quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escolhendo Roupas de Inverno

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 07:15
Reactions: 
Desde que me mudei para o Canadá, há 7 anos, eu nunca senti um setembro tão frio. Éh , parece que este ano teremos que mudar as coisas de armário mais cedo.
Já já, as lojas vão começar a colocar nas vitrines as roupas de inverno. Para quem chegou neste verão e ainda não tem roupa, aqui vão algumas dicas na hora de comprar.
Jaquetas e casacos
1- Identifique primeiro o estilo de roupa que você vai usar no seu dia a dia.
A- Se o seu trabalho é mais formal, você vai precisar de um casaco longo que pode ser em lã, gabardine forrado, couro, pelica, ou algum material impermeabilizado mas também forrado. Eu sempre que posso compro aqueles casacos cuja forração é presa por zíper pois eles podem ser usados no outono, inverno e primavera. Além disto quando o casaco fica suado você pode tirar a parte de dentro e lavar em casa. Entretanto nem todos oferecem esta opção

B- Se o seu trabalho é mais informal, as jaquetas de nylon são a opção. São mais esportivas e lhe permite usar em diferente situações.

C- Jaquetas para snowmobile é uma outra opção porque usam material com tecnologia mais avançada para proteger do frio, porém não tem aquele acolchoamento todo fazendo a gente se parecer uma bola ambulante e também ocupam  menos espaço no armário. Porém o custo é bem maior.
2- Compre as peças que você precisa para este inverno logo no começo, porque muitas peças desaparecem das prateleiras lá pelo meio de novembro e aí só lhe resta bater perna atrá de uma e ir nas lojas mais caras e estar sujeito a não achar.
A- Se o seu trabalho é mais formal, você vai precisar de um casaco longo que pode ser em lã, gabardine forrado, couro, pelica, ou algum material impermeabilizado mas também forrado. Eu sempre que posso compro aqueles casacos cuja forração é presa por zíper pois eles podem ser usados no outono, inverno e primavera. Além disto quando o casaco fica suado você pode tirar a parte de dentro e lavar em casa. Entretanto nem todos oferecem esta opção
B- Se o seu trabalho é mais informal, as jaquetas de nylon são a opção. São mais esportivas e lhe permite usar em diferente situações.
C- Jaquetas para snowmobile é uma outra opção porque usam material com tecnologia mais avançada para proteger do frio, porém não tem aquele acolchomento todo fazendo a gente se parecer uma bola ambulante e ocupa menos espaço no armário. Porém o custo é bem maior. São bem leves e oferecem proteçãoa adequada. Quando meu filho comprou uma pela primeira vez, eu achei que aquilo não iria proteger nada, mas fiquei impressionada como esquenta.

3- Como geralmente os casacos mais formais custam mais caro agora no começo do inverno, uma opção é comprá-los nas lojas de roupas usadas ( Goodwill, Value Village, Trift Store, Worth to Repeat). Eu sei que a maioria dos brasileiros não estão acostumados a comprar roupa usada, mas isto aqui é uma prática comum. As pessoas de diferentes níveis sociais fazem isto sem o menor preconceito. Eu comprei alguns casacos longos de lã em loja de usados e o que fiz foi observar o estado de conservação externo e do forro. No verão tem mais opção e o preço é melhor. Comprei um cinza sem nada para arrumar. Gastei $12 no casaco e $9 para lavar. Comprei outro vermelho que custou $20, $9 para lavar e $12 para trocar os botões. Estes casacos novos custam em média de $250 a $320,00. Portanto fiz uma boa compra. Como eu os uso menos, pois são mais formais acho que vale a pena.

4- As jaquetas de inverno eu prefiro comprar novas por causa da camada de produto para impermeabilizar que é colocado. A medida que a jaqueta é lavada esta camada pode ser fragilizada e passa a não funcionar bem quando a neve é úmida ou quando chove. As dicas para as jaquetas são as seguintes: Compre um casaco que cumpra as nádegas pois quando venta isto faz uma diferença. Observe a qual temperatura estes casacos aguentam e compre um cuja temperatura seja adequado a sua região entretanto, se você está numa região de -20° C e o casaco é para -40°C é bem possivel que você vai sentir calor dentro dele.  Geralmente casacos que suportam temperaturas mais altas são mais para ski e snowmobile. Portanto fique dentro da faixa mais baixa da sua área. Dê preferência para jaquetas com capuz, pois nos dias de vento eles são muito importantes para evitar os frostbite nas orelhas e proteger o rosto. De preferência para os que tem acoplamento de zíper ou botão pois você pode retirar a parte interna quando não precisar ou quando vai lavar. Algumas jaquetas tem capuz embutido na base da gola e fechado com zíper. Outro aspecto das jaquetas que considero importante são os ajustes na cintura e nas mangas pois nos dias frios e de vento, qualquer entrada de ar a menos ajuda a gente a ficar mais quentinho.

