quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como Ser Corretor de Imóvel no Canadá

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 14:20
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Para ser corretor no Canadá, você necessita em primeiro lugar saber qual a província se pretende instalar pois cada província tem regras  próprias. Portanto vou falar sobre como é o processo em Ontário. Se você tem intenção de ir para outra província , veja as regras lá. Vale também dizer que o fato de alguém ter licença em uma província não dá a ele/ela direito de exercer a profissão em outra. Também não significa que mudando de província haverá apenas uma troca de documentos. Existem províncias que podem exigir que novo curso seja feito, ou curto curso de adapatação ou que exames sejam feitos em ordem de receber licenciamento.


Caso você seja corretor em outro país, trará consigo somente a experiência, pois suas qualificações e certificações não terão validade, uma vez que as regras aqui são bem diferentes. 

Corretagem de imóveis é uma profissão regulamentada em Ontário.

Em Ontário , OREA – Ontario Real Estate Association é o órgão responsável por administrar o curso de formação do novo profissional e ele segue as normas ditadas pelo RECO- Real Estate Concil of Ontario. RECO é o órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão na província de Ontário.
Para poder se registrar como estudante no OREA a pessoa tem de:


*ser maior de 18 anos,
* ter terminado o grau 12 em Ontário ou ter o documento equivalente avaliado por uma instituição acreditada. Para estudantes provenientes de outro país, uma avaliação feita pelo World Education Services ("WES") é necessário. Para maiores informações pesquise no site : http://www.wes.org/ca .
* Ser permanente residente ou cidadão canadense
* Ter um documento canadense com foto
O curso tem equivalência de “College” ou seja é um nível de tecnólogo e em Ontário é desenvolvido em  módulos. Como o OREA muda a forma de dar o curso de tempos em tempos, fica difícil manter este post atualizado a não ser que eu esteja sempre reeditando, então vou apenas dar uma explanada geral. O curso é dado em módulos compreendido geralmente em das fases( isto tem sido constante desde que me formei).  Na primeira fase são feitos cursos que dão noção sobre o escope do trabalho, leis e regulamentos e lhe preparam para atuar como corretor residencial ou comercial . A cada módulo o candidato se submete a uma prova escrita ( quado fiz teve módulos com múltipla escolha e outros com dissertação) e com pontuação mínima requerida para passar ( quando fiz era 75%). 

Ao final dos três primeiros módulos o candidato está apto a se associar a alguma corretora e começar a vender e alugar imóveis ou estabelecimentos comerciais. Nenhum corretor pode exercer a profissão sem ser vinculado a uma corretora, porque é a corretora que requer o registro do corretor junto ao RECO. Para isto nos tornamos associados, autônomos, raramente empregados de uma corretora. Os custos de registro são acima de  CAN $2000,00 para o primeiro ano e inclui investigação criminal e emissão de relatório de bons antecedentes. Alguns custos são anuais ( CREA,OREA,  seguro contra erros e omissões), outros são a cada dois anos ( RECO) e outros são mensais ( taxa de associação à corretora, local conselho profissional, seguro saúde).

 A cada venda o corretor dividi uma parte da comissão com a corretora de acordo com o contrato assinado entre ele e a empresa. O que cada corretora oferece ao associado depende da franquia, mas a taxa de associação não lhe garante ter um espaço só seu, tipo um escritório na empresa. Todas elas tem espaço coletivo e algumas cobram uma taxa mensal por escritório. Tudo deve ser discutido com antecedência : custo de cartões, telefonemas, fax, cópias, pagamentos obrigatórios.

Você é autônomo, 100% responsável por seus atos, mas deve seguir algumas regras da corretora ( policy). Algumas corretoras oferecem treinamentos e outras consideram você um profissional pronto. A empresa não tem compromisso de lhe fornecer o cliente. A busca por clientes é inteiramente sua. Traduzindo em miúdos: é garantido você ter despesas , mas criar fonte de ganhos está inteiramente nas suas mãos.


