora do mercado de tudo: de trabalho, não falar com os amigos e até perder a prática com a tecnologia.
A questão é: será que damos conta de manter atualizado nosso perfil em tantos sites? NÃO, isto é impossível!
É claro que existem site de relacionamento que tem algo em particular: são mais populares em alguma região do planeta ou em algum país, ou é mais popular entre jovens, ou tem um perfil mais profissional, ou tem um apelo numa categoria profissional, ou oferece mais variedade de recursos etc, etc. Mas a realidade é que devemos escolher uma ou algumas poucas redes sociais que estejam em voga e procurar manter o perfil atualizado nelas. Não adianta ter trocentos perfis e aparecer lá no Natal e aniversário! Mesmo porque você vai acabar esquecendo seu nome de usuário e sua senha. Tô mentindo?

Depois de participar de alguns seminários sobre social mídia eu aprendi que participar em grande número não é o que interessa e sim a importância da rede social, conteúdo do seu perfil e manutenção dele. Mas social mídia requer cautela e discrição.
Ontem , em um seminário que participei fiquei chocada com os números. Não os sei de cor,  mas vai alguns informações aqui.
* O Facebook tem mais acessos no dia do que o próprio site de busca do google.
* Veja neste link os números do facebook ao redor do mundo.
* Ao contrário do que se pensa, a faixa etária predominante no Facebook é a de adultos entre 26 e 55 anos sendo que pessoas acima de 35 anos respondem por cerca de 30% dos usuários.
* Em geral os usuários  acima de 55 anos tem crescido gradativamente em todo o mundo.
* E para  quem gosta de mais números veja aqui.
* Muitas empresas canadenses  e americanas antes de contratar um funcionário, checam o perfil do candidato nas redes sociais, principalmente no Facebook pois por aqui ela é a rede social mais forte.
Portanto diante deste fenômeno de crescimento e de uso, social mídia está mudando a forma como pessoas e empresas usam e veiculam informação.
É ai que devemos nos preocupar com a imagem que temos on line. Nela exprimimos quem somos através de diversas formas: perfil, fotos, comentários, uso e colocação de links, brincadeiras, etc.
Um recente fato que ocorreu em Londres onde um guarda do Palácio de Buckingham colocou em sua rede social comentários sobre até então noiva do príncipe Willian da Inglaterra, fato este que gerou investigação e afastamento do cargo. Outros tantos fatos de celebridades que dizem o que não devem no Twitter e de repente o rastilho de pólpora já está longe. Isto leva nos a pensar que apesar da liberdade de expressão, há consequências daquilo que falamos e colocamos on line.
Uma informação uma vez colocado na rede, poderá ser removida, mas fica gravado em algum lugar nesta intrincada rede da informática, podendo se necessário ser rastreada. Além disto uma vez colocada na rede, ela poderá virar link que será acessado e recolocado para outros quem sabe milhões de usuários.
A maioria da pessoas tem um certo voyerismo virtual e dependendo do grau de privacidade estabelecido pelo usuário, permiti-se pessoas completamente estranhas ao perfil, ter acesso a informações importantes ou pelo menos mais privadas.  
Portanto vai aqui algumas regrinhas básicas para não se dar mal em redes sociais:
* Escolha uma foto apropriada para seu perfil. Uma flor, um cachorro, um tigre pode ser considerada legal para um adolescente, mas não para um adulto. O que você tem a esconder?  Cuidado com fotos provocativas, de partes inapropriadas pois você está "vendendo:" uma imagem de quem você é. Não ponha uma foto de quando você tinha quinze anos se isto já faz bastante tempo.
* Não use vocabulário chulo, palavrões. Expresse seus sentimentos e emoções de forma  ponderada. Se não tem nada bom a dizer, faça o log out e pronto. Não se esqueça de que hoje contratantes podem usar seu perfil social para sondar sua personalidade.
* Não teça comentários negativos sobre seu patrão, colega de trabalho ou empresa on line. Isto pode ser a sua carta de demissão. Cuidado com o que você diz se você não pode provar.
* Aprenda a usar o sistema de privacidade de cada grupo social para que as pessoas certas tenham acesso as informações que você quer compartilhar.
* Não publique on line detalhes demais sobre seu perfil. Jamais ponha seu endereço on line a não ser que ele seja comercial. Evite dizer que vai sair de férias dia tal. Existem bandidos de plantão inclusive na américa do norte. Eles vão adorar saber!
* Antes de aceitar um convite de amizade, saiba quem é esta pessoa e veja se ela tem algo em comum. Se não fizer sentido, mande um email e saiba porque ela quer ser seu amigo virtual.
* Evite mensagens eletrônicas automáticas diárias para seu grupo de amigos, mesmo que elas sejam aquelas famosas frases de incentivo, auto ajuda, aquela foto bonitinha, pois tá na cara que não foi você quem mandou e lota a página da pessoa. Você vai virar um chato!
* As redes sociais são redes de RELACIONAMENTO. Não são lojas virtuais, portanto não queira vender seus produtos e suas idéias para quem não quer comprar. Não existe nada de errado que você fale quem você é e o que você faz em seu perfil e que você coloque em SEU mural, mas se você quer vender, procure a parte de negócios da rede social e lá você oferece seu produto. Jamais coloque nos murais dos outros coisas comerciais. Você pode comentar sobre eventos futuros e acontecidos, da mesma forma que você fala sobre as festas que você foi ou que pretende ir. EX:  Um amigo me convidou para um lançamento da bolinha cor de rosa no centro de convenções da alameda dos ipês. Estou curioso!
Mais tarde: Fui ao lançamento da bolinha cor de rosa no centro de convenções da alameda dos ipês. Que lugar expetacular! O produto é bastante interessante e comprei dois para experimentar. Soa melhor, não soa? Imagina você colocar no mural dos seus amigos: Vendo bolinha cor de rosa! Lançamento hoje no centro de convenções da alameda dos ipês.
* Não faça penitência com joelho alheio: não use seu horário de trabalho para ficar na sua rede social, a não ser que isto faça parte do seu trabalho.
* Dê sempre uma olhada nas fotos e tags dos seus amigos da rede social.  Se elas forem imapropriadas trate de mudar a privacidade para que os comentários não apareça na sua página ou se não tiver jeito, delete-os. Imagine um head hunter olhando seu perfil e depara com fotos sexy de suas amigas, fotos de amigos empunhando armas, fazendo apologias a coisas  ilegais, foto de perfil de seus amigoa expondo partes privadas do corpo, etc. O que ele vai pensar? Isto só ele sabe! Mas pelo sim pelo não, seu nome pode cair fora da lista dele.
* Se você tem uma página social profissional, tenha informações cronologicamente consistentes. Tudo bem ter fotos privadas, das suas horas de lazer, mas não use aquelas em que você estava na esbornia, ou só coloque fotos de você se divertindo pois dá idéia de que não trabalha.

Não interessa se você usa sua página social para lazer ou trabalho, mantenha uma imagem dentro dos padrões para que você não se arrependa amanhã. Embora parece ser muito óbivo tudo isto, basta dar uma navegada pelas páginas sociais e podemos ver milhares de erros crassos cometidos por usuários.

Foto: crédito para Nutdanai Apikhomboonwaroot  

2 comments:

SonhoComCanada on 4 de junho de 2011 17:10 disse...

adorei o post !
ultimamente só uso o facebook e o twitter.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

SonhoComCanada on 4 de junho de 2011 18:31 disse...

obrigado pelo comentário lá no blog.
preciso fazer o passeio de carrete que vc comentou. quando estive no Canadá em 2003 foi no inverno.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

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