domingo, 17 de abril de 2011

No Canadá Você Pode ...

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 03:02
Reactions: 
É claro que a gente não deve dar mole ao azar, e bancar a pangualina, como se vivesse num país das maravilhas, mas aqui a gente não precisa viver como uma cobra sempre pronta ao ataque ou viver na defensiva o tempo todo. É claro que dependendo da cidade, ou área da cidade, manter a postura de cuidado e não baixar a guarda 100% é a melhor maneira de se resguardar e não ser mais um número na estatística.  Entretanto aqui a gente vive mais leve sem aquela neura, olhando para todos os estranhos ao redor, tentando descobridor de pode vir o inesperado.  Bandido de carteirinha e oportunista existem toda parte mas aqui as proporções são menores. Em cidades grandes,como Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary, Winnipeg e outras,  aonde existe um alto fluxo de imigrantes, com diferentes aspectos culturais e sociais os problemas aumentam e a segurança fica prejudicada.   Em centros de cidade  grandes, metros, estação de trem, ponto de ônibus,  aonde as pessoas ficam muito próximas, há sempre riscos. Certos grupos de pessoas podem ser alvo mais fácil, como idosos, mulheres grávidas ou carregando criança ou cheio de pacotes, turistas desatentos, ou pedestre solitário em lugar ermo e fora de hora.
Na região aonde moro tem mais ou menos 500  mil habitantes e a vida é mais tranquila e eu posso andar bastante descontraída. Embora estejamos próximos a Toronto vivemos como numa grande cidade de interior. Casos de violência e outros de segurança são em geral números isolados. Entretanto quando vou para Toronto, aonde a estatística é maior,  eu procuro ficar mais  ligada e mudo minha postura, mas aquela neura que temos no Brasil, ( * Bolsa na frente e com a mão nela. * Nada de jóia, as vezes nem aliança, celular , MP3 ou outro audio a mostra. * Atender celular , só dentro de algum loja ou outro espaço mais fechado. * Deixar um dinheirinho para o ladrão na carteira ou no bolso da roupa. * Andar com vidro do carro fechado, mesmo com aquele calourão lá fora, mesmo que você não tenha ar condicionado.  * Sair de casa e olhar para os lados para ver se se tem alguém parado observando e a lista vai por aí a fora) , isto ficou no passado!

No Canadá você pode...

