quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Experiência de trabalho Canadense

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 21:17
Reactions: 
Estive hoje conversando com um brasileiro que trabalha numa empresa canadense e que já participou várias vezes em processo de seleção de candidatos tanto no Brasil quanto aqui. Conversamos sobre a tão falada experiência canadense. Eu imaginava que o que o empregador mais queria saber era sobre a qualificação profissional do candidato e sua experiência. Mas sobre os conhecimentos e qualificação eles geralmente avaliam durante a entrevista. Normalmente um dos entrevistadores é tecnicamente um conhecedor da área em que o novo funcionário vai trabalhar. As referências anteriores são importantes para avaliar o comportamento social do novo contratado.
A experiência canadense é mais para saber sobre como a pessoa se comporta no meio de trabalho, sua interação social, sua capacidade de seguir regras e sistemas, seu envolvimento com a comunidade. Uma coisa que conta muito neste tópico são serviços voluntários, ser técnico de times de esporte como futebol, hockey por exemplo.
Eu li vários modelos de carta de referência de empresas brasileiras e a maioria frisa os conhecimentos profissionais, mas poucos modelos descreveram os aspectos sociais do funcionário. Portanto o modelo que satisfaria ao estilo canadense deveria contér informação do que o funcionário faz e como ele faz. É importante enaltecer qualidades como flexibilidade, avidez por aprender, disponibilidade, trabalhar bem em equipe, ser dinâmico, responsável, com iniciativa, etc. Nenhum empregador quer contratar alguém que é tecnicamente muito bom mas que tenha problemas de relacionamento, não consegue trabalhar em grupo.

Cuidados que você deve ter durante a entrevista:
* Ter uma cover letter curta e objetiva,
* Enviar uma carta de agradecimento após a entrevista.
* Nada de intimidade durante a entrevista ( excesso de discontração, rir demais, contar piada, comentar sobre roupa do entrevistador, dizer que a jóia é bonita, que adorou a cor do baton, que gravata combinou muito com a camisa, etc)
* Não chegar em cima da hora, chegar sempre uns 10 a 15 minutos antes.
* Ter uma cópia atualizada do Curriculo Vitae caso o seu curriculo tenha sido deixado a mais tempo na empresa.
* Ter informação prévia da sobre a empresa, atividade,produto, história, cultura, porque eles geralmente vão perguntam o que você sabe sobre a empresa.
* Não perguntar sobre salário, férias ou beneficios durante o processo de entrevista. Lembre-se que você está procurando uma posição e não salário ou benefícios. Existe a época certa de negociar isto, que é durante a contração: aí sim você discute salário, férias, benéfícios, ajuda de custo. No Canadá não existe discrepância absurda de salário dentro de uma província. A empresa paga uma média de mercado.
* Saiba responder a pergunta: “What are you bringing to the table? Em miudo, qual será a sua contribuição para a empresa.
* Saiba que todos os beneficios ( carro, vale transporte, alimentação, creche, plano de saúde e dental) – todos os benefícios são tributáveis no Canadá.
* Procure responder ao que lhe perguntarem com respostas objetivas, mas evite florear muito, pois aí você riscos de cometer erros de linguagem. Cuidado com erros primários ( information, equipment são palavras plural em inglês, portanto não diga : INFORMATIONS, EQUIPMENTS porque está errado e é um erro muito comum entre estrangeiros. Se você não demonstrar um bom entendimento do inglês ou francês, e uma boa capacidade de se expressar de volta, o idioma pode ser um fator determinante na contração ou não.
* Cuidado com aparência ( procurar estar barbeado, não usar perfumes, não usar cores berrantes, maquiagem pesada, evite usar piercing principalmente na língua e nariz, tatuagem ) durante a entrevista.
* Não usar de comparação entre aqui e o Brasil a não ser que o entrevistador ( ou chefe) lhe pergunte alguma coisa. Cada país tem sua cultura e esta postura comparativa gera antipatia, pois num setor vai existir várias pessoas de diversos lugares.
* Desligar o telefone celular durante a entrevista.

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br