5- Se você gosta daquelas jaquetas de pluma imitando pele de animal, ou detalhes deste tipo, saiba que este tipo de jaqueta exige mais cuidado ao lavar. Algumas são acolchoadas com detalhe apenas nos capuz. Outras tem revestimento interno ou detalhes externos. Ou sou uma pessoa prática: aquilo que uso muito no dia a dia, eu gosto de poder lavar em casa pois certos gastos com lavandeiria pode sair pesado. Geralmente o custo de lavar casacos no inverno é mais caro que no verão. Portanto quando compro casaco assim para o dia a dia, eu prefiro que seja apenas um detalhe no capuz, que este seja removível pois só lavo se for preciso e quando isto acontece procuro preservar a pluma. Meus filhos tem uns moletons com este tipo de acabamento interno que pode ser lavado à maquina, mas não pode secar, portanto o que faço para facilitar a minha vida é dependurar num cabide atrás da porta, em cima da saída de aquecimento, pois ajuda a secar. Geralmente perdem um pouco a  beleza depois de lavar. O que faço depois de secar é pegar uma escova mais fina e pentear  os pelos para realça-los novamente.

6- Casacos de couro também são bastante usados, mas tem custo mais elevado e manutenção mais frequente. O ideal é comprá-los no verão ou nas liquidações de final de estação. Mas certos casacos tem um peso muito grande e acabam sendo desconfortáveis. Para quem está no Brasil e quer trazer jaqueta de couro daí eu sugiro cautela. Meu marido trouxe uma de couro de boi e ela começou a trincar aqui.Nem todo tipo de couro aguenta o frio. O tipo de couro mais comum em jaquetas aqui são de carneiro e porco. As jaquetas de couro requerem tratamento a cada 3 a 4 mêses ou menos, dependendo do tipo de couro: passar hidratante para manter cor e brilho. Agora no verão meu filho comprou uma jaqueta na Danier por $170,00 cujo preço normal era $530,00, portanto vale a pena ficar de olhos nas liquidações.

Botas e Sapatos

As brasileiras não vão ficar muito satisfeitas com meu post sobre botas. Botas de salto alto e fino não são adequadas ao inverno com neve. Inverno seco, tudo bem! Mas salto com neve, são dois associados que vão fatalmente lhe levar ao chão, principalmente se for salto bem fino e solado de couro. Palavra de quem já levou tombaço.
• As botas ideias para inverno são de sola mais grossa para distanciar seu pé do frio e material emborrachado.
• Acolchoadas ou com algum tipo de isolamento, geralmente algo com pelo ou tipo de lã para aumentar o isolamento ao frio.
• A altura do cano pode ser variada ao gosto da freguesa, mas pelo menos 10 a 15 cm de altura do calcanhar. Eu particularmente prefiro as que pegam abaixo do joelho uns 5 a 8 cm.
• Compre sempre as botas de inverno usando meia bem grossa, já no final do dia, pois seus pés vão estar cansados e dilatados e qualquer disconforto você irá sentir. Isto também vale para sapatos. Se você não estiver usando meia bem grossa compre um número maior que seu pé. É muito comum as pessoas usarem dois pares de meia no inverno. Uma grossa e uma de lã por cima.
• Sempre que comprar uma bota de couro, compre também um produto repelente de água e aplique nela. Este produto custa entre $10 a 15 dólares e vai aumentar a resistência da sua bota ou sapato à penetração de água e ação corrosiva ao sal, que é jogado nas ruas para derreter o gelo. Este produto tem cheiro bem forte e deve ser aplicado em local aberto ou na garagem. A cada 1 ou dois anos, se a bota sobreviveu ao inverno anterior eu reaplico este produto, dependendo do quanto ela foi usada.
• Se você vai andar muito à pé no inverno, compre uma bota de salto  baixo e  de sola grossa. É uma questão de segurança e bem estar. Geralmente elas não são tão bonitas e elegantes, mas dá para achar alguma coisa mais legal no final do  outono do que no inverno. O salto anabela, não muito alto também é confortável e seguro, e dá um certo ar de elegância para quem tem dificuldade de conviver sem salto.
• Se você gosta de botas longas, cuidado com botas que tenham detalhes de fivelas e metal na altura do joelho. Quando você cruza as pernas estes detalhes incomodam na outra perna. Palavra de quem tem uma assim. Faça o teste drive antes de comprar.
• Veja sempre o solado das botas. Se for couro você só poderá usar em dias secos. Se for de borracha com frisos você poderá usar com neve e chuva. Se o solado for fino, as pedras de sal vão incomodar e se além disto tiver salto fino facilitam você cair. É a mesma coisa que pisar em brita fina.
• Além disto você deve precisar de uma galocha de neve. Em dias de neve alta, muita gente tem a galocha para sair de casa e ai calça o calçado definito quando chega ao local final. Estas custam barato e tem várias marcas. Eu prefiro as que ajustam com velcro pois são mais fácies de por e tirar. Elas também são úteis para raspar a neve na frente da casa. E o calçado principal das crianças para ir para a escola.
• As botas de amarrar não são práticas se você tem que por e tirar toda hora.

