segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vida e Economia Doméstica

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 01:07
Reactions: 
Querendo ou não no Canadá temos de assumir uma vida mais doméstica, mesmo não gostando ou querendo. Se somos Amélias de verdade ou não, aqui não tem como passar a bola para frente. No máximo dividir com o marido e os filhos. No muito ter uma faxineira de vez em quando. Mesmo assim temos de dar sorte de achar alguém que faz como estamos acostumadas, porque a maioria delas fazem aquela limpeza superficial, usando lencinhos e swiffers. Quer aquela limpeza detalhada, procure com cuidado ou faça você mesma. E o pagamento é por hora.
Mas apesar dos pesares a atividade doméstica aqui é mais fácil. Temos mais equipamentos a nossa disposição, as casas não sujam tanto, porque não tem tanta poeira, mesmo no verão, quando abrimos as janelas. Lavar é igual. Passar pode ser dispensado em alguns casos. Se tirar a roupa da secadora assim que ela acabar de secar, muitas peças acabam dispensando o ferro. Mas para isto é necessário usar os lencinhos de secadora para deixar a roupa macia e eliminar a estática.

No Brasil fazemos compra mensal, talvez porque o pagamento recebido só chega uma vez por mês e se ele acaba no meio a coisa complica. Aqui , a maioria das pessoas recebem semanal ou quinzenal.
Aqui fazemos compra  semanal. Muitos pagamentos como financiamentos de imóvel ou carro podem ser estabelecidos quinzenal, pois desta forma, diminuindo o risco para o agente financiador, pagamos menos juros. Meu mortgage ( financiamento da casa) sai $60,00 dolares a menos por mes porque pago quinzenal. Para manter minhas contas mais equilibradas, mesmo as contas que são pagas bimestral ou trimestral, eu as pago mensal pois isto evita ter variações no meu orçamento e também esquecer pagamentos. Por exemplo, minha conta de água é em torno de $160.00 bimestral. Então pago $80.00 por mês e jogo na quinzena que meu orçamento é mais suave. Quando chega a conta, ou eu tenho pequeno crédito ou pequeno débito, nunca picos de gastos. Além disto é uma forma de construir uma história de crédito positiva, porque eu estou sempre adiantando meus pagamentos.
Aqui vão mais algumas dicas de vida doméstica e economia para quem está chegando.
Como aqui nós pagamos um valor bem alto de imposto sobre a renda, temos de tentar ganhar em outras fontes:


• Verifique na sua cidade como a gasolina varia de preço ao longo da semana. Aqui aonde moro, geralmente o preço cai entre terça e quinta feira. Se houver feriado no fim ou no princípio da semana, é garantido que ela aumenta. Agindo desta forma, você pode economizar cerca de $500 dolares ou mais por ano, caso você tenha dois carros ou gaste um tanque de gasolina a cada duas semanas ou menos. Não menospreze a diferença de um ou dois centavos no litro. É pouco quando você coloca um litro, mas cada tranque pega de 50 litros ou mais.


• No supermercado, as carnes costumam baixar de preço no meio da semana. Aproveite sempre as promoções e faça estoque daquilo que não necessite gastar energia.


• A minha compra de supermercado fica em torno de 150 a 250 dolares por semana, comprando num supermercado mais simples. A mesma compra no supermercado mais bonito, de corredores largos, etc, pode sair no mínimo $30.00 mais caro por semana. O que faço é comprar o que este supermercado tem de bom e que me satisfaz. O que não acho ali, quando passo perto dos outros eu completo. Além disto, neste supermercado eu posso usar o meu cartão master da Presidente Choise que me dá pontos em cada compra. Baseado no meu volume de compra apenas de supermercado, isto me dá uma compra por ano usando os pontos. Ou seja minha economia é de em torno $1600.00 por ano, simplesmente pela escolha do supermercado. Descubra na sua area quais são os supermercados disponivéis e qual deles é mais conveniente.


• Usar lâmpadas econômicas aonde for possível. Além de diminuir o custo da sua conta, você ainda contribui com o meio ambiente. Outras formas de ecomizar é estabecendo uma temperatura do ar condicionado não tão baixa. Além disto manter as persianas fechadas durante os horários em que o sol bate em suas janelas, principalmente o sol da tarde, evitando aquecer aquele ambiente e consequentemente exige mais do ar condicionado.


• A mesma coisa sugestão vale para o aquecimento. Mantenha a temperatura da casa no inverno num valor compatível com a estação. Abrir as persianas no inverno ajuda a esquentar a casa . Manter a casa em temperatura de verão e sair lá fora com a temperatura muito baixa, exige muito do seu corpo e lhe dá mais chances de adoecer e faz um rombo no seu orçamento. Usar um moleton e meia enquanto estiver em casa não é o fim do mundo e pode lhe dar uma economia de uns $400 a $500 dolares ao ano.


• Sempre que suas apólices de seguro estiver vencendo, faça novas cotações. Talvez nos primeiros anos você não encontre muita diferença, mas vai chegar um ponto que ela vai ser considerável. Ano passado mudei de seguradora e além de incluir meu seguro da casa para pagamento mensal junto com o seguro do carro, meus gastos baixaram $1700,00 ao ano.


• Cuidado com pessoas que batem na sua porta lhe oferecendo trocar seu fornecedor de gás ou energia dizendo que são associados ou prestadores de serviço da companhia maior que serve a cidade. Geralmente eles dizem que os valores vão subir e que você deve fechar um valor fixo para garantir economia futura. Eles vão lhe pedir para pegar a conta antiga e ali eles pegam o seu numero de cliente e preenchem os dados. Muitas vezes a companhia que você usa atualmente continua emitindo a conta, mas os valores são mais caros, porque o que você na realidade fez, foi autorizar uma terceirização do fornecimento. Caso isto aconteça com você, pegue os dados da empresa, procure se informar na internet e sobretudo fique atento para os título que vem após o nome da empresa. Scam pode ser um deles. Qualquer coisa, ligue para a empresa que lhe fornece o gás ou a energia e se informe sobre esta nova empresa. A maioria das vezes a mudança poderá não será benéfica.


• Compre aquilo que você não precisa para agora nas liquidações de estação. Exemplo: Agora, a maioria das lojas estão liquidando churraqueiras, móveis de pátio e jardim, mangueiras e acessórios de jardim, luminárias solares, assentos de cadeiras de exterior, sombrinhas de jardim, etc. Depois de natal, thanksgiving, Valentine’s day, Halloween, páscoa, e outros feriados sempre tem liquidação com preços ótimos. Isto também acontece com roupas também. E aqui a moda não é volátil como no Brasil. Não dá para dizer que a jaqueta e a bota são do inverno passado porque todo mundo usa de tudo, todos os modelos e cores.


• Guarde a nota fiscal dos eletrodomésticos e objetos mais caros que comprar e preste atenção se houve variação do preço para menos num período de trinta dias. Caso isto aconteça, volte a loja porque você terá direito a reembolso da diferença, pelo menos en Ontário. Tire cópia da nota fiscal e grampeie junto com a original em local escuro porque ela perde a cor.


























































0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br