domingo, 24 de abril de 2011

Profissões Para Plano Alternativo

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 01:21
Reactions: 
Oitenta por cento das profissões não são regulamentadas no Canadá como um todo ou pelo em algumas províncias. Entretanto mesmo não sendo regulamentada, algumas províncias podem ter associações de classes que determinam as diretrizes da profissão e certo standard mínimo a ser adotado. Em muitos casos fica a cargo do empregador exigir ou não certificações, sejam elas locais ou aceitar uma credencial estrangeira. 
Descobrir quais são suas chances de trabalho e montar planos alternativos para que você chegue aqui e se encaixe no mercado ativo, deve fazer parte da sua extensiva pesquisa e preparação durante o processo imigratório.
A maioria dos imigrantes sonham com uma vida  melhor e contam com a formação que têm para chegar aqui e ganhar o mercado de trabalho. Entretanto muitas profissões são regulamentadas e isto significa avaliar diploma e partir para um processo de reconhecimento de credenciais estrangeiras no Canadá, que pode durar mêses ou anos e lhe custar  alguns mil dólares ( algo entre 5 a 30 mil). Muitos chegam aqui com uma perspectiva errada do processo, achando que vão chegar e conseguir suas credenciais canadenses rapidinho. Existem áreas em que o processo é mais difícil.
Cada profissão tem suas entidades de classe e são elas que determinam como o processo de reconhecimento será feito. Além disto, este processo pode diferir em cada província, portanto é importante verificar nas diferentes províncias em que você pretende se estabelecer, como seria , quanto tempo e qual o custo para reconhecer o seu diploma.
Certas profissões que para nós no Brasil não exige formação reconhecida, aqui  no Canadá pode exigir uma certificação. São os casos das profissões chamadas "trades". Ex: bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, mecânico de automóvel, etc. Portanto leia sobre as profissões " Red Seal".
Portanto explore seus hobbies e veja se por acaso você poderia fazer algum curso rápido no Brasil ou até mesmo um curso curto com certificação numa profissão não regulamentada para que você possa chegar aqui e achar um emprego e conseguir sobreviver até poder atuar na sua área.
Conheço casos de imigrantes, incluindo brasileiros que trabalharam de babá enquanto se preparavam para escrever o exame para ser enfermeira. Outro que trabalhou de atendente em loja de fast food ou material de construção enquanto fazia os programas para ser credenciado como dentista. Farmacêutico que trabalhou como assistente de farmácia, agente de turismo que era faxineira, etc. O cargo que você ocupa aqui será temporário se você usar isto como uma alavanca para o seu próximo passo.  
Existem muitos imigrantes que mudaram de área fazendo cursos de tecnólogo aqui pois era muito difícil e complicado para eles ( geralmente na questão financeira) reconhecer seus diplomas. Outros que batalharam muito e aceitaram um emprego secundário por um tempo até concretizarem o processo de validação de seus diplomas. Outros que por trabalharem numa área não regulamentada, não tiveram grandes dificuldades em seguir a vida no ponto em que deixaram no Brasil. Como também conheci outros que vieram preparados apenas para a glória do sonho e não tinham planos alternativos e acabaram se desencantando e voltando. Entretanto outros vieram preparados para as dificuldades, mas acabaram votlando porque acharam que não valia  a pena.
Cabe a você planejar. Tenha o plano principal e os alternativos. Traga o quanto de dinheiro puder e economize no início até que as coisas comecem a caminhar. Não se considere um fracassado e nem se frustre se tiver que arrumar um emprego qualquer para sobreviver no início. Não espere que a sua vida tenha o mesmo patamar que tinha no Brasil logo que chegar aqui. Uma queda no padrão de vida é justificável pois você pode estar atuando fora da sua área profissional,  o custo de vida aqui é mais alto em certos aspectos e você pode ainda não estar em seus 100% de potencial profissional.

Aqui você está começando do zero literalmente! Este é um período de transição e exige ajustes. Se dê este tempo. Mesmo que você não tenha o mesmo padrão de vida, desfrute da qualidade de vida.
Pesquise aqui possíveis profissões, veja se elas são regulamentadas ou não , e quais as que poderão ser sua tábua de salvação no início  aqui no Canadá. Quais são as profissões não regulamentadas? Brinque com o navegador e você vai descobrir as profissões e também o processo de reconhecimento de seu diploma em diferentes províncias canadenses.

Boa sorte !

1 comments:

Anônimo disse...

Adorei o seu post!!
Esclarecedor, informativo, realista e ao mesmo tempo cheio de esperanças...
Adorei!
Obrigada por compartilhar imformações preciosas!
Mamãe ZO
http://familiazonoquebec.blogsplot.com

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br