sábado, 5 de março de 2011

FGTS

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 09:54
Reactions: 

Você pode ter uma surpresa agradável! Nós tivemos!


Este post se destina sobretudo aos imigrantes que já trabalhavam na época do plano Bresser e plano Collor e que posteriormente imigraram e na saída do país sacaram seu fundo de garantia, mas  o fizeram há alguns anos atrás.


O relato abaixo é pessoal , mas acredito que possa ajudar alguém.


Em 2003 quando saímos do Brasil meu marido zerou sua conta de FGTS. Naquela época o que foi dito a ele é que o saldo das contas haviam sido reunidas.


Em 2005 quando voltamos para visitar nossos parentes, nosso procurador nos mostrou  um extrato de saldo de FGTS em uma conta de um de seus primeiros empregos. Como o saldo era uma merreca, não perdemos tempo. Deixamos aquilo para lá.


Nesta nossa estada, eu o sujeri verificar no banco se podería sacar o valor uma vez que o saldo era quase 700 reais e zerar a tal da conta.


Na Caixa Economica Federal nos informaram que se o trabalhador tiver mais de 3 anos sem ter a carteira de trabalho assinada, que o valor poderia ser sacado. E o mandaram procurar o funcionário responsável pelo FGTS para preencher aos formulários.


Lá requisitaram uma série de cópias de documentos e abriram uma a uma , as contas de FGTS que ele tinha. Individualmente o funcionário conferiu os dados da carteira de trabalho com as contas e os períodos em que a conta recebeu pagamento. Lá acharam saldo em algumas contas anteriores e durante o plano Bresser e Collor, as quais ele não recebeu nenhum extrato nos últimos anos. Por alguma razão as contas não foram reunidas ou receberam pagamento de perdas durante os planos econômicos, de ações coletivas e agora com um sistema mais informatizado, fica mais fácil ao trabalhador verificar informações.


Minha sugestão é que na sua próxima visita ao Brasil, leve sua carteira de trabalho, cartão de PIS, identidade, CPF, e vá a uma agência da Caixa Econômica Federal e verifique todas as suas contas de FGTS. Caso você tenha algum saldo, você precisa de uma semana a 10 dias para receber o saldo.


Se não fosse pelo extrato de uma conta, que de acordo com o funcionário da Caixa, se deve a um erro na qual a data de saída dele da empresa não foi colocado no sistema, meu marido não teria sabido da existência do saldo destas outras contas, pois para nós todas elas haviam sido zeradas em 2003. Isto seria um fundo perdido.


Você pode perder alguns minutos na fila, mas ter boa surpresa! Boa sorte!


2 comments:

mamãe ZO on 17 de abril de 2011 23:53 disse...

Olá MArden!
Li o seu post sobre o FGTS e fiquei cheia de duvidas... Primeiro, quando voces sairam do Brasi, como foi que fizeram para sacar o fundo? Seu marido "negociou"a saida do emprego para sacar o fundo ou é mesmo permitido fazer isso? Até onde eu sei, poderiamos sacar o fundo de garantia somente apos 3 anos fora do país... É isso mesmo? Você poderia me esclarecer? Desde já te agradeço moooooooito!
um abraço,
Mamãe ZO
mamaezo2010@hotmail.com

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 19 de abril de 2011 08:22 disse...

Olá mamae ZO,
Quando saímos do Brasil meu marido veio num processo de trasnferência, mas como eram duas empresas distintas dentro do mesmo grupo ele foi demitido aí para ser contratado aqui.Em 2003 as regras permitiam sacar o fundo após dois meses de demissão, então nós abrimos uma conta na CEF para que este dinheiro fosse depositado, pois naquela altura do campeonato já estaríamos aqui. Recentemente o que nos disseram na CEF é que após 3 anos sem ter carteira assinada, a pessoa pode sacar o fundo. As regras mudam e o importante é conversar no setor do FGTS para ver como funciona hoje. Meu objetivo com este post foi alertar pessoas que já sairam do Brasil há mais tempo e principalmente quem trabalhava na época do governo Collor e teve perdas salariais e de benefícios causadas pelos planos econômicos da época. Como houve muitas ações coletivas para que os juros fossem pagos relativos a contas congeladas, estas pessoas podem ter grana na conta do FGTS e simplesmente não saberem disto. Foi o que aconteceu conosco.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br