terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escola no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 16:28
Reactions: 
Uma das grandes preocupações das famílias que se mudam para o Canadá, com filhos em idade escolar é como funciona o sistema de educação e como vão achar a escola para seus filhos. Aqui, como no Brasil, existe a escola pública e privada. O sistema público é de responsabilidade da província, e as regras variam de uma escola para outra. Vou falar sobre o que conheço em Ontário e oferecer alguns links para ajudar ao leitor a se direcionar um pouco mais nas suas pesquisas.Em Ontário a escola pública e a privada podem ou não ter ensino religioso. A escola pública religiosa ministra ensino católico e requer certa prova de ligação religiosa tal como certificado de batismo e outros documentos tais como certidão de nascimento e cartão de vacina. Nas escolas católicas eles tem ensino religioso até o grau 12, fazem provas de religião cuja nota interfere na nota geral e no caso da escola secundária, tem crédito, cujo valor é necessário para graduar. A não-religiosa não tem nenhum ensino religioso e abriga estudantes com um perfil religioso misto e costuma ter uma variação étnica maior.

A criança entra na escola na turma da sua faixa etária e não baseado em qual grau ela estava cursando de onde ela veio.

Geralmente as escolas são dividas em prédios distintos para escola elementar que tem o ensino pré-escolar ( JK= junior kindergaten e e SK = senior kindergarten) e o elementar de 1 a 8ª série.

Pré- escolar - Não existe uma regra que se aplica a todas as escolas. Cada escola tem seu programa e para saber qual é o oferecido, os pais tem de definir a vizinhança aonde vão morar e localizar a escola mais próxima e saber se aquela é a escola que seu filho vai estudar. O fato de uma escola estar a metros da sua casa, não significa necessáriamente que é a escola que seu filho pode estudar. Se você quer que eu filho estude numa determinada escola, ligue para a escola e saiba qual a limitação geográfica daquela escola. Em inglês é chamado “school boundaries”.

Os programas oferecidos para a pré-escola podem ser manhãs ou tardes, todo o dia ou dias alternados, ou metade do dia intercalado com dia integral a cada X dias. Este ano o governo iniciou um programa de tempo integral em algumas escolas, todos os dias da semana,com assistência antes e depois do horário escolar , para pais que trabalham o dia todo, mas como é subsidiado pelo governo, ele pode durar enquanto durar o mandato do político em vigor. Para saber qual programa a escola oferece, só consultando o website da ministério da educaçao da região ou localizando a escola e telefonar.

A idade para entrar na pré-escola é estar com 4 anos completos em 31 de dezembro ou 5 anos. Aos seis anos a criança entra no primeiro ano.

Quanto ao transporte de casa até a escola, algumas escolas podem oferecer o ônibus escolar para pessoas que moram a uma certa distância mais longe da escola. Saiba na escola escolhida o que ela oferece.

Elementary – A escola elementar compreende o grau 1 a 8. Geralmente as aulas começam lá entre 8 e 9 AM e vai até 3 a 4 PM. Existe um  horário de recreação curto pela manhã e a tarde( cerca de 15 minutos) com um intervalo longo ( cerca de 1 hora) em torno do meio dia. Dependendo da idade da criança, se ela mora perto da escola, a escola poderá permitir a saída para ir almoçar em casa, claro, dependendo do consentimento dos pais.

O que cada escola oferece aos alunos depende de quanto a escola arrecada do governo provincial e municipal para sustentá-la. Geralmente os livros são gratuitos, mas o aluno paga se causar dano a ele.  Os materias pessoais são bancados pelos pais. Quanto a poder escrever no livro depende de cada escola. Se for permitido, o aluno deve apagar o que escreveu no final do ano. Algumas escolas podem oferecer café da manhã antes das aulas começarem, mas geralmente estes programas são bancados por instituições particulares e não tem garantia de continuidade a casa semestre ou  ano. Normalmente não há uniforme na escola elementar. As escolas podem ter quadra de esporte interna/ auditório, biblioteca e sala de computadores( que podem ser individuais ou por número de alunos). E outras salas ou laboratórios dependendos dos programas oferecidos.

Normalmente ao redor das escolas existe uma área verde, com algumas quadras, as vezes um playground para as crianças brincarem durante a recreação, entretanto esta área é pública e completamente aberta, não sendo obrigatoriamente supervisionada durante o horário escolar. Para as crianças na pré-escola existe uma área mais fechada e é supervisionada durante a recreação.

Secondary ou High School-

A escola secundária também dá prioridade  aos alunos que moram numa área geográfica delimitada. Eventualmente uma criança pode ser matriculada numa outra escola fora da sua zona geográfica, sendo que sua matrícula é sujeito a existência de vaga e aceitação do diretor. Entretanto a cada início de período letivo o aluno fica a merce desta regra. Se houver uma demanda para estudantes moradores naquela área, eles tem prioridade em relação ao aluno de outra área.

Os livros são fornecidos pela escola, sendo que o aluno tem de devolvê-lo ao final do ano, limpo. Se o aluno destruir ou sumir com o livro, ele paga. Existe uniforme geralmente na maior parte das escolas. Algumas escolas podem oferecer ônibus para quem mora a uma certa distância mais longe e este transporte pode ser público gratuito, subsidiado ou pago pelo estudante. Se informe na escola quanto ao transporte, se ele existe ou não.

O prédio da escola secundária é independente da escola primária, embora eles podem estar físicamente a poucos metros de distância. Geralmente as escolas secundárias são maiores pois são receptoras de alunos de várias escolas primárias ao redor.

Geralmente a escola oferece armários com cadeado e estes podem ser completamente gratuitos ou pagos um valor anual ( na escola dos meus filhos eles pagavam $5.00 por ano pelo cadeado, que deveria ser devolvido ao final do ano). Em caso de estragar o cadeado, pagariam valor de custo de reposição ou teria de ser reposto nos moldes da escola.

Dependendo da vizinhança e recursos obtidos, a escola pode ter uma ou mais quadras internas, áreas externas de esporte, auditório e cafeteria.

Educação em:






Private Schools

Não conheço quase nada sobre as escolas privadas, mas sei que elas podem ser mistas ou só de meninos ou só de meninas, podem ter ensino religioso ou não. Assim como no Brasil oferecem programas mais substanciais aos alunos. Geralmente são mais rigorosas com relação a disciplina. Algumas são do tipo internato. O custo varia de uma escola para outra e o que está associado aos serviços, mas o valor pode ser tão caro quanto um curso de universidade ou college.


PRÓXIMO POST: Dicas de como escolher uma escola para seu filho.



0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br