domingo, 17 de outubro de 2010

Quais Objetos eu Levo?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 20:49
Reactions: 
É claro que esta é uma questão bem pessoal, mas já vi vários tipos de posições. Já ouvi alguns dizerem: Vida nova, tudo novo! Assim como ouvi estas mesmas pessoas dizerem depois que se arrependeram de não ter trazido isto, isto e aquilo.
Pois bem, já que dar opinião não paga, aqui vai o meu palpite do dia.
Considere os seguintes pontos:
1- Você tem sua casa montada e vai se desfazer dela.  Venda o máximo de coisas possíveis pois aqui você vai precisar de muito dinheiro. Não se esqueça de que aqui você vai pagar em dolar, tendo ganho em real.
2- Existem coisas que você não vai vender e que caberia na mala e que poderia ser usado aqui tranquilamente.
3- Você não sabe quanto tempo vai ficar desempregado, quanto vai desembolsar para alugar seu primeiro imóvel, quanto vai ser o seu custo de vida.
4- Por mais que as pessoas digam que isto e aquilo aqui custam baratinho, de baratinho em baratinho, o rombo no bolso é grande.
5- Mesmo que você desfaça do bem que trouxe alguns meses depois, você economiza quando chega.

Depois que você determinar quantas malas você tem direito, quantos kilos cada uma, separe as roupas pessoais, sapatos, casacos e outros objetos que são necessários vir. Veja quantos kilos ainda sobra e complete com o que você acha que será útil. Mas use seu total de kilos.

Se eu estivesse vindo hoje, depois de ter passado pela experiência de uma imigração eu repetiria as seguintes coisas que fiz:
a- trouxe as minhas melhores toalhas de banho e rosto.
b- trouxe as minhas panelas inox de fundo reforçado, as melhores baixelas, algum objeto de valor sentimental, alguns objetos de decoração que tinham significado emocional.
c- alguns brinquedos das crianças , aqueles que elas mais gostavam.
d- alguns eletrodomésticos pequenos, mas que estão em ótimo estado tipo: batedeira de bolo manual, processador manual, grill, depilador, barbeador, laptop, máquina fotográfica, filmadora, DVD portátil, ou qualquer outra coisa portátil que você queira.
e- Mandei digitalizar minhas fitas de video em CD e os trouxe.
f- Alguns albuns de fotografia que continham documentário. E aqueles que só continham fotos, retirei as fotos dos albuns para diminuir peso e espaço.
g- Trouxe alguns objetos de decoração que eu gostava para dar um ar de continuidade na minha vida aqui.
f- Um bom dicionário de Português Ingles, Inglês-português.
g- meu caderno de receitas, embora você terá de readaptar suas receitas.

Algumas coisas eu separei para trazer mais tarde e a cada volta ao Brasil eu trouxe mais algumas coisas: minhas redes, alguns livros, meus enfeites de natal pois além de gostar eles tem uma história, algumas roupas de recém nascido dos meus filhos pois pretendo guardar para quando eles tiverem seus filhos.

Bom, eu já vi muita gente dizer que não vale a pena trazer eletrônicos pois aqui eles custam barato. É verdade que eles custam barato, mas se você já os tem e não vai vender por um preço que dê para comprar outro aqui, traga-os, use-os até acabar e quando o seu bolso folgar compre um novo.

Telefone celular Triband ou quadraband desbloqueado pode lhe permitir acesso a comunicação até você decidir qual a melhor opção para você. Embora um plano pre-pago tem um custo mais alto que o pos pago, sabendo usar, lhe quebra um galho até segunda ordem. A maioria das operadoras oferecem serviços os quais você fica vinculado a eles por 2 ou 3 anos. Então considere todas as opções antes de escolher uma. Além do mais você não tem certeza se você vai se adaptar a cidade que escolheu, se vai arrumar emprego naquela cidade ou outra. No Brasil as pessoas tem fissura por tecnologia nova. Aqui as pessoas tem acesso a elas muito mais facilmente e eles não estão nem aí,  se você usa um telefone da moda ou se usam algo mais velho. Isto aqui não dá status, não chama atenção.

Portanto, esta é a minha sugestão: se você vai doar algo que vai precisar aqui, e este objeto cabe na mala, traga. Se você não tiver que pagar taxa extra de peso, traga. Porque aqui, o dinheiro vai sair por entre os dedos mesmo antes dele começar a entrar.

O que eu trouxe e não traria é: roupa de cama, pois alguns dos tamanhos de camas aqui são diferentes ( mas nem todas).Depois sai um post sobre isto.
Blusas de tricô, pois elas ocupam muito espaço na mala e para o frio daqui não esquentam nem protegem. Botas de solado fino para usar como bota de inverno, mas elas podem ser usadas aqui na primavera e outono.
E não teria comprado tanta mala boa, gastado tanto dinheiro com isto. Hoje eu traria em caixas, ou sacolonas tipo aquelas do Paraguai. Veja meus antigos posts sobre isto.

A verdade é que tudo que tem aí , tem aqui ( ok há exceções, mas não em termos de cama, mesa e banho) , mas até a sua vida entrar nos eixos, os seus gastos são muito grandes. Se puder escalonar os gastos, é sempre bom.

2 comments:

Lupatinadora on 19 de outubro de 2010 01:05 disse...

Eu sou a louca que trouxe 9 caixas além das malas e acho que valeu à pena sim! Trouxe faqueiro Tramontina, baixelas, decanter de cristal além de diversas miudezas. Achamos que valeu à pena pagar o excesso de bagagem (no nosso caso, 100 dólares por caixa com 32Kg), pois as coisas que estavam dentro valiam muito mais do que 100 dólares. Eu trouxe sim minha roupa de cama, já que minha cama no Brasil já era do tamanho daqui, e valeu super à pena não ter essa despesa logo no começo. Trouxe até um daqueles edredons fininhos que esquentam bastante (não sei o nome), tudo sugadinho na Space Bag, e é o que estamos usando até agora, ainda não comprei um novo. Ainda vou fazer um post sobre isso no meu blog.

Eu vendi todos os meus eletroportáteis (batedeira, torradeira etc) pois, mesmo usados, consegui vendê-los por mais do que um novo aqui (eu tinha muita coisa de marca boa importada) e ocupariam muito espaço.

Ah, hoje fui no Wal-Mart e comprei aquela tampa pra frigideira - comprei uma que diz ser anti-odores, foi um pouco mais cara. Veremos a eficiência da dita-cuja :-)

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 19 de outubro de 2010 16:04 disse...

Eu bem que quiz ser louca, mas meu marido é mais comportado do que eu.O bom é que você usou caixas e isto faz uma diferença em kilo útil da sua bagagem. Eu também acho que dependendo do valor dos bens na bagagem, compensa pagar os $100 dolares. Na época que eu vim era bem mais por bagagem extra. Nem lembro quanto, mas a gente já estava vindo com 8 malas. E não me lembro desta regra de uma mala extra pela Air Canada, caso você estivesse vindo só com passagem de vinda.
Depois me avise sobre esta tampa anti-odor pois a minha já está pedindo outra.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br