terça-feira, 10 de agosto de 2010

Permissão Para Dirigir

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 01:41
Reactions: 
Alberta -  Pessoas com visto de trabalho ou estudo que tenham uma carteira de motorista emitida pelo país de origem e uma carteira internacional poderão dirigir em Alberta, até vencer a carteira do país de origiem ou por 1 ano , aquilo que acontecer primeiro. Após este período tem de tirar a carteira em Alberta. Se você é um residente permanente terá 90 dias para tirar a carteira na província.
Para tirar uma carteira em Alberta o candidato deverá apresentar a carteira de motorista válida do país de origem traduzida por um tradutor aprovado .
Brasil e Portugal não constam da lista de países com tratado de reciprocidades com Alberta.


British Columbia- A pessoa pode dirigir em BC por 90 dias com a carteria original de seu país. Portadores de carteira em outro país que tenham mais de dois anos de comprovada experiência poderão pleitear a carteira com total privelégio seendo aprovado no teste escrito, exame de visão e teste de rua.

 Pessoas com menos de dois anos de experiência passarão pelo período de licença temporária com todos as limitações.
Brasil e Portugal não constam da lista de países com tratado de reciprocidades com BC.


Ontário- Para dirigir em Ontário você deve ter uma carteira de motorista do país de origem e ter mais de 16 anos. Se estiver visitando Ontário por mais de 3 mêses deverá também ter a carteria internacional ou tirar a carteira de Ontário se o período for maior que 3 mêses. Novos residentes da província, provenientes de outras províncias e outros países podem dirigir em Ontário por até 60 dias usando suas carteiras originais. Após este período devem ter uma carteira da província. E novos residentes têm 30 dias para transferir seus carros e ter a licença do veículo e da placa na província.
Para tirar a carteira o candidato deverá apresentar a carteira válida acompanhada de uma tradução escrita por tradutor qualificado, um documento que comprove a autenticidade do documento para poder comprovar o tempo de licença ( sem este documento você passará por todas as fases de motorista novo), passar pelo exame de visão, teste escrito de conhecimento de regras de trânsito e fazer o teste de rua. E pagar as taxas é claro.
Brasil e Portugal não constam da lista de países com tratado de reciprocidades de acordo de licença com Ontário.


Quebec- Novos residentes em Quebec, ( com permissão legal de morar)  provenientes de outro país podem dirigir na província  por  até 12 mêses após sua chegada na província , a mesma classe de veículo permitida em seu documento, e após este período é requerido ter uma licença local. Portanto a licença da província deve ser providenciada dentro destes 12 mêses. Pessas provenientes de outras províncias do Canadá que estão morando em Quebec, podem dirigir na província por seis mêses. Após este tempo precisa ter uma licença de Quebec.
Os termos de troca  de carteira depende do país de origem. e a província de origem.  Brasil e Portugal não constam da relação de países com acordo de reciprocidade . Teste escrito e teste de rua são exigidos. Pessoas com visto de turismo, estudante e trabalhador temporário poderão dirigir em Quebec usando sua carteira original ou a carteira Internacional - tradução juramentada- ( ambas para os que vão ficar mais de 6 mêses), dentro do período de validade do  visto, aquele que vencer primeiro. No caso de estudante, apenas  podem dirigir veículo de passageiros. Novos residentes provenientes de outras províncias tem até 12 mêses para trocar a carteira. Uma consulta deve ser marcada via telefone para determinar o seu status e determinar quais os documentos necessários. 

Outras Províncias e Territórios


Carteira Internacional Brasileira - Ela é válida para você dirigir no Canadá numa estadia temporária curta que varia de província para província, entretanto NÃO existe acordo de apenas troca de carteira entre Brasil e Canadá.


Eu particularmente questiono a necessidade de tirar a carteira internacional no caso das pessoas que vêm de mudança. A carteira internacional tem validade de apenas 1 ano, mas isto não garante que vôcê poderá dirigir durante 1 ano no país que vai se instalar. Portanto procure se informar sobre as restrições de uso em cada país e província para onde está indo. Ela  não é renovável e só pode ser tirada no país de origem. Eu não sei se o custo que vi é atual, mas encontrei o valor de R$199,00. Me parece que somando os custos de tradução da carteira mais os serviços consulares, deverá sair mais barato chegar aqui e tirar a carteira nos 60 a 90 dias, que a maioria das províncias dão ao novo residente para tirar a carteira local.

Clique no nome da província para maiores informações sobre a carteira de motorista local.


Consulado do Brasil em Toronto- Carteira de Motorista 

4 comments:

Patitando on 10 de agosto de 2010 14:37 disse...

Oi Marden, excelente post! bastante informativo, obrigada!

abs,
Pati

Lupatinadora on 10 de agosto de 2010 20:11 disse...

Excelente post Marden!

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 13 de agosto de 2010 15:14 disse...

Obrigado! Foi escrito com carinho para todos vocês.

Anônimo disse...

sou residente em calgary,ab, canada e tenho a carta internacional, posso fazer um seguro de carro no meu nome com esta carta? obrigada

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br