* Sair do banco tranquila, com seu dinheiro no bolso sem medo de ser assaltada. Claro que se for uma grande quantia, o ideal é uma tranferência bancária. Correr risco para que?
* Colocar sua jóia e ir tranquilamente nas festas que ninguém vai pular no seu pescoço .
* Sair da loja com algo na mão sem ser taxado de ladrão.
* Andar com a bolsa no banco do carro com a janela levemente aberta que dificilmente alguém vai aparecer com um caco de vidro para  bater sua carteria ou espremer o braço pela fresta do vidro para pegar sua bolsa.
* Viver sem sistema de alarme em casa e  sem cerca elétrica.
* Deixar o seu carro com uma greta aberta( 0,5 a 1,0 cm)  para ventilar no verão que dificilmente alguém vai quebrar o vidro para roubar seu CD player ou seu GPS. Entretanto existem áreas que tem fama de roubo, aí o melhor é deixar o carro bem fechadinho, para virar forno, mas você deve achá-lo inteirinho. Em áreas de risco, quanto menos você chamar atenção, melhor. Quando vou ao Shopping Yorkdale eu fecho bem o carro e não deixo nada para chamar atenção pois já ouvi falar de casos de arrombamento, principalmente nos finais de ano. Esconda seu GPS e suas compras. Apesar de na maioria das cidades no Canadá a vida ser tranquila, existem cidades como Winnipeg que tem um índice maior de roubo de carro. Lá a polícia local fez grandes campanhas de conscientização e a população adotou medidas de segurança que fez o numero de roubos cair. Entretanto jamais deixe o carro com a chave na ignição, seja qual for a cidade pois eventualmente alguém pode achar esta oportunidade perfeita. O importante é prestar atenção  na postura da mídia e da polícia. Se houver campanhas educacionais é porque o número de casos aumentou e eles querer baixar estas estatísticas. Entretanto nunca ouvi falar de alguém que tem trava de volante mecânica ou que sai do carro e tira cabo de bateria ou coisa parecida para evitar roubo.
* Estacionar o carro na rua quando permitido, em espaço pago ou não, ou em estacionamentos de parques sem que apareça alguém dizendo: " Posso tomar conta ? " " Posso olhar? "
* Comprar algo na loja e devolver dentro do prazo, tendo a nota de compra, sem burocracia.
* Sair de casa, esculachada, de chinelo de dedo, uma calça e blusa velha, ou com um moleton e um tenis qualquer e entrar numa loja chique  em shoppings comuns , que ninguém vai olhar você como se fosse a pedinte do pedaço. Como pescoço sim !Talvez se você entrar naquelas de griffe exclusiva, onde só famosos entram, possivelmente vai receber atenção especial dos seguranças, mas dificilmente alguém lhe convidará a sair da loja. Quando digo esculachada, significa sem produção ( sem salto alto, sem maquiagem, ), mas com roupa limpa, que pode estar meio batida mas inteira, sem manchas e nem pra lá de desbotada. Aí é pedir demais! Basicamente uma camiseta e uma calça jeans normal do dia a dia.
* Você não precisa andar super, hiper bem vestida para passar a imagem de alguém bem sucedido.
* Estacionar seu carro popular num estacionamento do hotel, ao lado de uma Ferrari que nenhum funcionário virá lhe sugerir que você estacione no espaço reservado aos funcionários, ou no sub do sub piso. Isto já aconteceu comigo. Tinha um voyage e fui para um hotel 5 estrelas e lá me pediram a chave do meu carro para levar o meu carro para o estacionamento dos funcionários.
* Usar calça larga, baixa, boné atravessado que eles podem lhe achar um babaca, mas nunca um pivete.
* Desfilar com seu telefone novo, último modelo, ou seu Ipod, Iphone  em locais públicos sem neura de ser roubado. Mas cuidado com áreas de risco. Eventualmente ocorrem roubos, geralmente são casos isolados ou locais visados, mas nunca ouvi falar de casos de roubos por pessoas armadas. Na maioria das vezes são ações sorrateiras  em local de aglomerado público ou ação de grupos em cima de um indivíduo isolado em áreas com perfil social.   É claro que se você perder um destes, dificilmente alguém vai achar e devolver .  Eu já perdi um celular comum e liguei para ele e a pessoa  que achou me disse aonde eu poderia pegá-lo. Também já esqueci máquina fotográfica em restaurante e voltei no dia seguinte e estava lá a minha espera.
* Abrir a sua marmita na sua mesa de reunião com macarrão branco ou arroz e ovo, que ninguém vai achar que você é pobre. Possivelmente eles vão achar que você teve comida chinesa no jantar. Aliás carregar marmita aqui é a coisa mais normal.
* Abrir a sua cesta de piquinic em qualquer lugar, num parque, numa praia que ninguém vai achar que você é farofeiro. Super comum no verão, e as vezes com mesinha portátil, toalhinha xadrez, como nos filmes americanos.
* Desfilar com seu novo carrão. Pelo menos para você!  As pessoas vão olhar e admirar, algumas podem até querer ver detalhes, mas nem por isto vai aparecer os amigos por interesse e nem você vai virar o rei da cocada branca.
