quarta-feira, 23 de junho de 2010

Você tem perfil de Imigrante?

Posted by MARDEN BASTOS -Real Estate Sales Representative at EXIT Realty Lake Superior at 11:12
Reactions: 
O motivo que leva uma pessoa a querer sair de seu país varia de um para outro, mas pelo que tenho lido a grande maioria dos brasileiros relatam questões de segurança no país, corrupção e busca de melhor qualidade de vida.

Não resta a menor dúvida de que nestes três quesitos o Canadá oferece mais segurança, o índice de corrupção é menor. Já no quesito melhores oportunidades de trabalho eu diria sim, mas temos de verificar se nós imigrantes preenchemos os pré requisitos  e em quais áreas.  As oportunidades existem, mas elas não são fáceis para todos os tipos de profissões.
Quando você cogitar imigrar, começe a sua pesquisa lendo as informações em comunidades, leia os posts, visite os links oferecidos. Sobretudo procure saber se a sua profissão ou área de atuação é uma profissão regulamentada ou não regulamentada no Canadá. Numa área não regulamentada as chances de emprego são mais fáceis, mas depende de demanda. Já nas área regulamentadas se informe detalhadamente quais são os passos para regularizar seu diploma. Na maioria das vezes, reconhecer um diploma aqui significa anos de processo, envolvendo provas técnicas, proficiência em inglês ou francês com pontuação variada exigida por cada entidade de classe, estudo em universidade , estágio, prova de legislação. O prazo de tramitação destes processos varia de entidade para entidade e também depende em partes do aplicante, pois o preparo para provas , o estudo na unversidade e os estágios estão diretamente ligados ao empenho pessoal.
Veja aqui se a sua área é regulamentada ou não no Canadá.
Ontário Settlment Org
Como exercer a sua Profissão em Ontário
Informacões para recém chegados
Centro Canadense  de Informação para Credenciais Internacionais
O que as vezes noto nos fóruns e grupos de imigração é que existe uma grande esperança, um grande sonho de mudança, uma ansiedade e muita expectativa. Normal!!!
Cada história de cada imigrante é diferente. Embora o processo seja igual. Uns chegam aqui e não encontram grandes dificuldades. Outros se deparam com mais barreiras. Porque? Pode ser porque uns se preparam melhor para o que vem fazer, ou porque tem uma profissão mais fácil de achar emprego ou mais em demanda, falam melhor a língua ou simplesmente estavam com o pé mais no chão. Seja lá o que for, esteja preparado para desafios, tenha uma reserva financeira para mantê-lo aqui por um período mínimo de seis mêses a um ano e dê um passo de cada vez.
Se você tem experiência numa área não regulamentada possivelmente não terá grandes dificuldades de achar trabalho, se a sua área estiver em demanda no lugar. Se a sua área for regulamentada há grande chance de buscar vias alternativas e trabalhar em outras área até poder se estabelecer. Você está preparado para isto? Já pensou em arrumar um emprego como balconista, recepcionista , assistente ou outra coisa não regulamentada para sobreviviver até poder dar o seu passo triunfal dentro da sua área? Após passar pelas etapas de regulamentação é claro.
Não se esqueça de que aqui você está começando do zero total. Você não tem experiência de trabalho canadense, você não tem nenhuma referência. Tudo o que você tem a seu favor, é que você é um imigrante legal e que o governo, ao lhe aceitar, não encontrou nada que o desabone.
Ao pisar em terras canadenses você vai experimentar uma grande mudança na sua vida e é importante você estar preparado fisicamente , emocionalmente e financeiramente para isto. Mudar de país não é como mudar de cidade dentro do país. Mudança de cidade envolve casa nova, ambiente novo de trabalho, novas amizades, mas você continua dentro de uma mesma cultura, um mesmo idioma, tendo referências palpáveis, mantêm seus cursos e diplomas válidos, seus documentos tem validade nacional com pequenos ajustes. Nada radical.
Mudar de país pode envolver perda de padrão de vida temporário, contar unicamente com você ou sua família, eventualmente algum amigo. Quanto tempo? Varia em cada caso. Você está preparado para isto? Falar e pensar em outra língua. Descobrir que embora você tenha passado no seu teste de inglês ou francês, ainda há uma longa jornada de aprendizado, enriquecimento de vocabulário e aprimoramento na sua pronúncia. Ocupar cargos menores, menos importantes, viver sem empregada, baba, faxineira, motorista, morar num apto ou casa menor, com menos conforto, mais distantes das área nobres, frequentar menos restaurantes, ter um carro mais popular, cortar gastos mais supérfluos, não ter plano particular de saúde e enfrentar hospitais e clínicas públicas, etc. Além disto você está preparado para viver longe de sua família, enfrentar mudanças radicais de clima a cada 3 mêses, ficar sem jogar seu futebol, sua peteca, seu volei, sem ir a praia por pelo menos 6 mêses, ficar sem ir a manicure e salão semanalmente, viver sem recorrer a ninguém por perto? Analise  sua personalidade. Experimente mudar certos hábitos de vida para ver como se sente, busque alternativas antes de aterrisar em terras canadenses. O processo é longo e você tem tempo suficiente de aprender coisas novas que facilitarão sua vida aqui.  
Você pode perder padrão de vida no começo, mas tem chance de recuperá-lo a médio e longo prazo. Mas você vai ganhar qualidade de vida. Viver num país com mais segurança, desfrutar de áreas verdes públicas, ter um sistema de transporte eficiente, andar tranquilo pelas ruas, poder ter bens materias e desfrutá-los sem medo de usar, saber que seu orçamento não vai dar pulos gigantes de um mês para outro porque tudo aumentou da noite pro dia e outras coisas mais que só vivendo aqui a gente valoriza.
Mudar de país envolve mudança de conceitos e uma grande capacidade de adaptação, paciência, perseverança e sobretudo planos de realizações e médio e longo prazo.

