terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vamos tomar Café da Manhã Juntos?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 08:28
Reactions: 
Bom dia !

O dia começa melhor para muitos com uma xícara de café. E eu gosto dele forte, com pouco acúcar, servido numa xícara das de chá. Meia xícara fumegante! E aquele cheirinho rescendendo a cozinha toda. E geralmente a gente recebe companhia de algum atrasadinho que entra na cozinha esfregando as mãos e diz: “hum que cheirinho bom” ou “oba, cafezinho fresquinho”.  

Outros preferem no copo lagoinha ou se não entender o que lagoinha significa, copo tipo americano pequeno. Quem sabe, com leite, acompanhado de um pão com manteiga tostadinho na chapa e para ficar melhor ainda com queijo minas derretido por cima.

Mas um bom naco de queijo ou um pão de queijo saindo do forno também vai bem... hum... deu água na boca. Ou então aquele biscoito de polvilho frito fresquíssimo, ou o delicioso bolo de fubá ou qualquer outro bolo.

Em casa, na padaria da esquina ou na lanchonete, pela  manhã brasileiro quer café ainda que seja o café magro ( só uma xícarazinha de café sem comer nada ) enquanto vigia o ônibus no ponto. Mas a maioria dos brasileiros tomam seu café em casa ou a caminho do trabalho.
Quem é mineiro já se sentiu em casa tomando café comigo!

Mas aceito sugestões dos paulistas, cariocas, gaúchos, baianos, paraenses, paranaenses, pernambucanos, cearenses, matogrossenses, enfim de todos os brasileiros dos quatro cantos do país.

Hoje eu acordei inspirada para tomar um café e me lembrei o quanto foi decepcionante o meu primeiro café no Canadá. Pensei, enquanto fazia meu cafezinho, seria interessante prevenir aos navegantes,

Para muitos canadenses o dia também começa com um café. Mas muitos deles saem de casa para isto. Muitos pegam seu carro e dirigem 1, 2 ou mais kilometros para tomar seu café. Entram na fila do Tim Hortons ou Coffee Time e pedem um café pequeno , médio ou grande, com duas medidas de açúcar e duas de creme. Para quem nunca teve esta experiência chegaria no balcão e pediria : “one small coffee with two sugars and two creams” right? So, so. Canadense pede: “one small double double” ou “one medium double double”. Lembram da minha história do café no Tim Hortons que contei no post “ A Saga do Inglês” ? Pois é... eu lá sabia o que era “double double”.
O tal do "cream" é o creme de leite que pode variar de 10 a 35% de gordura. E aqui eles tomam até com chá preto.
O café geralmente é servido em copo de papelão ou isopor embora exista uma lei para acabar com o copo de isopor num período curto de tempo.
Este é um costume que eu ainda não acostumei com ele. Ë a coisa mais comum alguém chegar pela manhã no escritório com uma bandeja de papelão cheia de copos de café e uma caixinha de donuts.

Além disto cada “coffee shop” tem suas variedades de café, mas em geral servem o café normal, capuccino, expresso, capuccino gelado.

Mas a grande diferença para mim no café daqui é o tamanho. O café pequeno deles para mim é um “balde”. Sabe aquelas canecas que a gente geralmente toma café com leite no Brasil? 200 a 250 ml de líquido. Embora o café varia de sabor de um lugar para outro, na minha opinião é sempre um café fraco e sem gosto. Mas como gosto é algo particular, eu respeito o de todos, mas geralmente tomo café em casa.

Um dia destes sai cedo apra fazer uma série de coisa e lá pelas 11 entrei num destes coffee shop e me esqueci que estava no Canadá. Enquanto olhava uma revista meu marido me perguntou o tamanho e automaticamente respondi “médio”. Oh tristeza quando ele colocou na minha frente aquele balde ( sem brincadeira uns 250 a 300 ml) de chafé.

Além do mais é bom saber que aqui tudo custa: um café custa X.

Um café com um açúcar custa X + Y, com dois açúcares custa X+  2Y, com mais 2 cremes custa X + 2Y + 2Z.

E o que canadense come de manhã? Bagel um tipo de pão no formato de uma rosca não torcida que pode ser de trigo branco ou integral e tem variedades com semente de gergelim, semente de papoula, semente de linhaça, etc. Tem uma massa mais pesada que a de pão e geralmente é comido torrado com manteiga ou queijo. “bagel tosted with butter” ou “cream cheese”. E lembre-se, tostado custa mais, com manteiga mais um pouquinho e assim vai.


Donut- eu diria que é um bolinho adocicado, frito tipo “sonho”, com formatos variados, arredondados ou achatados, com cobertura ou recheio, mas há um padrão para cada tipo. Muito popular.

Prefiro fazer meu café em casa, pois e eu quiser tomar café do jeito que gosto terei de dirigir pelo menos 5 Km e acho que não vale. Então compro meus grãos, faço a moagem na hora e preparo meu cafezinho em casa. Até você achar uma marca de café que o satisfaça aqui, vai algumas sugestões de algumas que experimentei e que me agradaram mais ao paladar. Para que vocês possam comparar o meu gosto ao de vocês, no Brasil eu usava o Café Três Corações Extra Forte e Café Pilão. Mas pode ser que estas marcas tenham mudado de nome ou nem existam mais.

Café moído - marca: Foldgers, Brazula, Starbucks ( mistura de grãos da América do Sul)

Entretanto como o café daqui tem uma granulometria muito grande, eu bato o café no liquidificador para ficar mais fino e sair um café mais forte.

Café em grão: Brazula e Starbucks ( mistura de grãos América do Sul).

Infelizmente eu não sei se estas marcas existem em todo o Canadá, mas com certeza quem está em Ontário vai achar.

Existem marcas mais baratos do que estas, mas começar o dia com um bom café faz a diferença!
Mas para aqueles que gostam de tomar um cafezinho na rua e gostam de um expresso cheiroso, experimentem o Starbucks e o Second Cup. Paladar é algo bem particular!
Bom café da manhã para vocês!

Ah! Lembrei de um detalhe: fui servir um café da manhã para uma canadense e pus bolo na mesa. Ela me perguntou se a gente comia sobremesa no café da manhã. Não sei se todos pensam assim.
Respondi a ela que bolo simples a gente sempre usa no café da manhã e bolo com cobertura, com recheio, ou mais molhado e gelado nós usávamos como sobremesa, bom pelo menos é assim na minha casa.


















1 comments:

Tatiana on 8 de novembro de 2010 12:29 disse...

Querida Marden!
Vi teu comentário la no blog da Carmem, do "Expatriada" e vim te conhecer um pouquinho!!
Como voce leu eu moro em Cancun, mas estou de mudanças para a Florida em 2 meses.
Com certeza, depois que nos acostumamos com a paz na rotina, fica difícil conviver com a violência ao redor, acho que eu nao poderia mais!!
Quanto ao café da manha, assim que eu acordo (6:00am) é sagrado meu café com leite e um copo de suco de laranja.
Se eu te contasse o que comem aqui no México de café da manha, voce cairia dura..rs.(frango, feijão, queijo, tortilla,etc..).
Cada país com suas tradições, nao é?
Tatiana
Vida Bicultural

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br