Esta bota é ideal para primavera e outono porque a sola dela é fina e ela não é forrada para aquece. Eu a uso no inverno quando o dia está seco porque a sola é emborracha e o salto mais grosso dá estabilidade em alguma coisa molhada e também no sal. Aquele detalhe da fivela em cima é que falei que machuca quando cruzo as pernas


Meias e palmilhas
• Eu sempre uso palmilhas de gel dentro da botas para aumentar o conforto. No inverno eu compro nas lojas de dolar uma palmilha de feltro para ajudar a esquentar pois elas aumentam a distância da sola ao pé. Se o seu pé está ficando frio e duro dentro da bota pode ter certeza de que o calçado não está adequado ou está faltando meia.
• Eu sempre tenho meias de lã e meia térmica ( thermal ) para usar no inverno. Dependendo do frio uso mais de uma. Prefiro ter que tirar meia do que sentir frio.
• Geralmente para pessoas que são alérgicas a lã uma alternativa é usar uma meia de algodão por baixo, mais longa que a meia de lã.
• Tenha sempre meias de cores variadas para usar de acordo com seus calçados para diminuir o impacto de cor.
• Existe meia calça mais grossa própria para inverno.

Long John ou ceroulas e blusas de baixo

• Nos dias muito frios usar estas calça de baixo faz uma grande diferença.
• Existem calças e blusas chamadas Thermal que parece uma ceroula de malha frisada tipo queijo, que geralmente são vendidas em qualquer loja de departamento nas cores cinza, azul  ou branca. Eu tenho uma outra que que parece de malha fria, que é bem confortável, elástica , mas custa mais cara que a primeira. Elas tem versão masculina e feminina. E elas aquecem mais se forem justas ao corpo.
• Dependendo da temperatura uma calça de baixo é o suficiente para ser usada por baixo de um jeans, mas para isto a calça deve ser um pouquinho mais folgada, senão incomoda. Faça o teste antes de sair.

Luvas e cachecol.

Estes são outros acessórios que não devem faltar no seu quarda roupa de inverno. Luvas de dedo e sem dedo ( mittem) . Eu tenho de diversos materiais e grossuras. Para dirigir eu tenho uma de malha fria com apliques de couro que dão maior aderência ao volante, mas estas eu só consegui comprar até hoje na Zellers.
• Luvas de couro são mais bonitas, mas eu não acho que elas aquecem o suficiente. É uma questão de preferência, ou talvez eu não tenha achado uma boa marca.
• Sempre tenha mais de um par de luva, pois é algo que se perde fácil. Tenha um par extra na bolsa caso o frio esteja mais intenso que o esperado.
• Para ser sincera eu tenho sempre luvas de fleece compradas no Dollarama, assim como mittens. Se elas forem bem acabadas ninguém vai saber onde você comprou. Se eu as perder, o custo é baixo.
• Tenho também luvas Thinsulate de outros materiais e luvas de nylon acolchoadas para quando vamos para os esportes de neve.
• Para alguns trabalhos eu gosto das luvas de dedo cortado com ponta mitten, principalmente quando tenho que remover neve ou fazer serviços externos por mais tempo. Elas dão mais empunhadura.

Protetor de orelha e touca

Toucas e protetores de orelha são essenciais em dia que o “wind chill” pega para valer. Existem protetores de orelha que é apenas uma faixa de tricô ou lã, outros que são como um abafador de ouvido. Escolha aquele que for mais conveniente para você. As toucas devem cobrir a orelha completamente.  Eu particularmente prefiro estas faixas ou chapéu. Não sou fã de toucas.

Protetor labial

Durante os dias de frio proteger os lábios também é essencial. Existem várias marcas e os custos são na casa dos $3,00 a 6,00 dólares. O batom não dá o mesmo efeito.




4 comments:

Patitando on 22 de setembro de 2010 17:12 disse...

Ooobbba! Esse post foi feito para mim! Obrigada por todas as informações suuuper úteis... Compramos nossas botas nesse final de semana e o próximo passo é a pesquisa de casacos. Valeu!
bjs
Pati

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 24 de setembro de 2010 06:15 disse...

Vá às compras e compre o que precisa para este inverno! E espero que ache um casaco bem legal.E em janeiro e fevereiro as lojas fazem liquidação e os preços despencam. Aí eu compro outros novos para o inverno seguinte e doa os que já me cansei de usar.

Ana Paula e Fredson on 19 de abril de 2011 19:03 disse...

Estou cada dia mais encantada pelo seu blog, todos os dias dou uma espiadinha...
Estou no aguardo de suas respostas, inclusive em relação ao e-mais que lhe mandei.
Abraço,Ana.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 20 de abril de 2011 21:41 disse...

Oi Ana, desculpa a demora. É que esta semana além de atender dois clientes mostrando diferentes tipos de casas, estou terminando renovação em casa e fazendo cursos. Sobrou pouco tempo para a internet. Mas respondi seu email hoje. Fique a vontade para expiar, escarafunchar e espero que ele possa lhe ajudar muito! felicadades!

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br