quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escolhendo a Escola dos Seus Filhos

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 13:31
Reactions: 
Quando os pais buscam uma escola pública para seus filhos há algumas pesquisas que podem ajudar a definir uma escola mais satisfatória.  Entretanto é importante salientar que há uma diferença muito grande entre o sistema de ensino brasileiro e canadense principalmente quando as crianças vieram de escolas particulares. Mesmo sendo uma escola com um alto índice em relação às outras, o sistema escolar é bem diferente. 
A minha vivência de mãe foi a seguinte: minha filha terminou a quarta série no Brasil em dezembro e nos mudamos em maio. No mesmo mês ela foi para a escola e colocada na quinta série. Em junho as aulas terminaram e em setembro ela iniciou na sexta série. Meu filho terminou a quinta, foi colocado na sexta em maio e em setembro foi para a sétima. Os próximos parágrafos são baseados em experiência pessoal e expressa minha opinião. Outros pais podem ter diferente percepção.


O estudo aqui aborda o essencial, os tópicos são menos variados e principalmente em matemática , no ano seguinte eles fazem revisão do ano anterior e existe prova da matéria revisada. Os meus filhos reclamavam de repetitividade. Em geografia e história eles concentram mais na do Canadá do que em outros continentes ou o mundo. O nível de cultura geral é menor do que no Brasil. As crianças não tem tantos projetos e deveres de casa, trabalhos de pesquisa pois a filosofia da escola é de que a criança quando vai para casa, ela precisa brincar e descansar. Deveres de casa para feriado e férias nem pensar. Isto é considerado um afronta à criança. Se o aluno faz ou não o dever de casa, na maioria das vezes não é vistoriado. O que conta como nota são projetos e provas, comportamento em classe.

Os boletins escolares ( report card) são mais descritivos e reporta mais o desempenho do aluno matéria por matéria. A reunião de pais e professores é individual e com hora marcada. Se o desempenho do aluno não está dentro da média da turma ou se está muito próximo da marca de perder a matéria, os pais são notificados imediatamente por telefone ou uma reunião é marcada entre o professor e os pais. Alguns professores podem adotar a conduta de mandar email aos pais reportando atividades que os filhos devem fazer a médio prazo, mas não é a postura da maioria.

Por outro lado, a escola promove muito mais cidadania, integração social, atividades esportivas, participação na comunidade, passeios culturais. Os alunos são premiados por desempenhos e ganham certificados ao final da 8ª  e 12ª série, geralmente considerando média geral e também por matéria.  A média acima de 8,0 na 12ª série permite ao aluno receber bolsa parciais para a universidade ou college, e o valor da bolsa sobe a cada 0,5 pontos percentuais cujos valores variam entre $500 a $2,000.00.