6 comments:

Eliene disse...

Marden,

Boa noite, primeiramente, estou adorando a leitura no blog, as informações estão send úteis.
Eu e meu marido optamos pelo programa de imigração profissional, ele já é formado fala fluentemente inglês, e vai dar entrada no programa de imigração. Perguntas:
Qual valor aproximado que se gasta para conseguir o visto para 3 pessoas (eu meu esposo e minha filha de 3 anos?).
Para que eu possa ir com ele, é necessário ser aprovada pelo programa profissional também?
A minha filha é do meu primeiro casamento. Isso pode acarretar algum problema para a aceitação no programa?
Conforme surgir as dúvidas vou postando.!
Muito obrigado, abraços.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 6 de julho de 2010 13:50 disse...

Eliene, fico feliz que as informações aqui possam ser úteis, afinal, nada melhor do que tatear em terreno mais ou menos conhecido. Eu quebrei muito cabeça quando vim há alguns anos atrás por falta de informação do cotidiano.
Quanto às suas questões, o custo por tipo de processo vc encontra nos link úteis da Embaixada do Canada no Brasil aqui no blog, assim como uma estimativa aproximada de tempo que leva. Quanto a questão da sua filha, eu não saberia responder, porque é uma situação que não vivenciei e também não conheço ninguém que tenha passado por isto. Eu lhe sugiro entrar em contato com alguma empresa de consultoria para lhes assessorar. Aqui a gente ouve falar bem da MJ Consultoria.
Boa sorte e mantenha contato.

Gabriel disse...

Olá! Vim apenas para dizer que seu blog é ótimo!Tentarei imiggrar depois de formado, mas tenho algumas duvidas, tem algum contato seu que você possa me ajudar ?

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 13 de julho de 2010 23:33 disse...

Obrigado Gabriel por participar e deixar sua opinião.O blog tem email e IM: conversaentrepenelopes@hotmail.com. Entre em contato.

Charol on 4 de abril de 2011 20:27 disse...

Boa noite Marden!
Olha so, sou formada em ocenografia e tb sou tecnologa em secretariado executivo. Tenho vontade de ir p/ o Canada p/ melhorar meu ingles (ke atualmente e intermediario, mas ja estou fazendo aulas) e p/ trabalhar. Mas como ir? Nem sei por onde comecar. Vc acha possivel eu conseguir algum trabalho, nem ke de inicio nao seja na area? Sabe me dizer sites de empregos? Seu blog e otimo. Ahhh e meu teclado esta c/ problemas :S
Obrigada desde ja.
Daiane.

MARDEN BASTOS (Real Estate Sales Representative) on 7 de abril de 2011 09:09 disse...

Bom dia Diane,

Para vir para o Canadá para melhorar seu inglês o caminho é contactar agências que promovem intercâmbio pois eles já tem uma estrutura organizada em diferentes cidades do Canadá para onde o aluno pode vir estudar. Você precisará de visto de estudante para isto. A maioria dos estudantes que vêm nestas condições ficam em casa de família e acba tendo um custo mais baixo do que se vier para ficar em apartamento individual ou hotel. Além do mais ficando em casas de família você estará num ambiente que fala inglês o tempo todo, o que acaba somando ao seu desenvolvimento, conhecendo hábitos e cultura.
Geralmente quem vem com visto de estudante não pode trabalhar, entretanto existem alguns poucos programas que oferecem a opção de estudar um número X de horas e trabalhar um outro tanto. Digite no Google : Estudo e Trababalho no Canadá e veja quais as opções que aparecem. Investiguem os programas e tente entrar em contato com as empresas e também pessoas que fizeram estes programas para ver se são bons. Eu acredito que o trabalho deve ser em áreas básicas, ganhando valor mínimo por hora como trabalhador temporário. Mas nada lhe impede de fazer um contato com empresas canadenses e de repente tentar conciliar uma colocação na sua área dentro do programa de estudo. Fora estes programas, vindo apenas como estudante e arrumando emprego aqui , você estaria agindo de forma ilegal. Além disto seu tempo gasto em empresas canadenses não poderia ser usado com experiência no mercado, porque não haveria nenhuma documentação para isto. Boa sorte!

Postar um comentário

Obrigado pela visita e por deixar comentários!
A sua participação é uma complementação ao meu trabalho e é sempre bem vinda!

 

Conversa Entre Penelopes Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare

BlogBlogs.Com.Br