segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Reciclagem e Consciência Ecológica

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 20:59
Reactions: 
Hoje em dia não dá para fechar os olhos e fingir que a questão do lixo não nos afeta. O mundo está mudando, crescendo, gerando cada vez mais lixo e para muitos produtos não existe sequer um estudo de seu impacto no meio ambiente.
Quando eu lembro dos meus tempos de criança, no frio que fazia em Belo Horizonte, das joaninhas nos jardins, da infinidade de pássaros que podíamos escutar e ver nas cidades, eu vejo quanta coisa mudou num período relativamente curto, mas com velocidade grande. Meu marido conta que eles pescavam diariamente no Rio Piracicaba, em Coronel Fabriciano. Hoje podemos ver o grande assoreamento deste rio que está mais para córrego. Hoje só vemos pardais, raramente umas rolinhas e pombos. Mesmo assim algum pássaro atrevido que se aventurar a ir passear na cidade , vai parar na gaiola de alguém. Aqui no Canadá eu posso ver sabiás, canários, rolinhas, cardeais, blue jays, bem-ti-vi de vez em quando e outros tantos que nem sei o nome, pousados nas árvores do meu quintal ou nos vizinhos, fazendo ninhos nos pinheiros, cantando ou pegando minhocas ou sementes na grama. Isto dentro da cidade, numa municipalidade com mais de 800.000 habitantes. Quando eu comparo não quero dizer o quanto aqui é bom ou que o Brasil é ruim, mas a diferença que vejo na quantidade de área verde, de parques, que atrair este animais, que deixa o clima mais ameno, que faz a gente sentir prazer com coisas pequenas. A diferença como a população se envolve nos projetos sociais e ambientais.
Posso ver coelhos e esquilos no meu quintal todos os dias. No inverno eu raramente vejo os coelhos, mas sei que eles passaram por aqui por causa dos rastros na neve e de vem em quando eu usam meu quintal de banheiro. Mas tudo bem! Ninguém aqui sai corrndo atrás deles de espingarda chumbinho na mão, ou fazem alçapões para prender os bichos.


Eu morei numa cidade do interior em Minas Gerais e era uma prática local jogar lixo no riozinho que cortava a cidade. O que me espantava é que na cidade tinha coleta de lixo, então porque jogas as sacolas no rio?Um belo dia caiu uma chuva estrindosa. Além do assoreamento, as sacolas ajudaram a estancar o rio em pontos mais estreitos e o dano foi grande para certas família. Nas minhas palestras nas escolas da cidade, eu falva de criar bons hábitos em casa, nào jogar lixo no rio, não jogar perto de casa. A cidade tinha um problema sério de escorpião e eu falava de coisas básicas: lixo jogado na periferia de casa atrai barata, barata atrai escorpião e escorpião.


O lixo se processado de forma correta pode diminuir muito os riscos ociedade e


Precisamos definitivamente mudar nossa conduta: plantar árvores na frente da casa ao invés de se incomodar com as folhas que caem no inverno; usar a vassoura ao invés de mangueira para limpar as calçadas, garagens e quintal, plantar mais grama nos quintais ao invés de cimentar tudo, diminuir o uso de sacolas desnecessárias, separar o lixo e favorecer a reciclagem, diminuir os desperdícios em construções, desperdiçar menos alimentos, usar água e energia de forma mais racional, usar sensores de presença para ajudar aqueles que se esquecem de apagar a luz quando saem. Não faço parte de nenhuma organização em prol da ecologia, nem tão pouco sou radical, mas já tive a oportunidade de presenciar inundação de um rio de uma cidade pequena aonde eu morava


No Brasil a reciclagem de lixo é executada pelo mercado informal que tira do lixo o seu sustento.A maioria das cidades e municípios não tem programas para o lixo e o involvimento da sociedade ainda é limitado. Fala-se muito, mas cada um de nós pode começar em casa e expandir isto para os ambientes de família, trabalho, etc.


Eu sempre fui de agir pela minha cabeça, fazer aquilo que eu acredito ser o certo, mesmo que muitos chamem isto de economia de palito de fósforo.


• Desde o dia que ouvi quantas árvores são cortadas para se fazer papel eu passei a usar o lado em branco de qualquer correspondência ( desde que não fossem documentos e confidenciais) como rascunho no telefone, para as crianças fazerem seus deveres e praticarem seus exercícios, para fazer anotações em cursos e seminários, etc.


• Quando estava na lavanderia da minha casa usava a água da máquina de lavar roupa para lavar a area de serviço ,churrasqueira e quintal.


• Até hoje , aqui no Canadá no verão, eu uso a água que lavo as verduras e coloco nos vasos de plantas e no jardim. Para quem não sabe , para cada litro de água que sai das torneiras aqui, nós pagamos o mesmo tanto para tratar a água. Outro tanto pelo esgoto gerado ser conduzido até os reservatórios.