* Usar os mais variados estilos de roupa, na moda, fora de moda, da cor que quiser, misturar estampas que não tem nada a ver, usar prata, dourado, bronze durante o dia, desde que o modelo não seja nada um atentado ao pudor. Ninguém vai lhe chamar de cafona. Entretanto as pessoas observam postura e imagem profissional. Dependendo do seu cargo na empresa, eventualmentealguém ( um chefe ou colega de trabalho) pode lhe dar um toque de que sua imagem não condiz com o cargo, geralmente de forma reservada. Nunca vi fofoca de corredor sobre o que a fulana ou fulano esta usando hoje.  Mas seja aonde  for, bom senso e espelho grande nunca são demais! Embora conceitos de moda tem algo a ver com cultura, existem regrinhas básicas que nunca falham.
* Comprar roupas e outros artigos em lojas de usados, em garage sales ou via internet através de classificados que ninguém vai questionar o seu status financeiro e social. Aliás, frequentar garage sale no verão costuma ser programa de fim de semana para muitas famílias. Conheço pessoas que adoram frequentar garage sale de bairros ricos e trocam de móveis quase todo ano a preço de banana em fim de feira.
* Ter carros importados e ser do tipo do tipo que vende o almoço para comprar a janta. As aparências também se enganam por aqui.
* Comprar o que você  quiser, trocar de casa, carro, móveis,  que a vizinhança não vai ficar de cochicho dizendo: "o que será que ele faz para ganhar tanto dinheiro? "  Não que eles não observem, mas os comentários não tem aquele carácter de inveja, tipo seca pimenteira,  como se você não tivesse nenhum merecimento.
* Chegar com seu Ipad novinho em folha que não vai matar ninguém de inveja. Despertar a curiosidade sim! A maioria gosta de saber como funciona a tecnologia nova.
* Ser pedido a sua identidade caso eles achem que você não tem idade para entrar num Pub, ou tomar bebida alcoólica.
* Ser sugerido a tomar um taxi ou chamar um motorista designado para lhe conduzir em caso caso você esteja bêbado. Se insistir em dirigir você certamente encontrará a polícia a sua espera quando chegar em casa, ser multado por direção perigosa, perder a carteria por alguns mêses, podendo ir para a prisão, ter neste caso registro em seu relatório e ficar com o nome sujo para sempre. Saiba que esta infração aqui é acumulativa e progressiva.
* Ser processado por discriminação, assédio, ameaça, desrespeito aos direitos humanos, etc. Conheça a cultura para você não se ver em enrrascada. Muitas vezes aquilo que passa batido no Brasil, aqui pode lhe custar um bom dinheiro no bolso em multas, custas de processo e indenização. Jamais vá tirar satisfação com alguém, abanando o dedo no nariz. Seja no trabalho ou na vida pessoa, busque sempre o caminho legal de resolver, pois mesmo estando dentro dos seus direitos, se você agiu de forma errada, pode perdê-lo e passar de vítima a vilão.
* Ter o seu relatório pessoal manchado por porte de droga, armas ou coisas ilegais, e não interessa se isto foi  aos 16 anos. Mesmo que os anos passem, o registro  fica lá.
* Dirigir aos 16 anos depois de tirar a carteira temporária e ter uma pessoa  habilitada ha mais anos ao seu lado no banco do carona. Regras variam entre uma província e outra.
* Você pode deixar uma criança sozinha em casa, mas tem idade mínima, geralmente um número de horas dependendo da idade e do horário da noite. Mas não se esqueça. Eles são menores e aos pais podem ser  responsabilizados por algo que aconteça.
* Você pode ser responsabilizado por algo que aconteça dentro da sua casa com qualquer pessoa de fora. Portanto, sendo dono ou inquilino tenha sempre um seguro contra danos a terceiros para ser usado caso alguém caia e se machuque dentro dela. Isto é válido também para quando você contrata  alguém ou empresa para prestar um serviço. Exemplo: pintar, cortar grama, consertar o telhado, etc. Sempre peça para ver o número da police de seguro e que conste o número dela no seu contrato. Se você tem piscina ,ou trampolim em casa, jamais deixe uma criança ou adolescente sem supervisão brincando neles. De preferência que seja um dos pais.
* Ir parar na cadeia por causa de infração de trânsito, mesmo sendo menor.
* Ser multado  e até indisciado por crime de colocar a vida dos outros em perigo, caso você conserte o freio do seu carro em casa e alguém o denuncie. Você precisa ter certificação para fazer isto. Caso contrário você pode estar numa grande enrrascada.
* Ser multado por um policial a paisana. Existem carros "under cover", ou seja, sem pintura e faixada de polícia, mas que contém luz e sirene . Portanto qualquer um atrás de você ou do seu lado, não interessa qual modelo ou cor de carro,  pode ser um policial a paisana.

