terça-feira, 6 de julho de 2010

Remédios

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 02:03
Reactions: 
Esta semana eu recebi dois emails me perguntando sobre quais remédios trazer . E o mesmo tópico também aconteceu no grupo de imigração que participo. Este era um assunto que eu pretendia falar sobre ele depois, mas diante da circunstância eu mudo o cronograma dos posts, afinal o objetivo deste blog é discutir assuntos do dia a dia.

Eu não saberia responder se é mais barato o medicamento aí ou aqui, mesmo porque existem medicamentos no Brasil que nem existem aqui, assim como certas combinações. De mais a mais estou fora há bem tempo. Mas na classe OTC ( Over The Counter) muitos medicamentos para dores leves e febre por exemplo,  existem genéricos que são vendidos em embalagens grandes - 50 a 100 comprimidos - os quais eu considero bem em conta.

Considerando que o sistema de saúde do Ontário só dará direito a você a receber atendimento médico gratuíto aqui após o terceiro mês de trabalho legal, eu sugiro agir cautelosamente.


• Contrate um seguro saúde que cubra a sua viagem e  por um período mínimo de 4 mêses após chegar aqui.  Eu diria que para ser seguro eu contrataria 6 mêses, com possibilidade de extensão. Caso você necessite ir ao médico, pelo menos com uma receita na mão, você consegue comprar os remédios que necessitam de prescrição.
• Visite seu médico de confiança bem próximo da data de sua viagem e peça a ele as receitas que você precisa, mesmo que no Brasil, você os compre sem receita. Principalmente os medicmaentos de uso contínuo. Se o seu médico falar inglês, quem sabe ele lhe dá a receita em inglês.
• A receita deve conter o seu nome completo , o nome do medicamento ( comercial e genérico) e a forma de tomar bem clara, se possível impressa, mas em formulário timbrado, carimbada e assinada, com todos os contatos do médico. Com quantidade para quatro a seis mêses equivalente ao período de seguro contratado.
• Peça ao médico para descrever que a sua condição de saúde demanda o uso daquele medicamento, caso ela seja uma condição pre- existente. Mantenha a receita junto com os medicamentos.
• Mantenha o medicamentos em sua embalagem original completa.
• Cuidado para não haver discrepâncias entre os resultados do seu exame de saúde feito pelo consulado e os medicamentos que você está trazendo. Não traga nada que não condiz com sua condição médica. Ex: medicamentos para amigos.
• Neste grupo de medicação de uso contínuo eu incluiria os medicamentos de pressão, diabetes, colesterol, ácido úrico, anti coagulantes, controle de pressão ocular, anticoncepcionais, e outros problemas de saúde que exigem medicamento constante.
• Se houver portador de diabete insulino dependente que precise tomar a insulina durante a viagem, mantenha a prescrição junto a insulina e a seringa.
• Ao comprar os medicamentos, verifique se eles estão com longa validade, 1 ano ou mais.
• A maioria dos medicamentos aqui são vendidos sob prescrição médica: antibióticos, anti inflamatórios, analgésicos potentes, controladores de pressão, colesterol, triglicéride, glicose, anti histamínicos potentes, anticoncepcionais, remédios para dor de estômago ( Omeprazol, Lanzoprazol e outros do gênero), antidepressivos, narcóticos, anticonvulsivantes
• Medicamentos como antibiótico e anti inflamatório é dificil se justificar o uso contínuo, uma vez que são utilizados por tempo limitado e bem específico. Portanto este tipo de medicamento justificaria ter uma caixa ou duas no máximo.
• Na bolsa , tenha uma cartela pequena de medicamento para dor de cabeça, enjoo e diarréia. Este tipo de problema é comum numa viagem.
• É importante saber que medicamento pode ser considerado contrabando no Canadá, portanto só traga o que for necessário. Entre em contato com o consulado para saber o que  é considerado porte ilegal.
• Não traga nenhum chá embalado de forma artesanal. Chás que não passaram por processo de industrialização (secagem em temperatura ideal, esterização por raios UV podem conter esporos de fungos que podem causar sérios danos em outro lugar, e tem restrição de entrada na maioria dos países ). Se você achar algum chá no Duty Free , aí já é outra coisa.

Obs: O próximo post será sobre uma lista de medicamentos disponíveis para compra sem receita -OTC  - aqui nas farmácias canadenses.

4 comments:

Simone on 6 de julho de 2010 10:49 disse...

Hum...como uma boa hipocondriaca eu adorei..hehe. Indo em um médico ai, do convênio ( ex.GTA) eu posso " traduzir" as receitas, quero dizer, eles podem me receitar anticoncepcional por 1 ano, para rinite ( sim eu falei que tinha no exame médico) e outros?
Beijos
Simone

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 6 de julho de 2010 16:57 disse...

Ola Simone! Sim, com asua receita médica, contendo o nome genérico( ideal) ou com a bula, um médico local poderá lhe prescrever,se ele achar necessário, um medicamento correspondente aqui. Mas existem medicamento compostos, cujas fórmulas não existem aqui e eles podem prescrever algo parecido. Agora, ao contratar o seguro saúde, veja qual a extensão de cobertura dele (se só consulta, quantas, internação, cirurgia,exames, etc).
Vou torcer para você não precisar de remédio nenhum aqui!

Lupatinadora on 6 de julho de 2010 18:20 disse...

Oi Marden

Uma coisa importante é ficar atento ao prazo de validade dos medicamentos que está se levando. De nada adianta levar uma rodada de antibiótico que vai vencer daqui a 3 meses. Vou montar minha farmacinha (fora que papis é médico, então receita antibióticos e antiinflamatórios por Skype mesmo) mas tentando o máximo de prazo de validade possível.

Acho que outra coisa que os brasileiros não tem noção é da quantidade de produtos OTC (sem receita) vendidos no Canadá. Às vezes é o remédio igual ao com receita, só que com menor dosagem - aí é só tomar 2 comprimidos!

Abs,

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 6 de julho de 2010 19:11 disse...

Com certeza Lupatinadora, a validade é fundamental. Quando eu trouxe os meus eu fiz questão de verificar pessoalmente um a um. A validadade de medicamento varia de um princípio ativo para outro, mas geralmente é de 1 a 3 anos. O ideal é comprar numa mesma farmácia para ter a chance de comprar um mesmo lote.
Quanto aos medicamentos OTC, a lista já está no forno.rsrsrs Ainda esta semana eu termino o post sobre eles.

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br