• Eu passei a desmontar as caixas de leite longa vida e cortar os quatro cantos desde que ouvi uma palestra sobre o grande volume que estas caixas davam aos aterros sanitários, além do que elas enchiam de água e se tornam um ambiente ótimo para as lavas de mosquitos.


• Eu separava as latas de alumínio, garrafas e papéis em sacolas separadas para que os catadores não tivessem o trabalho de abrir o meu lixo. Alguns eram bonzinhos e organizados, mas tinham outros que deixavam minha calçada uma sujeira só.


• Não despeje o óleo de fritura na pia. Coloque numa garrafa vazia de água ou suco e coloque no lixo comum. Um litro de óleo na água gera um custo muito alto para limpeza.


• Tenha as sacola reusáveis na traseira do seu carro, ou dentro da bolsa porque hoje um grande número de lojas nos cobram $0,05 por cada sacola plástica que usamos. Além disto dependendo o tipo de material usado para fazer a sacola elas podem passar centenas de anos ou ate mais de um milênio na natureza antes de ser degradada.


Na cidade aonde moro, existe programa de lixo.


Semanalmente o lixo de cozinha , de recipiente verde ( resto de comida, ossos, cascas, guardanapo, caixa de papelão reciclada de ovo) chamado lixo verde é recolhido em sacolas que precisão ser degradáveis. “Compostable Bags”. Eu gosto de algumas marcas que tem custo bom e qualidade boa. Resistem uma semana no container sem se desfazer.


Eu achei este link com alguma marcas disponíveis no Canadá. Veja na sua área quais estão nas prateleira. Eu particularmente já usei três marcas e a ordem ascendente de preferência e preço é : 1- Value Bags, 2- Biosak, e Glad.


O corte de árvore com diâmetro inferior a 2 polegadas ( 10 cms) podem ser colocados nos sacos de lixo de jardim que são de papel, juntamente com as folhas. Estes produtos orgânicos são levados para formação de terra para potes e jardim. Entretanto a grama cortada não pode ser colocada no saco de reciclável, porque segundo informação que eu recebi, ela pode estar contaminada com pesticida e contaminaria a terra produzida. O melhor então é deixar os cortes de grama no prórpio quintal. Na minha área a coleta é quinzenal.
Garrafas e latas vão para o recipiente azul, e papeis e papelão mais macio vão para outro recipiente também azul, mas separado das garrafas e plásticos. Papelão grosso deve ser desmontado e amarrado em pilhas. Lixo proveniente do picotador ( shredder) deve ser colocado numa sacola transparente no topo do lixo de papéis. A coleta é semanal.
O restante do lixo que não se encaixa na categoria reciclável dve ser colocado em sacolas pretas e é coletado quinzenalmente.
Para novos moradores de qualquer cidade, entre no site da sua cidade ou vila e veja se tem informação sobre reciclagem. Na região de Durham as cidades disponibilizam o calendário de coleta no website. O serviço de administração de lixo na minha região entrega gratis na casa do morador um coletor verde grande e um pequeno, e um coletor azul. Basta ligar para o número no site e eles entregam na casa na próxima coleta de lixo.
Observe também quais são as regras para o lixo. Na minha cidade tem limitação quanto ao número de sacos de lixo e também peso máximo, que serão coletados gratuitamente. Por isto amasse as embalagens para reduzir volume. Nada de usar sacolinhas de supermercado e colocar aquela pilha lá fora porque eles não vão levar.
Pilhas e baterias diversas e de telefone podem ser deixadas nas caixas coletoras do Home Depot e nestes outros participantes do Call2 Recycle Program


CANADA


• Batteries Expert


• Battery Plus


• Bell World


• Black & Decker


• FIDO/Microcell


• The Home Depot


• Home Hardware


• London Drugs


• Motorola Cellular Dealers


• OfficeMax


• Personal Edge/Centre du Rasoir


• Revy


• Sears


• The Sony Store


• The Source by Circuit City


• Staples


• Telus Mobility


• Zellers


Recentemente eu dispus de uma bateria de carro no Canadian Tire.


Restos de tintas devem ser entregue em centro de reciclagem local. Em Durham region, na Ritson North tem um centro de reciclagem de tintas.


Cuidado com a disposição de qualquer material considerado tóxico aqui no Canadá. As multas por contaminação ambiental podem ser muito grandes.


Saiba que muitas coisas que compramos hoje em dia no Canadá tem imposto ambiental: eletrônicos como computadores, TVs, monitores, celulares, tintas, vernizes, etc e este imposto varia com o item. Eu não sei se é um valor percentual em cima do custo ou se em cima do objeto.

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br