terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dirigir no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 23:16
Reactions: 
Para dirigir no Canadá a pessoa:

• Tem de ser maior de 16 anos . Em algumas províncias, pessoas com idade de 14 anos podem iniciar o processo de aprendizado para dirigir ( teórico) , mas para ter licença somente depois de 16 anos.

• Ter uma carteira válida no país de origem  ou tirar uma carteira aqui e passar pelo período de experiência que varia de 1 a 2 anos nas categoria básica ( na qual só pode dirigir acompanhado), 1 a 2 anos na próxima categoria ( tem algumas restrições inclusive de alcool)  para depois fazer o exame de rodovia e ter a carteira plena.

• Ter a idade mínima estabelecida na província e ter a licença básica ( primeiro estágio) que varia a categoria de uma província para outra.

• Para quem tem a licença no primeiro estágio, ter um motorista habilitado com um certo grau de experiência sentado no banco do passageiro é mandatório. Em Ontário este motorista tem de ter pelo menos 4 anos de carteira G plena.

• O período para usar a carteira brasileira no Canadá depende do tipo de visto de entrada. Para residentes varia de 60 a 90 dias na maioria das províncias. Em Quebec é um ano a contar da data de aterrissagem. Veja no post “ Permissão para Dirigir ” informações específicas para cada província.

• O tempo de permissão para dirigir pode ser diferente para a categoria estudante e trabalhador temporário em cada província.

• Pessoas com mais de 2 anos de experiência em dirigir em outro país podem ter o período de experiência probatório cancelado e poder tirar a carteria plena ( sem restrições) após fazer o exame escrito. Verifique as regras para cada província. A regra é a mesma para veículos automotores e motocicletas. Entretanto o exame escrito e o de rua precisam ser feitos pela maioria dos imigrantes proveniente de quase todo o mundo, com excessão dos países que tem acordo com as províncias do Canadá.

• A carteira internacional ( Permissão Internacional para Dirigir - PID)  emitida no Brasil pelo DENATRAN segue o modelo estabelecido pela Convenção de Viena, entretanto o nome do Canadá não aparece na relação de países que aceitam este documento.   Entretanto para pessoas que vão permancer mais tempo que o máximo permitido na província usando a carteira do país de origem, como Quebec por exemplo, ter uma permissão internacional para dirigir é necessário. Embora a carteria Internacional tenha validade de um ano, pelo que já li,  em algumas províncias ela tem de ser apresentada junto com a carteira do país de origem e só tem validade se a carteira de motorista for válida. Ou seja , se a sua carteira de motorista vencer, a carteira Internacional de nada vale. Em outras províncias a regra é clara: se permanecer mais de 60 ou 90 dias, uma carteira local deve ser tirada.

• Em províncias aonde a carteria brasileira não precisam ser entregue ao ministério dos transportes quando o exame escrito é feito , eu sugiro ao imigrante a fazê-lo assim que chegar ao Canadá pois ainda poderá usar a carteira por 60 a 90 dias até fazer o exame de rua e tirar a carteira plena.

• Já nas províncias aonde a carteira tenha de ser entregue ao ministério dos transportes, é importante que um dos conjuges entre com o processo e finalize e somente depois o outro inicie o processo, pois desta forma haverá pelo menos uma pessoa na casa com carteira válida.

• Para quem vem para Ontário, mesmo que não planeje ter carro a curto prazo, mesmo assim eu sugiro tirar a carteira logo, pois este é o principal documento de identidade canadense aceito na província.

• Antes de tirar uma carteira internacional considere os seguintes fatores:

_ Se você está imigrando a carteira internacional não terá nenhuma utilidade para você no Canadá pois você terá de iniciar o seu processo o mais rápido possível, na maioria das províncias , nos próximos 60 a 90 dias. Ela só justificaria se você for dirigir nos EUA, entretanto com a carteria canadense, você poderá cruzar a fronteira e dirigir lá como visitante.

_ Algumas províncias aceitam a carteira Internacional apenas para quem é visitante por um período acima de 60 a 90 dias, outros 6 mêses. Cada província tem sua própria regra. Veja qual a regra na província para onde você vai  e qual o tempo permitido.

Outras coisas importantes a saber.

 

• Na maioria das províncias você não será permitido comprar um carro sem uma carteira canadense.

• É ilegal dirigir no Canadá sem seguro.

• Seguro para imigrante varia muito de preço de acordo com idade do proprietário e motoristas secundários, tipo de carro, idade di carro, segurança do carro, cidade onde o carro está registrado e principalmente pela falta de histórico de direção dos usuários.

• Ter uma carta da sua seguradora brasileira em inglês relatando sua história de direção no Brasil pode ou não ser aceita pela seguradora canadense. Mas de um modo geral, espere pagar um alto seguro nos 5 primeiros anos aqui.

• Carros esportes  e com duas portas tem seguro mais caro. Carro considerados tipo família - Vans por exemplo- tem seguro mais baixo.

• Comprar um carro mais velho e fazer seguro somente a danos a terceiros é uma estratégia muito usado por pessoas em geral principalmente por famílias que precisam de dois ou mais carros. Eles tem um carro melhor e mais novo para uso geral e viagem e um segundo carro mais velho para uso apenas dentro da cidade com seguro apenas a danos a terceiros, para baratear o custo até que o histórico seja construído. Esta é uma tática também usada quando adolescentes entram no seguro dos pais pois geralmente o custo de um garoto abaixo de 25 anos vai elevar consideravelmente o valor do seguro.

2 comments:

Cathe_Dreams on 29 de dezembro de 2010 15:45 disse...

ótimo o post sobre carteira de motorista. =)

Parabéns pelo blog ! É perfeito !

Lupatinadora on 2 de janeiro de 2011 12:35 disse...

Também acho que a carteira internacional não vale à pena. O melhor a fazer é providenciar a carteira de motorista canadense o mais rápido possível, mesmo que num primeiro momento não vá comprar carro - tanto para ter o documento quanto se precisar alugar um carro por algum motivo.

Ah, lembrando que em Ontario se a pessoa reprovar o road test da carteira G é obrigado a "cair" pra G2 e esperar o tempo para depois fazer novamente a carteira G.

bjo

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br