quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Indo ao Dentista no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 01:45
Reactions: 
Dentista no Canadá é particular ou atráves do plano dentário oferecido pelas empresas como benefício. O sistema do governo não cobre tratamento dentário. Os  planos dentários variam de uma empresa para outra e também o tipo de cobertura para cada serviço.

 Desde que me mudei para cá eu sempre vou ao dentista a cada 9 mêses , pois este é tempo em que meu plano dentário cobre uma limpeza. Se neste intervalo eu percebo algo errado, ligo e marco uma consulta.
As coisas que  eu pude constatar  em relação ao tipo de serviço prestado no Canadá são o seguinte:
* A limpeza é feita por um profissional chamado “Hygienist”, um técnico em higiêne bucal que faz um curso de pelo menos 2 anos para isto.
* O raio X é feito no próprio consultório e se há um problema a gente já sai do   consultório sabendo do que se trata.
* Geralmente o “Hygienist” faz a limpeza e em seguida o dentista vem e faz uma checagem geral para ver as condições da gengiva e se há alguma cárie.
* Uma visita ao “Hygienst custa entre 130 a 170 dólares e a gente sai de lá com escova de dente de boa qualidade e uma amostra de fio dental e creme dental e demora cerca de 30 a 40 minutos.  Na visita ao ortondontista também ganhamos escova, fio e creme dental.
* Se é necessário fazer extração, cirurgia, tratamento de canal, ou tratamento ortodôntico , eles encaminham aos “especialista” da área.
* Quando se trata de um preenchimento de cárie ou  limpeza, o dentista faz e remete o custo ao seguro e se a sseguradora não cobrir o tratamento todo , recebemos a nota da diferença em casa para remetermos  pagamento ao escritório. Quando se trata de um serviço diferente ( ponte, coroa por exemplo) eles submetem o orçamento ao seguro e recebemos em casa o valor que o seguro cobre . Temos também a opção de pagarmos  e remetermos a nota do serviço à seguradora e recebemos via correio o cheque do reembolso ou deposito em conta bancária ( depende a nossa opção quando assinamos o contrato). Aí decidimos se queremos ou quando queremos fazer o tratamento.
* Alguns consultórios determinam a forma de pagamento. A maioria recebe em cartão de débito, cartão de crédito ou dinheiro. Muitos não aceitam cheque. Quando marcamos a consulta somos informados da forma de pagamento.
* Todas as  vezes que fiz um tratamento dentário, recebi a nota fiscal  integral  do valor pago. Jamais me deram dois preços, com ou sem recibo.
* Em todos os consultórios de especialistas, o valor do tratamento foi pago por mim , eles submeteram a nota de serviço direto à seguradora e eu fui reembolsada pela seguradora dias ou semanas mais tarde.

Aqui vão alguns custo de serviço que paguei por aqui do meu bolso.  Veja bem. Valores podem mudar de uma cidade para outra e de um profissional para outro. O objetivo é apenas dar um parâmetro.

Radiografia de 1 dente - +- $60,00
Extração de  dente ( siso) normal-  +- 280, 00 cada dente
Extração de dente ( siso ) impactado +- 470,00 cada dente
Tratamento de canal- por cada raiz +- 422,50 por raiz
Consulta com o endodontista- 145,00
Consulta com o dentista para extração do siso – 122,00
Tratamento ortodôntico  +- 5,200.00 ( inclui a manutenção mensal, os aparelhos fixos e móveis de um tratamento padrão.  No caso dos meus filhos o tempo estimado foi de 24 meses e atualmente eles estão na manutenção semestral.
Avaliação ortodôntica, molde e radiografia panorâmica +- 850,00
Cirurgia para colocar corrente num dente canino impactado para corrigir a descida do dente +- 1, 800.00
Ponte fixa feita com 4 dentes +- 8,500.00 ( espero que seja esta mesma a descrição).
Coroa +- 1, 290.00

3 comments:

Patitando on 18 de dezembro de 2010 07:11 disse...

Olá Marden, tudo bem?
Muito interessante este post, achava que os planos dentários cobriam pelo menos canal ou radiografias... Agora o tratamento ortodôntico é bem salgado hein? Eu já sabia que os preços relacionados à área de odonto eram salgados, mas é bom ter uma ideia dos valores.
Abraço e bom final de semana!

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 20 de dezembro de 2010 00:58 disse...

Oi Pati, eu lhe diria que os preços são salgados e apimentados.
Cada plano tem faixas de cobertura diferente.É sempre bom saber o quanto o plano vai cobrir principalmente nos casos de tratamentos caros. O meu plano cobre um número limitado de "atividades" , digamos assim, anual. O plano paga por exemplo 1 limpeza anual, se eu fizser 2, a segunda sai do meu bolso. O tratamento de canal o meu plano cobre cerca de 80%, mas não sei quantos eu posso fazer num ano. No caso do tratamento ortodôntico dos meus filhos, o plano cobriu apenas 2 mil. Agora, a maioria dos especialistas recebem a conta de você e submetem a nota de serviço ao seguro para que o seguro lhe pague. Com excessão de tratamento de caries em que o seguro cobriu 100%, o resto sempre sai alguma coisa do meu bolso.
Abraço

Camilla Lopes on 20 de janeiro de 2011 12:53 disse...

Olá, tudo bom? Estou indo morar em Montreal em abril e preciso de alguma indicação de ortodontista para continuar meu tratamento lá. Você saberia me informar algum? Se conhecer algum brasileiro melhor ainda :)

Adorei seu post! Me ajudou bastante :)
Abraço,
Camilla

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br