Para achar a melhor escola de uma cidade, não existe uma fórmula mágica ou um lugar aonde todas as respostas pipocam na sua frente. Você precisará fazer seu dever de casa,  pesquisar e cruzar informações e aqui vão algumas diretrizes para achar a escola mais adequada aos seus filhos.
  •  Depois que você definir qual a cidade ou cidades que você gostaria de morar, entre no site do Fraser Institute e veja quais são as escolas com resultados melhores e com mais consistência ao longo dos anos. O Instituto Fraser publica um rank de escolas em algumas províncias( Ontário, Quebec, Alberta e British Columbia)  levando em consideração os resultados do boletim escolar.  
  •  Busque alguma informação que dê dados sobre renda média por bairro, faixa etária, mistura etnica. Quanto mais baixo a renda, geralmente vem associado com baixo desempenho escolar, maiores problemas com disciplina. Não é regra, pois algumas escolas encontraram meios de melhorar o desempenho dos alunos em áreas mais carentes.  Quanto maior a  predominância de uma etnia em uma escola maiores problemas de se falar uma língua que não o frânces e inglês, ou seja médias mais baixas em idioma e pronúncia mais carregada e errada.  Quanto maior o número de população adulta na área, menor número de crianças na área e consequentemente menor investimento na escola, com possibilidades até de fechamento ( na maioria das vezes está ligado a condições físicas do prédio, mas há casos de baixo número de estudantes).  
  • Veja o valor de aluguel e custo de imóvel nas áreas aonde as escolas de melhor rendimento escolar estão localizadas e veja se está dentro da sua faixa salarial. Veja também sobre disponibilidades de trasnporte para o trabalho dos adultos, tempo de deslocamento, congestionamento de tráfego.
  • Analise o tipo de cidade e use o Google Maps ou o Bing Maps e com a ferramenta do street view  navegue sobre a vizinhança e observe o estilo e tamanho de casas, presença de prédios residenciais, grandes aglomerados residenciais, presença de muitas casas geminadas, áreas comercias, áreas industriais. Geralmente alta concentração demográfica pode implicar em maior nível de violência, problemas com drogas na comunidade, mas entenda-se que aqui, por mais que estes problemas existam , não são proporções alarmantes. Veja se a polícia disponibiliza dados de criminalidade da área caso a concentração demográfica seja alta. No entanto, se pudermos nos distanciarmos dos possíveis focos, é apenas uma questão de pesquisar e analisar dados para fazer uma boa escolha.
  • Procure bairros com núcleo residencial maior e com uma mistura de tipos de casas do tipo townhouse, casa independente com uma garagem e duas garagens, prédios baixos, bungalows pois esta mistura traz um equilibrio populacional(diferentes idades e nível de desenvolvimento familiar) e harmonia à comunidade.
  • Quando você delinear os potenciais bairros, dirija no bairro em diferentes dias da semana e em diferentes horários para você criar uma idéia melhor do perfil da vizinhança. Você consegue se ver morando ali? Outro indicativo interessante ( dica de canadense) é observar os tipos de carro,  idade e conservação deles , na vizinhança. Vizinhança com mais vans nas garagens é indicativo de familia com filhos em idade escolar. Ou seja mais crianças para brincar com seus filhos e maior interação social. Carros mais velhos pode ser indicativo de poder aquisitivo mais baixo. Muito carro velho, casas descuidadas, entulhos nas laterais das casas, cores muito fortes nas portas de garagem e porta de entrada são indicativos de população baixa renda e uma possibilidade de concentração étnica.
  •   Abra o site do Canada 411, digite o nome das ruas das vizinhanças e veja a predominância de sobrenomes.
  •  Visite a escola e veja como são as instalações  internas. Procure passear na área da escola nos horários de entrada e saída e observe se há predominância de uma faixa etária. Veja se após iniciar as aulas se acontece atividades esportivas nas áreas verdes ao redor da escola. Se for verão, procure saber se tem campeonato de futebol, voleyballl ou baseball e vá assistir. Geralmente estes campeonatos envolve garotada da vizinhança. Dá para se ter uma idéia do perfil dos moradores.
  • Procure saber qual é a área geográfica da escola. Visite também a escola secundária e veja as instalações. Procure saber se tem transporte pago ou gratuito para a escola. Muitas vezes a distância é longa para a criança caminhar no inverno e o transporte público existente não é direto para a escola e neste caso a criança teria de usar dois ônibus.

 Talvez assim que você chega, não dá fazer toda esta pesquisa . Mas pelo menos na hora de comprar seu imóvel você pode escolher melhor e se direcionar para onde quer.

Quanto às escolas privadas, o sistema de escolha é bem diferente. Procure se informar sobre a metodologia da escola e se ela vai de encontro com o que você quer, procure reviews em diferentes unidades. Conheça as instalações. É claro que o valor da anuidade vai ser um dos grandes fatores de escolha para muitas famílias. Converse na escola sobre o método de pagamento pois a maioria das escolas aqui são pagas anualmente e não mensalmente. De repente o valor mensal cabe no seu bolso, mas não o valor anual ou valor para 4 anos, como vi em alguns casos. 

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br