sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Clima em Ontário

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 15:09
Reactions: 
Um amigo meu que esteve aqui em 2008 , no verão me perguntou sobre o clima nops outros meses do ano e também em Quebec e Bristish Columbia. Sobre  o clima em Ontário eu posso falar por experiência própria pois já moro aqui há 7 anos, na região de Toronto. Sobre as outras duas tecerei apenas comentários superficiais, pois nunca morei lá, e só acompanho ñoticias na TVOntário tem as quatro estações bem definidas. Eu costumo brincar com meus amigos que a natureza aqui bate cartão assim que vira o calendário.
Eu já peguei temperaturas entre -33° C com sensação térmica de -42° C,  assim como já tivemos temperaturas em torno de 40°C com umidex dando sensação térmica de uns 45°C no verão.O inverno é seco e a temperatura geralmente já cai para um dígito no final de novembro. Costuma nevar já em novembro no sul de Ontário, mas não acontece todo ano. Já para o norte de Ontário a neve é mais abundante e mais frequente também. Me lembro que no ano que cheguei  aqui fomos para Huntsville no dia 16 de novembro e naquela noite nevou 15 cm.

Acreditem ou não , a foto é colorida!!!!
Em dezembro é quase garantido ter neve e alguns dias de pico de temperatura abaixo de zero. Durante 6 anos dos 7 que moro aqui, tivemos temperatura abaixo de zero em janeiro, com muita neve. Entretanto tivemos 1 inverno cujo janeiro quase não nevou e tivemos temperatura positiva de um digito durante todo o inverno e como consequência tivemos uma primavera também mais seca o que afetou o volume de águas nos grandes lagos. Fevereiro ainda é bem frio, neva também. Entre dezembro e fevereiro observar alertas de “Freezing rain, blizzard, tempestade de neve, frostbite”. Um óculos de sol é tão importante no inverno quanto no verão. Com a paisagem muito branca, nos dias ensolarados, a reflexão dos raios solares incomoda bem. O inverno canadense é bem mais insolarado que na Europa. Quando a temperatura está próxima de zero tomar cuidado com neve fina que congela e fica muito escorregadio. Dentro de casa devemos controlar a umidade para que fique em torno de 55 para que o nariz não sangre, usando humidificador central ou portátil. Umidade acima de 60% é desaconselhavel pois ajuda desenvolver mofo e aqui temos de tomar cuidado porque as casas são de papelão e mofo é um grande problema.
Março é mais instável. Já peguei mês de março bem frio, com lagos menores ainda congelados no March break, mas me lembro de um ano ter um bando de pássaros no meu quintal e a temperatura na casa de dois dígitos. Os pássaros começam a aparecer nos quintais no final do mês, um bom indicativo de que a primavera está definitivamente chegando.

Esta foto foi tirada no Lake Scugog e estaava tendo uma corrida de moto em cima do lago!


Abril costuma ser chuvoso, temperatura acima de 5 graus podendo chegar a uns 15 graus durante o dia. As tulipas começam a brotas, as folhas das árvores começam a dar o ar dá graça. Geralmente as marinas começam a colocar os barcos na água a partir do meio do mês. No começo de maio as tulipas despontam, as árvores de frutos florescem, a temperatura geralmente estabiliza na casa dos dois dígitos, mas cai um pouco a noite, geralmente já dá para desligar o aquecimento da casa, as pessoas começam a tirar a lona de suas piscinas, a andar de camiseta e shortes nas ruas, a grama começa ganhar cor. Geralmente as pessoas começam a fazer seus jardins no meio do mês em diante.
Junho está tudo verde, muitas flores colorindo os jardins, temperatura alcança temperaturas acima de 20°C podendo passar dos 30°C como aconteceu este ano. Pode chover e geralmente quando isto acontece são chuvas de pancada. Mas os dias não são tão úmidos quanto no alge do verão. Julho e agosto geralmente são os mêses mais quentes, com temperaturas na casa dos altos 20 e médios 30, com umidade alta e sensação térmica de altos 30 a 40°. Costuma ter dias abafados com visual cheio de névoa, visibilidade baixa e com pancadas de chuva e tempestade.
Quando está "foggy" embora tenha sol a paisagem fica meio cinzenta, como neste dia da foto.
Fique atento a legislação municipal que pode proibir molhar a grama caso haja um deficit de água nos reservátório. Geralmente é a época dos furacões no Golfo do México e costumamos pegar alguma chuva como consequência deles. Entretanto alguns tornados podem acontecem por aqui .
Alertas de UV é dado constantemente nos canais do tempo. Protetor solar é altamente recomendado. Eu particularmente acho que o sol daqui queima mais que no Brasil considerando o tempo de exposição. Minha impressão é que por causa da umidade ser baixa e as vezes venta , nós não temos a sensação de que está queimando. Eu vivenciei isto agora em julho. Voltávamos de uma viagem de barco a vela e ventava pouco e a temperatura estava na casa dos 23. Saimos de Cobourg cerca de 8 da manhã e eu usava um moleton fino. O sol era constante mas parecia fraco. Eu havia perdido meu chapeu no dia anterior e vim só com protetor solar. Cheguei aqui com meu rosto bem vermelho e chegou a descascar.
Em setembro a temperatura geralmente fica na casa dos 20 e a noite pode ficar mais frio.
Final de setembro e principio de outubro as matas ficam coloridas e é um espetáculo bonito de se ver.
Saint Brigitte de Laval em Quebec

Para quem gosta de fotografia  há formas de saber a percentagem de coloração das folhas nos parques e áreas de conservação , e aí passar o final de semana somente dando os cliques na natureza.
 Para final de outubro é bem provável que a temperatura estará entre 10 e 20. A variação de temperatura entre dia e noite já começa a ficar maiores. Final de outubro é hora de checar o funcionamento do aquecimento, limpar chaminés, limpar os dutos de ar, recolher o resto de folhas do quintal, verificar o estado de funcionamento do remover de neve e pás de neve, comprar roupas de inverno, botas , luvas, toucas, etc porque lá para o final de novembro muitas lojas já vão estar com estoques baixos.
Eu acredito que a descrição de clima neste meu artigo pode ser considerada válida para as cidades que vão de Windsor, passando por Niagara Falls, Toronto , indo em direção a Kingston, Ottawa, Gatineau. Geralmente Ottawa recebe mais neve que em Toronto, assim como parece cair mais neve na região de Niagara do que aqui aonde estou. Mas como o tempo varia de acordo com as correntes de ar que se movimentam ao desejo da natureza, o correto mesmo é verificar a temperatura e o que está por vir todos os dias. A previsão de 24 horas aqui costuma ser bem precisa.


Quanto a British Columbia o que sei é que tem um inverno mais ameno que em Ontário, chove mais no verão e primavera do que aqui. Mas tem um relevo privilegiado para os amantes da neve: muitas estações de ski.
Já em Winnipeg, o inverno é bem mais rigoroso que em Ontário, BC e Quebec, sendo necessário usar roupas para frio cerca de 7 a 8 meses no ano. Quando degela eles tem problemas com inundação em muitas cidades e presença de mosquitos na entrada do verão.
Em Quebec a neve cai com mais intensidade que aqui em Ontário. Não é a toa que eles tem muito mais estações de ski. Mas achei o verão lá muito similar ao de Ontário.

On The Weather Network você pode verificar as condições climáticas no dia e a previsão para um período curto em qualquer cidade canadense. Além disto há como obter mínimas e máximas dentro do período escolhido.

0 comments:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br