Tem muitos outros podes, positivos e também negativos no Canadá. A medida que eu for lembrando eu vou aumentando a lista.

4 comments:

Anônimo disse...

Ola! Td bem?

Nao sei onde vc mora aqui no CA mas discordo de alguns poucos pontos:

- Andar com a bolsa aberta que dificilmente alguém vai bater sua carteria...
No Metro de Toronto e Montreal eh normal isso....se vc entrar com a bolsa aberta e sem atencao vc corre o risco de ser furtada sim.

* Deixar o seu carro com uma greta aberta para ventilar no verão que dificilmente alguém vai quebrar o vidro para roubar seu CD player ou seu GPS.
Conheco varios canadenses e brasileiros em Toronto e Montreal que tiveram o vidro do carro quebrado, inclusive dentro de estacionamento de shoppings...Se a pessoa deixa o vidro do carro um pouco aberto, ou a chave na ignicao vc pode tomar uma multa (conheco 2 que jah tomaram....)
Essa uma lei que funciona em todo o Canada...

* Sair de casa, esculachada, de chinelo de dedo, uma calça e blusa velha e entrar numa loja chique, que ninguém vai olhar você como se fosse a pedinte do pedaço.
Repito, nao sei onde vc mora aqui no Canada, mas em Vancouver, Toronto e Montreal se vc entrar assim em uma loja mais cara com certeza alguem vai lhe seguir, vc pode nao notar, mas sem duvida as cameras de seguranca e alguem estarah checando oq vc faz...

* Desfilar com seu telefone novo, último modelo, ou seu Ipod, Iphone que raramente você vai ser roubado.
A policia de Montreal estah fazendo nesse mes uma campanha para vc nao utilisar seu Ipod, Iphone, Mp3, Ipad e etc dentro do Metro pois os casos de assalto aumentaram 3X (!) em 2011.

* Comprar o que você quiser, trocar de casa, carro, móveis, que a vizinhança não vai ficar de cochicho dizendo: "o que será que ele faz para ganhar tanto dinheiro? "
Acredite, eles fazem isso sim...mas guardam isso apenas para os amigos proximos e familiares.

Mas concordo com a maioria dos pontos!;)

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 19 de abril de 2011 10:27 disse...

Olá Anonima!
Obrigado por mandar seu comentário e sobretudo por discordar de mim em alguns pontos. Na realidade este post caiu no blog acidentalmente antes de ter sido finalizado. Geralmente eu escrevo e depois reviso para ver erros e idéias para ver se é exatamente o que quero dizer. É a segunda vez que faço isto. De qq forma revisei meu post e esclareci melhor o que pretendia. Pelo que sei que é lei no Canadá quanto ao carro e pode gerar multa, não é deixar a chave na ignição e vidros abertos e sim deixar o carro ligado e parado por mais de 3 minutos ( por exemplo esquentando o motor no inverno. Talvez eu esteja desinformada! Você pode me mandar algum link com esta informação?

Carlinha on 22 de abril de 2011 11:36 disse...

Quando morei em Vancouver, uma coisa me chamou atenção. A gente, no Brasil, não dá muita importancia quando lemos que um crime aconteceu, ou que mataram uma pessoa e tal. A não ser que tenha sido muito diferente, ou cruel, ou com uma pessoa importante. Em Vancouver, quando um crime com morte acontece, é uma loucura, toda a publicidade em cima, falam nisso como se fosse o fim do mundo. Na semana passada, li numa reportagem que o número de homicídios em Toronto em todo o ano de 2010, foi de apenas 7 casos. Eu não sei se o número está correto, mas não deve ser muito longe disso.
Uma coisa que eu realmente gosto aqui, é que posso sair, a qualquer hora do dia ou da noite, que não vou ficar amedrontada como se fosse no Brasil. É claro que a gente toma cuidado. Mas não é aquela coisa que te faz olhar para todos os lados, como se estivesse num filme de terror, onde não sofrer um ataque é ser sortudo.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 22 de abril de 2011 18:34 disse...

Carlinha, a questão é que no Brasil acontece tanta coisa ao mesmo tempo que o crime já se tornou uma coisa banal, até que ele acontece perto de nós. É como você disse. As notícias só chamam a atenção quando se trata de algo absurdo ou cruel ou involve gente famosa. Aqui os números são baixos e qualquer coisa se torna assunto da mídia. O que para eles aqui é um alto número, no Brasil seria estatística de um fim de semana em cidade grande. Que bom que nós podemos ter este privilégio e esperamos que outros tantos o tenham no futuro.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br