sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festa? E agora?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 08:44
Reactions: 
Você recebeu seu primeiro convite para uma festa e não sabe como se comportar ou o que fazer. Isto é normal! Afinal temos outra cultura e não queremos pagar nenhum  mico, ser inconvenientes ou parecer estar alienado as coisas do país. Então vão aqui algumas dicas.

Hoje a festa é:

Aniversário. ( Birthday)

• Adolescente- quando o anversariante é um adolescente geralmente se coloca dinheiro (25$ ou mais se quiser) no cartão de aniversário.

• Criança – Elas gostam é de brinquedo mesmo. Então passeie pelo mundo da Toys R Us, ou dê uma passadinha em uma loja de departamento tipo Walmart  e outras e compre algo de acordo com a idade. Na dúvida, dê uma cartão presente que os pais vão lá e escolhem algo que a criança não tem.

• Colega de trabalho - Geralmente quando a inciativa partem dos próprios colegas, se faz um cartão coletivo e as pessoas colocam dinheiro no cartão. As vezes o valor é determinado mas pode ser deixado em aberto. Depende do poder aquisitivo dos funcionários no local. Se o valor for determinado, coloque este valor mínimo ou mais se você quiser. Se não for determinado, para um adulto, geralmente se coloca de 30 a 50$. Se a festa for num restaurante, cada um paga a sua conta e as vêzes racham a conta do aniversariante.

Outra opção usada é uma vaquinha para comprar algo que a pessoa quer ou que precisa.

Quando a pessoa o convida para celebrar com ela em sua residência, as opções são gift card de shopping, de loja especializada em algo que a pessoa gosta ou usa frequentemente, de loja de bebida, de spa .

Quando você conhece bem a pessoa, um gift de card de loja de livros, restaurante, CD, DVD, ou até mesmo um ticket de show de um artista que a pessoa curte. Outro presente comum entre os homens principalmente, é ticket de loteria.

Se você recebeu um convite RSVP (répondez s'il vous plaît) ou seja, confirme presença. Geralmente nestes convites tem um contato via telefone ou email. Se você for, confirme e diga o número de pessoas que vão comparecer. Festa aqui é feita baseado em número de confiirmações, não em termos de número de convidados. Seja educado e não se torne um penentra na festa, caso você não confirmou. Isto revela falta de educação e coloca o anfitrião em situação de constrangimento, pois vai faltar comida e bebida.

Se você foi o aniversariante e recebeu alguns convidados em casa ou se fizeram alguma surpresa para você, mande um cartão de agradecimento às pessoas que compareceram ao “petit committee”.

Bodas ( Anniversary)

Para os canadenses, “Anniversary” é a celebração de algo que não é nascimento físico. Portanto o que para nós é aniversário de casamento, aniversário de cidade, aniversário de empresa, para eles é “Anniversary”. Para bodas, o que já vi foi os colegas de trabalho angariarem fundo para dar ao casal. Junto com os filhos do "aniversariante",  os colegas decidem o destino do dinheiro arrecadado ou simplesmente dão o dinheiro. Os casos que vi foram: trocaram o carpete da casa enquanto o casal viajava, compraram um pacote de turismo para algum lugar quente ou algum cruzeiro. Sinceramente nunca vi ninguém chegando com rosa, baixela , talher de prata para dar de presente numa bodas de prata. Acho que aqui eles são mais práticos neste assunto.
 
********************************************************************
Churrasco

Se você está pensando naquela picanha assada, aquela asinha e aquele lombinho, esqueça. Pensou num dia inteiro de muita conversa fiada, regado a cerveja gelada às custas do dono da casa, com direito a bebum no final dia, esqueça. Pensou em sambão, batuque, pagode, roda de violão, esqueça.

Churrasco à canadense significa em geral:

- encontro que vai durar de 2 a 4 hs em média

- Comer sanduiche com hamburguer, salsicha no pão,

- Eventualmente pode haver uma asa de galinha ou coxa na grelha.

- Refrigerante e sucos.

- Música baixa e pessoas sentadas contando caso,

- Grupo pequeno geralmente em torno de 10 pessoas,

Portanto , com a mente preparada vá, levando sua caixa refrigerada com uma meia dúzia de cerveja ( afinal você vai dirigir depois);

Leve um vaso de flores para a dona da casa caso seja a sua primeira vez na casa desta pessoa.

Vista-se de forma relaxada. Para as mulheres evite roupas extravangentes, que mostre muito o corpo, tipo shorts muito curtos, decotes pronunciados, maquiagem carregada, roupa colada. Por ser um ambiente familiar, você não vai querer passar uma imagem errada.

Procure ser pontual e quando a maioria das pessoas se retiraram faça a sua saída estratégica.