A segunda fase do curso deve ser completada em dois anos após seu registro no RECO e tem um custo aproximado de 1.500$.  São mais três cursos, sendo dois mandatórios e um eletivo que você escolhe entre opcões available e que lhe oferecerá mais conhecimento para exercício do seu trabalho. Todos eles você paga a medida que se increve e casda um oferece as possibilidades de como fazê-lo. Após terminar estes três cursos você está apto a renovar sua licença por mais dois anos. 
Durante os dois próximos anos o corretor deve fazer cursos e seminários que somem um total mínimo de 24 créditos para ter direito a renovar a licença por outro período de dois anos e assim sucessivamente até que novas regras sejam impostas. Estes 24 créditos podem ser cursos e seminários gratuitos e alguns são pagos, sendo que 6 créditos são obrigatoriamente cursos de reciclagem dado pelo RECO.

Para se manter ativo e apto a exercer a profissão, o corretor tem um gasto mínimo anual aproximado de CAN $ 3.000,00 ou mais, dependendo das taxas pagas para a corretora. Isto não inclui a divisão de comissão sobre cada transação. Sobre cada transação é responsabilidade do corretor pagar a percentagem da corretora, HST e imposto sobre a renda.
Todos os custos de propaganda, gasolina para mostrar casas aos clientes, custo de telefone celular, websites, material pessoal de promoção etc, são custos do seu negócio e não tem nenhuma ajuda de custo da empresa. Eventualmente alguma empresa tem o site corporativo como parte da taxa de associação à empresa.

O corretor aqui só recebe o pagamento após o imóvel trocar de mãos e o advogado liberar o pagamento da comissão para a corretora. O processo aqui é bem mais sério e involve muito responsabilidade civil do que a que vemos nas transações no Brasil. Os documentos são mais complexos, com muitas cláusulas pré- determinadas e outras tantas que devemos acrescentar para proteger, em primeiro lugar ao cliente e também a nós mesmos.

Algumas informações aqui contidas podem ter mudado entre o momento em que o post foi escrito  e hoje. meu objetivo é apenas traças linhas gerais.


Para se informar sobre outras profissões, se elas são regulamentadas ou não, e quais os órgãos reguladores em cada província, use este link.

Regulated and unregulated Professions and Trades


5 comments:

Elizângela Mariano on 18 de fevereiro de 2013 11:49 disse...

OI PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE TE PARABENIZAR PELO BLOG É EXCELENTE SOU CORRETORA DE IMÓVEIS NA BAHIA SALVADOR, PENDO EM IR MORAR NO CANADÁ TENHO UM FILHO DE 2 ANOS, NÃO FALO INGLÊS, GOSTARIA DE SABER COMO É O PROCESSO DE ESCOLA E TAMBÉM SE SERIA MELHOR FAZER O CURSO DE INGÊS AQUI MESMO ANTES DE IR E COMO EU CONSIGO TRABALHAR ESTUDAR E MORAR AI SENDO QUE TENHO MEU FILHO. DESDE JÁ TE AGRADEÇO MUITO.

GRATA,

ELIZÂNGELA.

Erika Feijo on 20 de outubro de 2014 09:57 disse...

Oi meu marido tem ensino médio completo aqui no Brasil.
Tem curso de corretor w Creci definitivo serve pra validar ai?

Estamos dando entrada nos papeis para residência permanente então quando chegarmos ele pode fazer curso ai? Ou terra que aguardar 3 anos ou seja ser cidadão canadense?

Att

Anônimo disse...

Fala sério...esses canadenses sao muito burocráticos. Quem sabe vender, tem talento p isso...nao precisa fazer tudo isso não. Pior q tirar o creci aqui.

Juliana Moreira Lima on 30 de outubro de 2014 14:34 disse...

Parabens muito util as informações prestadas

Juliana Moreira Lima on 30 de outubro de 2014 14:37 disse...

Gostaria de saber, como ja sou corretora aqui com 10 anos de experiencia, perita em avaliação imobiliária, certificados, registro, diplomas, se for para Canadá perco tudo isso, tenho k fazer tudo de novo para conseguir trabalhar em uma agencia imobiliária ai??? Please help me

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