domingo, 3 de abril de 2011

Hora de Prestar Conta ao Leão Canadense

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 07:44
Reactions: 
Abril é hora de prestar contas com o fisco no Canadá. Como em qualquer parte do mundo declarar renda e gastos  é uma obrigação imposta pelo sistema e que devemos seguir pois quando este leão ruge em nossa direção não é nada bom.

Há quem prefira comprar um programa de computador e fazer a declaração pessoalmente em casa. Há outros que preferem  procurar um contador e deixar na responsabilidade dele brincar com os números e que venha uma boa notícia no final: restituição.

Uma sugestão pessoal é que quem vai declarar a primeira vez aqui , use um contador indicado por alguém conhecido. Se você é do tipo que gosta de fazer sua própria declaração, no seu primeiro ano, compre o programa, jogue os números e veja o resultado, mas pague um contador para fazê-la e remetê-la para você. O custo varia entre 50 a 100$ dependendo do profissional.
Se no final o seu resultado e o do contador for bem parecido, significa que você estava no caminho certo, e se no próximo ano, caso se sinta confortável, faça você mesmo.

No nosso primeiro ano aqui, o resultado fazendo nós mesmos, nos deu um imposto a pagar absurdo. Resolvemos pagar um contador e acabamos recebendo um dinheirinho de volta. Embora o programa seja auto explicativo, vão existir dúvidas que não vamos esclarecer e pelo sim pelo não, é melhor não ter que pagar nem receber imposto demais.

Sente com este contador e procure saber o que é dedútivel e o que não é e se prepare bem para o ano seguinte. O ideal mesmo é que você procure um contador assim que ponha os pés no Canadá, pois assim tem chance de se preparar com antecedência e guardar recibos de tudo o que gastou.

Afinal, a bocada do leão aqui é proporcional à sua faixa salarial e ele sabe bem aonde abocanhar mais.

Você irá precisar de um extrato anual de renda ( T4) , ganhos com investimentos ( T3, T5) , aplicações financeiras e contas bancárias e compra de RSP's e RRSP's.

Algumas sugestões de despesas a guardar recibos. Faça uma pastinha para quando chegar a hora da declaração, você não ficar correndo atrás de papéis.

* Recibos de despesas médicas, hospitalares e dentistas - sugestão: tire cópia do recibo de pagamento caso ele seja ticket de máquina, pois com o tempo eles desbotam e somem. Isto vale também para compra de qualquer equipamento que você vai guardar ou potencialmente usar a garantia no futuro.  Se o recibo não discriminar o serviço, faça uma pequena nota e anexe ao recibo ou à fatura. Caso você tenha usado o reembolso parcial, guarde junto o documento da seguradora anexado à fatura, pois você possivelmente pode reclamar a diferença paga.

* Recibos de gastos com transporte público- faça a mesma coisa citada acima. Anexe junto uma anotação do tipo: "compra de passe do metrô, ou Go Transit, etc.

* Recibo de taxas pagas em cursos e  materias didáticos relacionados ( livros, apostilas).

Eu achei este site que é do tipo FAQ que pode esclarecer muitas dúvidas.

Para melhor se situar, consulte um contador licenciado, mas não pegue qualquer um em corredor de shopping. É prático, mas na minha opinião, se o sujeito for realmente bom, ele terá uma clientela suficiente para continuar em seu escritório e receber a papelada lá. Se ele vai para um quioske em shopping , ele pode não ser tão requisitado, ser novo no ramo ou ser um picareta que ninguém usa os serviços.  Eu tenho lá minhas dúvidas se um profissional realmente atarefado iria correr atrás de 50 a 100 $ de clientes em shopping.

Uma vez feita a declaração, se você tem restituição, aguarde em casa que seu cheque vem. Quanto mais cedo declarar, mais cedo vai receber. E aqui não tem esta de primeiro lote de restituição, segundo lote. Conosco já aconteceu de menos de dois meses depois o chequinho estava na nossa mão.

Boa sorte com o leão! Que ele não lhe olhe de cara feia este ano!
E para quem já fez declaração de renda no Canadá, como foi sua experiência?


6 comments:

Dan on 3 de abril de 2011 10:21 disse...

Contador em shopping? Mais uma peculiaridade canadense :)

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 3 de abril de 2011 16:25 disse...

Pois eh, se me contassem eu também acharia engraçado. Mas nesta época do ano, alguns contadores se estabelecem em quioskes nos corredores dos shoppings daqui e prestam serviço de fazer a declaração de renda das pessoas. Com certeza é prático, mas eu prefiro aquele camarada bem estabelecido e conceituado lá no escritório dele.

Pedro on 6 de abril de 2011 09:44 disse...

Oi Marden,
Realmente estamos a caminho de Whitby, mudamos dis 30/04.
Interessante seu post sobre o IR. Ano pasado eu fiz sozinho usando um programa gratuito. Esse ano tentei fazer a mesma coisa mas desconfiei que alguma coisa estava errada na minha declaracao...acabei indo numa agencia do H&R Block e foi uma otima decisao: ao inves de pagar, recebi uma boa restituicao. Depois dessa experiencia pretendo fazer o mesmo no futuro pra nao perder dinheiro a toa.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 6 de abril de 2011 10:28 disse...

Pedro, seja bem vindo a Whitby. É um estilo de vida diferente de Toronto, mas acredito que vão gostar. Já moramos aqui há 8 anos e estamos bastante satisfeitos. Façam contato quando mudarem. Obrigado por compartilhar sua experiência sobre o imposto de renda. Embora não seja nada complicado fazer a declaração, o contador sabe exatamente o que pode e não pode ser usado como desconto e isto pode fazer uma tremenda diferença no final.

Lupatinadora on 10 de abril de 2011 00:38 disse...

Marden,

Você tem alguém pra indicar? Lembro que quando perguntei da outra vez vc falou que o contador de vcs tinha bobeado em alguma coisa.

Eu tive pouquíssima renda em 2010 e meu marido não precisa declarar porque não tem SIN number (é estudante). Já me falaram pra ir na H&R Block mas fico pensando se vale à pena pagar $100 pra declarar $2.000 de renda.

Dicas são bem vindas!

bjo

Ana Paula e Fredson on 19 de abril de 2011 17:01 disse...

Olá Marden. Esta semana enviei um e-mail para v0c^,mas ainda não obtive resposta. Gostaria de saber se o recebeu. Fico no aguardo.
Um grande abraço.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br