Casamento

Só vá se for convidado.

- Se receber um convite RSVP, não se esqueça de confirmar presença.

- Se confirmar presença, não invente uma desculpa esfarrapada para não ir. Se não puder comparecer, envie um cartão de agradecimento e de felicitações

- Geralmente a lista de presentes fica em alguma lojas da cidade e não deixe para a última hora pois senão você vai ficar sem $$$$$$ opção.

- Os presentes são entregues na casa de quem o convidou ( noiva, noiva ou os pais deles) , acompanhado de um cartão.

- Em termos de roupa, casamento aqui é tão badalado quanto é no Brasil. Entretanto esteja preparado para ver roupas um tanto quanto diferentes , pois o conceito de beleza e estilo é bem particular, sem contar que moda muda a todo tempo. Homens usam termo e mulheres usam vestido de festa. Brilho é comum nas roupas inclusive durante o dia.

- Cuidado com perfumes fortes porque as festas sempre ocorrem em ambientes fechados.

- Se houver lista de convidados, não se esqueça de assiná-la.

- Procure saber se existe algum procolo (ex: lugares reservados, evitar usar certas cores, etc).

- Lembre-se que pontualidade para as outras culturas é muito importante. Nós brasileiros passamos as vezes a idéia de falta de respeito ou seriedade porque não somos pontuais, deixamos de ir a compromissos sem ter o cuidado de avisar. Se vai atrasar, avise. Se não vai, avise.


Chá de Bebe e Chá de Panela - Baby Shower e Bridal Shower

- Geralmente tem lista de convidados RSVP. Confirme presença.

- Não deixe para comprar o presente na última hora. Você fica com as opçõe$$$$$ mais limitadas.

- Se comprar roupas e fraldas evite os tamanhos recem nascidos pois é o que a pessoa mais ganha.

- É quase certo que haverá brincadeiras. Participe!

- Se você vai promover um Baby Shower, prepare uma lista em duas ou três lojas estratégicas na cidade  ( se houver opções) . Prepare brincadeiras para entreter os convidados.

- Prepare comidas que os canadenses estejam habituados a comer. Se for ter pessoas de diversas idades, cuidado com a segurança. Não se esqueça ( ou saiba) que o que acontecer em sua casa ou sua festa, você é o responsável pela segurança das pessoas.

- Mande um cartão de agradecimento, de preferência escrito a mão, aos convidados que compareceram.

Festa da Empresa

- Vista-se condizente. Você não deve se expor. Seja cordial, evite comentários maledicentes.

- Observe mais. Procure aprender um pouco mais sobre as pessoas, sobre a cultura local.

- Junte-se às pessoas, converse sobre coisas agradáveis, mas evite assunto de trabalho. O povo aqui não é achegado a levar trabalho para casa ou melhor para festa.

- Cuidado com brincadeiras e piadas pois nem tudo que faz sentido para nós , faz para eles.

- Cuidado para não se vestir bem demais. As pessoas aqui são menos formais. Na dúvida, va no meio termo.

- Se for um jantar, antes de se sentar pergunte se os lugares estão vagos.

- Evite conversar alto, dar gargalhadas altas. Isto não faz parte do jeito deles.

- Se for festa de natal, usar gravatas, brincos, broches ou outros adereços temáticos é frequente. Mesmo que você ache brega, participe. Afinal se você usar uma gravata cheia de bonequinhos da neve, você estará apenas no clima da festa.

Happy hour ou festa sem motivo especial

Se você foi convidado para um happy num restaurante ou bar, procure chegar na hora combinada. Nós brasileiros temos fama de estar sempre atrasados e de não respondermos a convites. Se vai , confirme. Se não , agradeça e justifique.

Se o convite é para um jantar, pergunte o que deve levar. Se deixarem em aberto, leve algo popular: salada Caesar, salada de macarrão, almôndegas, salada de batata, strogonoff, Garden salada, espetinhos de carne ou frango, arroz selvagem, arroz a grega, batata ao forno com molho de queijo ou frango, chili, sopa de lentilha, creme de brocoli, etc. Se o prato for quente, leve de preferência numa slow cooker. Se você optar por uma sobremesa leve um “Cheese cake”, gelatina cremosa colorida com frutas, pavê, sorvete, torta de maça, “cup cake”, profiteroles, bombons, etc.
Isto também vale para os “pot luck”.

Se lhe disseram para não levar nada, leve pelo menos um vinho ( se os donos da casa gostarem) ou um vaso de flores para a dona da casa.

Festa a Fantasia

Elas são raras e acontecem mais na época de Haloween. Mas se foi dito que a festa é a fantasia, vá a caráter.











0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br