segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exercendo a Cidadania Canadense

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 22:50
Reactions: 
Em época de eleição tanto aqui quanto no Brasil eu não poderia de deixar de observar a diferença entre os dois processos de votação assim como na campanha eleitoral.

Após me tornar cidadã canadense esta foi a primeira vez que votei aqui e confesso que estava cuirosa.

Votamos hoje para prefeito e para conselheiros da cidade e representantes do munípio no conselho regional de educação para os dois tipos de escola pública.
A cidade qem ue moro tem cerca de 120 mil habitantes e em termos eleitorais ela é divida em quatro área: região norte, central, leste e oeste. Os conselheiros equivalem aos vereadores e  eles são eleitos para serem  o representante da área em que se candidatou, ou seja, o conselheiro da região norte vai defender interesses dos moradores da região norte, e assim por diante. A minha cidade terá 3 conselheiros regionais, 1 conselheiro municipal para a região norte, 1 para a região central, 1 para a região leste e 1 para a região oeste
A gestão das escolas não é municipal e sim regional ( no caso de onde moro são 8 cidades) e portanto a população elege um representante da cidade para cada tipo de escola pública( num total de quatro): católica e não católica inglêsa e católica e não católica francesa.

Ou seja a eleição foi para 1 prefeito, 3 conselheiros regionais, 4 conselheiros municipais,e 4 representantes de escola para de língua inglesa e 2 para a escola de língua francesa.

A propaganda eleitoral é mais correspondência direta, facebook, eventos privados e públicos com partipação dos candidatos. Mas geralmente nestes eventos eles não fazem propaganda direta, só presença física. Mas existem as audições públicas que aqui acontecem em locais públicos mas nunca vi nada em praça aberta. Por exemplo há uma semana atrás eu trabalhei como voluntária na coleta de fundos da campanha contra o câncernum pavilhão de um parque e lá estava a prefeita atual que concorre a reeleição, e dois candidatos a conselheiros. Cada um deles fez seus agradecimentos à empresa Gerdau por patrocinar o evento e incentivar seus funcionários a participarem da campanha, assim como aos organizadores do evento e todos os participantes. Depois participaram da caminhada de 5 km na trilha a beira do lago e voltaram para a finalização do evento com a premiação do times com maior arrecadação, saudação aos sobreviventes de tratamento alí presente.

Os candidatos ligam para sua casa e dão referência do website onde a plataforma política está a disposição dos eleitores, ou colocam cartazes presos na grama pública ou na grama particular com premissão do propriétário contendo seu nome e website. Apesar de toda estes cartazes na minha cidade, não é uma poluição visual que incomoda pois eles não colocam uma fila de cartazes. Além disto tem um website da cidade com todos os dados informativos.

Durante a eleição alguns candidatos a diferentes cargos bateram em minha porta com seu folder onde fala algo sobre a vida privada e outras informações sobre envolvimento em comunidade e a sua plataforma política. Ex:
Mr X é casado com a Mrs M. Tem tres filhos e tres netos.Quando Mr X não está fazendo seus trabalhos voluntários, em sua horas de lazer gosta de velejar.
Mr X foi diretor da escola GHD durante 15 anos.
Mr X foi treinador voluntário do time de hockey dos meninos da escola GHD nos anos D a K.
Mr X durante os anos de 2001 a 2005 trabalhou no projeto de desenvolvimento e arrecadação de fundos para a construção da cozinha da associaçao VTR que fornece hoje cerca de 300 café da manha para população carente cadastrada. E assim por diante. Uma folha inteira de informação e alguns até com referência de seu trabalho na internet.

Geralmente os candidatos tem história de envolvimento na comunidade na qual eles pleiteiam defender e na sua maioria são figuras públicas nestas comunidades.

Não tem distribuição de “santinho” em esquina , não tem sujeirada nas ruas, não tem poste rebocado de cartazes, não bate boca em horário nacional, nem nenhum engraçadinho dizendo na TV que não sabe o que um candidato àquele cargo faz, mas que ele vai descobrir e depois conta, não tem cabo eleitoral lhe cercando na rua para lhe dizer que o candidato A é melhor que o B.

O voto é facultativo e não tem título eleitoral. Recebemos em nossa casa um papel da prefeitura local constando o nome dos moradores da casa com mais de 18 anos, o local da votação, data, horário e o número da seção e urna. Além disto para quem quisesse votar adiantado havia três locais públicos, os dias e horários. Bastava comparecer ao local com um documento de identidade. Quando mudamos de endereço a única coisa que precisamos fazer é atualizar nosso endereço no ministério dos transportes , ou seja atualizar a carteira de motorista que o resto tudo é corrigido.

Chegamos ao local da votação hoje cerca de 6,30 PM. A votação terminaria as 8PM. Havia uma fila de uns 40 a 50 metros. Dentro de uns 10 minutos nós chegamos à mesa. Lá dentro do ginásio da escola, bem no centro tinha 5 mesas com duas pessoas cada conferindo o nome dos eleitores e dando a folha de votação. Confesso que fiquei chocada: uma folha ofício contendo o nome dos candidatos para cada grupo: prefeitos, conselheiros para a região norte, região central, região leste, região oeste, conselheiros para cada tipo de escola. Na frente de cada nome uma linha ovalada para ser coberta por caneta preta. Esta folha de votação era colocada dentro de uma capa dupla contendo uma seta. Dali íamos para uma das 5 cabines de votação em cada lado do ginásio ( num total de 10) e depois levávamos nosso voto a uma pessoa que recebia a folha coberta e colacava esta folha de voto numa máquina que parecia uma impressora que puxava o voto para dentro de uma caixa de papelão quadrada. Entreguei a minha e fui saindo e a receptora do voto me pediu para esperar o meu voto ser depositado internamente na urna. Assim que o voto entrou ela agradeceu e vim para casa. Durante várias vezes hoje passei em frente a esta escola e não vi nenhum tipo de movimento que denotasse eleição.

Agora vou esperar para ver os resultados. Quero ver a percentagem da população que votou e quanto tempo eles levam para soltar os resultados. Sinceramente não sei se aquela máquina que “puxa”a folha do voto é algum escaner que já conta também. Talvez seja um tipo de urna eletrônica, mas não se parece nada com as que já vi antes.  
 










2 comments:

Lupatinadora on 27 de outubro de 2010 13:32 disse...

Até o meu prédio foi seção eleitoral! Impressionante!

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 28 de outubro de 2010 08:37 disse...

Oi Lupatinadora! Aqui na minha cidade além das seções eleitorais em escolas, teve também na prefeitura, arena de hockey e até em salão paroquial. Mas achei o processo bem organizado e limpo. Os resultados já saíram e vou escrever sobre isto em outro post.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br